Ubuntu Notícias

Administrado pela Jornalista Lucélia Muniz

Nova Olinda-CE

Meu chão cearense

Seja um Apoiador

Confira os nossos Apoiadores

Cariri Oeste

Ceará

Ubuntu TV

Confira as nossas Edições em vídeo

⏩Porque todo dia é dia de UBUNTU 🌵Do Cariri Oeste cearense para o Mundo

08/02/2026

Jiboia gigante é resgatada por bombeiros no Sítio Pedra Branca | NOVA OLINDA-CE

Jornalista Lucélia Muniz

Ubuntu Notícias, 08 de fevereiro de 2026

@luceliamuniz_09     @ubuntunoticias

Na quarta-feira (4), o agricultor Francisco Acelino dos Santos mais conhecido como Seu Chico, encontrou uma jiboia de mais de 2 metros em seu roçado no Sítio Pedra Branca localizado no município de Nova Olinda. Segundo relato do agricultor ela teria engolido um cassaco e estava vomitando.

A jiboia estava camuflada em um balceiro no roçado próximo às cajaranas. “Ela deu um bote que andou perto de minha perna”, relatou Seu Chico. Segundo ele, a cobra teria sido atraída até as residências do sítio para se alimentar das galinhas.

Ainda de acordo com o mesmo é comum relatos sobre jiboias atravessando a rodovia CE 166 que dá acesso - Nova Olinda/Santana do Cariri. O corpo de bombeiros foi acionado e a jiboia resgatada.

Brasil firma pacto nacional para enfrentar o feminicídio com atuação integrada dos Três Poderes

Jornalista Lucélia Muniz

Ubuntu Notícias, 08 de fevereiro de 2026

@luceliamuniz_09     @ubuntunoticias

Via Ministério da Justiça e Segurança Pública

Iniciativa contempla ações coordenadas de prevenção, de proteção às vítimas, de responsabilização de agressores e de fortalecimento das redes de atendimento às mulheres

Na quarta-feira (4), aconteceu a solenidade de assinatura do Pacto Nacional Brasil de Enfrentamento ao Feminicídio, no Palácio do Planalto, em Brasília.  A iniciativa estabelece atuação coordenada e cooperativa entre os Poderes Legislativo, Executivo e Judiciário e a sociedade civil no combate à violência contra as mulheres. 

Durante a cerimônia, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva reforçou que a proteção das mulheres é dever do Estado e de toda a população. “É inaceitável que mulheres sejam torturadas e assassinadas por uma sociedade que peca pela omissão”, afirmou.

Lula enfatizou ainda que é preciso criar condições para que nenhum homem trate a companheira como propriedade. Esse processo começa com a conscientização desde a infância, para formar adultos que saibam respeitar as mulheres.

O pacto estabelece um compromisso integrado entre os três Poderes para enfrentar a violência contra a mulher de forma estruturada. A iniciativa está organizada em quatro eixos: prevenção; proteção às vítimas; responsabilização dos agressores; e garantia de direitos

Também prevê o fortalecimento das redes de enfrentamento ao feminicídio, a ampliação da divulgação de informações sobre os direitos das mulheres e a promoção da igualdade de tratamento entre homens e mulheres no âmbito das instituições públicas. 

07/02/2026

Mateus Leandro é o Vencedor do "Prêmio Esporte Ceará de Melhor Atleta do ano de 2025" | CARIRI

Jornalista Lucélia Muniz

Ubuntu Notícias, 07 de fevereiro de 2026

@luceliamuniz_09     @ubuntunoticias    @escolaaeasadeatletismo

Mateus Leandro de Alencar, um dos atletas das categorias de base da AEASA de Juazeiro do Norte, atual vice-campeão Panamericano Júnior, vice-campeão Sulamericano Sub 23 e medalha de bronze no Troféu Brasil de Atletismo foi eleito na quarta-feira (04), o "Atleta Cearense do Ano".

