Ubuntu Notícias

Administrado pela Jornalista Lucélia Muniz

Nova Olinda-CE

Meu chão cearense

Seja um Apoiador

Confira os nossos Apoiadores

Cariri Oeste

Ceará

Ubuntu TV

Confira as nossas Edições em vídeo

⏩Porque todo dia é dia de UBUNTU 🌵Do