A solenidade aconteceu na capital Fortaleza e é mais um reconhecimento ao trabalho de toda equipe da AEASA, cujo objetivo principal é transformar vidas e formar cidadãos e cidadãs.

O Prêmio Esporte Ceará consolida-se como o evento de celebração e reconhecimento do cenário esportivo cearense. Realizado anualmente pelo Programa de Desenvolvimento da Gestão do Esporte Cearense (Progesp-CE), sua finalidade é homenagear simbolicamente o desempenho de excelência e as boas práticas de gestão das organizações esportivas cearenses, além de enaltecer os esportistas que se tornaram destaques ao longo do ano.

“Nossos agradecimentos a Federação Cearense de Atletismo-FCAt, por nos representar nesse momento tão importante para o Atletismo de Juazeiro do Norte-CE, do Cariri e do Ceará”, ressalta a equipe da AEASA.

AEASA-Centro de Formação de Atletismo Loterias CAIXA, fomentando o Atletismo da base ao alto rendimento.

Conceição Evaristo lança livro escrito há 30 anos sobre a formação da Literatura Negra no Brasil

Jornalista Lucélia Muniz

Ubuntu Notícias, 07 de fevereiro de 2026

@luceliamuniz_09     @ubuntunoticias    

Com Informações de @sitemundonegro

A Pallas Editora lança o livro "Literatura negra: Uma poética de nossa afro-brasilidade", obra que traz a público a dissertação de mestrado de Conceição Evaristo, defendida em 1996. Publicado exatamente no ano em que a autora celebra seus 80 anos, o livro mantém o texto original escrito há três décadas, oferecendo um registro histórico valioso sobre a formação do pensamento crítico da escritora e as raízes teóricas do conceito de escrevivência.

Nas 208 páginas da obra, Conceição analisa a trajetória de nomes fundamentais como Luís Gama, Maria Firmina dos Reis e Lima Barreto, além de destacar o papel do coletivo Quilombhoje. O lançamento funciona como um documento político e literário sobre a resistência das vozes negras no Brasil e já está disponível com capa ilustrada por Paty Wolff e textos de apoio de Denise Carrascosa e Eduardo de Assis Duarte.

Com pioneirismo e inovação científica, Conceição Evaristo, falando de si e de nós num ambiente que ainda não dava a devida importância à autoria negra, ou nem mesmo reconhecia essas produções como literatura.

Em Literatura negra: uma poética de nossa afro-brasilidade, a autora nutre o nascente conceito de Escrevivência, ao analisar poemas dos principais autores negros dos séculos 19 e 20, com destaque para a poesia publicada pela Cadernos Negros.

Solenidade de inauguração e bênção do Complexo da Beata Benigna Cardoso | SANTANA DO CARIRI-CE

Jornalista Lucélia Muniz

Ubuntu Notícias, 07 de fevereiro de 2026

@luceliamuniz_09     @ubuntunoticias    @meninabenigna

No dia 25 de abril, a comunidade católica viverá um momento verdadeiramente histórico e inesquecível: a solene inauguração e bênção do Complexo da Beata Benigna Cardoso, um sonho que se torna realidade pela fé e pela perseverança do povo de Deus. Será um dia marcado por forte emoção, profunda espiritualidade e sincera devoção, reunindo fiéis que reconhecem na vida da Beata Benigna um testemunho luminoso de pureza, coragem e fidelidade ao Evangelho. A Beata, vítima de um feminicídio, continua a tocar corações e a inspirar gerações com seu exemplo de santidade.

A devoção à Beata Benigna, que já é grande, se tornará ainda mais forte. O Complexo nasce como um sinal concreto de fé, um espaço de oração, peregrinação e encontro com Deus, que vem impulsionar ainda mais a causa da primeira Beata Cearense, levando sua história e seu testemunho a ainda mais pessoas.

Monte sua caravana, organize sua comunidade e venha fazer parte deste capítulo da história!

05/02/2026

Volta às aulas: momento para restabelecer rotinas, promover a socialização, o desenvolvimento socioemocional e retomar o aprendizado cognitivo | NOVA OLINDA-CE

Jornalista Lucélia Muniz

Ubuntu Notícias, 05 de fevereiro de 2026

@luceliamuniz_09     @ubuntunoticias

Mais que conteúdos, o retorno foca no acolhimento, fortalecimento de vínculos, segurança emocional e engajamento, sendo vital para o bem-estar e o desenvolvimento integral de crianças e adolescentes. No âmbito do Desenvolvimento Socioemocional e Social, a interação social faz a reconexão dos estudantes e professores, sendo fundamental para tais habilidades.

E, em se falando de Saúde Mental e Bem-estar, o ambiente escolar oferece acolhimento que fortalece a autoconfiança, autonomia e segurança emocional. A ideia de pertencimento, cria um ambiente onde o aluno se sente seguro e integrado e isso é decisivo para o clima do ano todo. 

Perguntados sobre o que trouxeram na mochila nessa volta às aulas, a resposta literal vem com o óbvio – Trouxemos caderno, borracha, caneta, lápis, apontador, estojo, garrafa, agasalho, remédio, régua e o celular. Mudando a pergunta sobre o que trouxe na mochila em termos da motivação que o traz até o ambiente escolar, a resposta ganha uma dimensão mais cognitiva como – incentivo dos pais, o pé-de-meia (política pública federal de incentivo financeiro-educacional), o aprendizado, ter um futuro melhor, fazer uma faculdade, a merenda escolar (que foca em nutrição, qualidade e na eliminação gradual de alimentos ultraprocessados, promovendo cardápios saudáveis, frutas, sucos naturais e lanches equilibrados), ser uma pessoa melhor, estudar, planejar o futuro, e por fim não estar ocioso fora da escola.

O retorno às aulas também é um momento de readaptação tanto à aprendizagem (currículo escolar) e a rotina – seguir horários, afazeres e regras, organizando a vida. O ambiente escolar fomenta descobertas, criatividade, cultura e esportes.

E, o sucesso escolar depende da parceria entre escola (atividades de integração) e família (suporte em casa). Por isso muitas escolas começam o ano com as reuniões com os pais visando inteirá-los deste processo e tê-los como parceiros.

Garantir que todos retornem e aprendam é prioridade! Em resumo, a volta às aulas não é apenas acadêmica, mas um marco de readaptação emocional e social que prepara o terreno para todo o desenvolvimento futuro!

04/02/2026

E quem faz Aniversário hoje em Tarrafas é o Mestre Antônio Rafael | TARRAFAS-CE

Jornalista Lucélia Muniz

Ubuntu Notícias, 04 de fevereiro de 2026

@luceliamuniz_09     @ubuntunoticias    

E hoje celebramos a vida do Mestre Antônio Rafael em Tarrafas-CE.  Antônio Rafael Sobrinho é Mestre da Cultura Popular do Estado do Ceará e ocupa a Cadeira 37 da Academia de Letras do Brasil/Seccional Regional Araripe-CE. Mestre Antônio Rafael, um feliz aniversário! Prosperidade e muitas bênçãos! Parabéns!

E quem também apaga as velinhas hoje é – Edinaria Costa, Kamila Soares, Aparecida Silva, Lucineide Pereira Cunha, Andreia Siebra, Helena Lacerda, Fabiano Lima, Bianca Macedo, Tatiane Silva, Rejane Nogueira, Juliana Dantas – a quem deixo registrado os meus parabéns e votos de muitas felicidades, saúde e prosperidade!

Ação ‘Por Um Sorriso Cultural’ acontecem na Fundação Casa Grande | NOVA OLINDA-CE

Jornalista Lucélia Muniz

Ubuntu Notícias, 04 de fevereiro de 2026

@luceliamuniz_09     @ubuntunoticias

Com imagens e informações da @fundacaocasagrande

Em diálogo com a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável e a Campanha Bacia Cultural Sociobiodiversa da Chapada do Araripe Patrimônio dá Humanidade a ação “Por Um Sorriso Cultural” vem de encontro com a ODS 3 - Saúde e bem-estar, ofertando aos mestres e brincantes da cultura popular da Chapada do Araripe, bem como para as crianças e seus familiares atendimentos odontológicos humanizados e completos, contribuindo para a saúde e bem-estar coletivo.

A ação que começou na segunda-feira, 2, acontece até o domingo, 8, na Fundação Casa Grande e é uma realização da ONG Por1Sorriso, com apoio do Sistema Fecomércio do Ceará por meio do SESC e da Fundação Casa Grande - Memorial do Homem Kariri.

A ação vem trazendo cuidado, escuta e atendimento humanizado para os mestres e brincantes da cultural popular do território encantado da Chapada do Araripe.

03/02/2026

Brasil é o país que faz mais atividades sobre Anne Frank no mundo

Jornalista Lucélia Muniz

Ubuntu Notícias, 03 de fevereiro de 2026

@luceliamuniz_09     @ubuntunoticias

Anne Frank House comemora 20 anos no país; Evento internacional ocorre no Brasil em março

Em 2026 comemora-se os 20 anos da parceria exclusiva entre o Instituto Plataforma Brasil (IPB) e o Anne Frank House, da Holanda. Ambas entidades trabalham em prol de tornar a memória de Anne Frank viva, por meio de ações educativas e culturais para a comunidade.

Nestas duas décadas, o Brasil se tornou o país com mais atividades relacionadas ao tema em todo o mundo. São exposições em escolas públicas, treinamento de monitores e monitoras, ações culturais, ações da Rede Jovem Anne Frank, palestras, oficinas e muito mais. Estima-se que aproximadamente 1,2 milhão de pessoas foram impactadas em todo este período no Brasil.

A Anne Frank House, além de abrigar o esconderijo secreto onde Anne se escondeu, faz um trabalho educativo com alunos e alunas de diferentes idades, onde exploram o universo literário de Anne, utilizando recursos didáticos desenvolvidos para cada faixa etária sobre a autora, a Segunda Guerra Mundial e a perseguição dos judeus. Existem braços da Anne Frank House em diferentes partes do mundo.

Já o IPB também trabalha diretamente com educação e cultura, adaptando muitos dos materiais utilizados pela Anne Frank House, ajustados para a realidade brasileira. Isso torna a experiência de visitar as exposições uma oportunidade ao qual, muitas vezes, alunos e alunas, em situação de vulnerabilidade social, fazem conexões com problemas aos quais vivem.

Atualmente o IPB promove ações principais nos estados de São Paulo, Minas Gerais e Piauí, e atividades pontuais em outros lugares do país. Apenas em 2025, foram 65.142 crianças e jovens envolvidos, 87.971 participações e 341 atividades promovidas.

“No Brasil, os jovens têm uma forte identificação com Anne Frank. Eles a veem não como vítima, mas como um exemplo de superação. A partir disso, se engajam e têm coragem de enfrentar os problemas pelos quais vivem e, dessa forma, dão continuidade ao legado de Anne e seus sonhos e idealização de um mundo melhor”, diz a presidente do IPB, Joëlke Offringa.

Programa Educativo Anne Frank

Apoiado no tripé Recordar/Refletir/Reagir como princípio pedagógico, o Programa Educativo Anne Frank, no Brasil, é um conjunto de ações educativas planejadas para acontecer gradualmente criando processos de mudança de consciência. O legado de Anne sensibiliza e chama para a ação e é um caminho efetivo rumo ao despertar para a urgente necessidade de mudança de postura de todos.

O programa educativo inicia abordando a necessidade do respeito profundo pela identidade de cada indivíduo e pela valorização da diversidade. Dessa forma, colabora para o desenvolvimento de comunidades integradas que cocriam e se corresponsabilizam por projetos geradores de aprendizados mútuos, que se espalham e promovem um processo de transformação sistêmico, promovendo agentes de mudança na sociedade.

Evento Internacional

De 02 a 06 de março de 2026 ocorre o 2º Encontro Internacional Anne Frank “Ainda Acredito: Educação e Legado de Anne Frank no Brasil”, em Parnaíba, no Piauí. O evento, promovido pelo IPB, pelo Anne Frank House e pelo Projeto Anne Frank Presente, será realizado no estado onde pesquisas apontam O Diário de Anne Frank como o livro educativo de maior circulação, leitura e impacto formativo — e envolverá também instituições como a Anne Frank Center (EUA) e os HUB´s Anne Frank de Piauí, Minas Gerais e São Paulo, além de pesquisadores, gestores públicos, educadores e jovens. O evento será realizado na Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPar).  

O encontro destaca o trabalho da Rede Jovem Anne Frank com escolas e comunidades tradicionais, pessoas com deficiência e juventudes periféricas, evidenciando impactos na valorização da diversidade, na formação de jovens protagonistas e promoção de valores democráticos. A programação inclui novos materiais educativos da Anne Frank House, formação docente, estímulo à pesquisa, integração de saberes regionais e intercâmbios sobre enfrentamento à intolerância, ao racismo, ao antissemitismo, à violência e às desigualdades, consolidando os 20 anos de representação da Anne Frank House no Brasil e um movimento nacional que usa a educação, a juventude e o legado de Anne Frank para defender a liberdade e fortalecer a democracia.

Instituto Plataforma Brasil (IPB)

Empoderando agentes de mudança

O Instituto Plataforma Brasil - IPB é uma organização sem fins lucrativos, cuja missão é conectar iniciativas locais e globais de desenvolvimento juvenil, por meio da cultura e do esporte, para empoderar o jovem como agente de transformação.

02/02/2026

E hoje é Dia de Nossa Senhora das Candeias | NOVA OLINDA-CE

Jornalista Lucélia Muniz

Ubuntu Notícias, 02 de fevereiro de 2026

@luceliamuniz_09     @ubuntunoticias

O Dia de Nossa Senhora das Candeias é celebrado em 02 de fevereiro, coincidindo com a festa da Apresentação do Senhor e a Purificação de Maria, quarenta dias após o Natal. A data destaca Jesus como a "Luz do Mundo", simbolizada por procissões de velas (candeias) que representam a fé iluminando o caminho. 

Marca o momento em que Maria leva Jesus ao Templo, iluminando o caminho dos fiéis. E, inclui a bênção das velas e procissões luminosas, reforçando o compromisso de fé e a intercessão da "Mãe da Luz". A devoção é forte em muitas paróquias, sendo o dia marcado por missas e romarias, como no Santuário de Nossa Senhora das Dores.

01/02/2026

Padre Anchieta participa pela primeira vez do Caminho da Fé | NOVA OLINDA-CE

Jornalista Lucélia Muniz

Ubuntu Notícias, 01 de fevereiro de 2026

@luceliamuniz_09     @ubuntunoticias    @padreanchietamic

“Não basta caminhar por caminhar. É um momento de autoconhecimento”. Pe Anchieta

O Caminho da Fé é uma rota de peregrinação brasileira inspirada no Caminho de Santiago de Compostela, que leva ao Santuário Nacional de Aparecida (SP). Com centenas de quilômetros por trilhas e estradas na Serra da Mantiqueira, é percorrido a pé ou de bike, motivados pela fé, reflexão e autoconhecimento. 

Para participar desta experiência inspiradora, espiritual e de autoconhecimento, o Padre Anchieta já vinha se preparando, chegando a caminhar 6km por dia durante o momento de reflexão que este intitula ‘Vem Comigo’ onde realiza suas orações. Com um grupo composto por 35 pessoas, ele percorreu 318km em 12 dias.

A caminhada começava às 6h e se estendia por volta das 18h. Acompanhados por uma equipe de apoio, a noite o grupo parava para descansar em pousadas e logo pela manhã retomavam a caminhada. A caminhada começou no dia 18 de janeiro e o percurso foi concluído no dia 29 de janeiro. Todo dia, o padre, também celebrava em igrejas nas localidades onde tinham um ponto de apoio.

A caminhada que começou em Águas da Prata (SP) se deu em sua maior parte em estrada de chão, onde as pessoas estavam em contato com a natureza. Com sinalização, frases motivacionais, trechos de músicas e passagens bíblicas, o caminho vai se fazendo em meio a promessas e pessoas acolhedoras ao longo do caminho. “É como se o caminho conversasse com a gente”, destaca o Padre Anchieta.

O indaguei de como esta experiência foi significativa para o mesmo. “A gente começa a perceber o que de fato é importante para a vida. Nós não precisamos de muito pra viver”, ressalta.

Na maioria dos dias, caminharam sob a chuva e apenas com uma mochila nas costas, revestidos pela fé e vivendo a experiência. Perguntei o que te fato ele trouxe desta experiência e me respondeu: “A certeza de que Deus sempre está comigo, independente do que aconteça”.

Devoto de Nossa Senhora Aparecida, Padre Anchieta, disse se emocionar ao encontrar um senhor que lhe falou sobre ela o acompanhar neste momento, garantindo sua chegada. Nossa Senhora Aparecida a quem chama de ‘Mãezinha do Céu’ com certeza o conduziu nesta experiência que também se cumpre para o mesmo como um retiro espiritual.  De seus irmãos, o apoio foi enviado em forma de cartas onde o motivamos com palavras. As cartas foram entregues no início da caminhada e foi surpresa.

“Que Deus abençoe cada passo seu e inspire mais e mais pessoas a fazerem o Caminho da Fé”, ressaltou Geneana França. “É com imensa gratidão e carinho que te escrevo essas simples palavras, mas saiba que nelas tem o meu carinho e respeito por você. Estou sabendo da caminhada da fé que irá fazer e quero lhe apoiar e rezar para que Deus lhe encoraje com saúde, paz e tudo de melhor... Deus é contigo e saiba que vai concluir mais esse lindo capítulo de sua vida...”, escreveu Ana Lucia França.

“Quero falar do quanto fico feliz em ver você na sua missão como padre e levando a palavra de Deus para as pessoas. Fazer o Caminho da Fé com certeza será uma experiência espiritual transformadora! E quanta coragem e disposição você tem para seguir caminhando com tanta fé! Isso me deixa muito feliz em vê-lo seguindo em busca de experiências que com certeza teremos a oportunidade de contar no Ubuntu Notícias. Você inspira!”. Assim escrevi em minha carta e aqui estamos contando esta experiência.

Este mês o Programa Ceará Sem Fome completa 03 anos | CEARÁ

Jornalista Lucélia Muniz

Ubuntu Notícias, 01 de fevereiro de 2026

@luceliamuniz_09     @ubuntunoticias

O Programa Ceará Sem Fome, principal política pública de segurança alimentar do estado, consolidou-se como uma rede permanente de combate à fome desde seu lançamento estruturado em junho de 2023. A iniciativa foi instituída oficialmente pela Lei nº 18.312, de 17 de fevereiro de 2023. 

O programa funciona através de frentes emergenciais e estruturantes: 

Cartão Ceará Sem Fome: Benefício financeiro direto para compra de alimentos.

Cozinhas Ceará Sem Fome (Rede de USPR): Produção e distribuição de refeições prontas por meio de Unidades Sociais Produtoras de Refeições.

Campanhas Solidárias: Arrecadação de alimentos em grandes eventos. 

O programa venceu prêmios nacionais por suas ações de combate à fome e boas práticas, sendo destaque no Prêmio Brasil Sem Fome e continua avançando com foco na intersetorialidade, unindo governo, setor privado e sociedade civil.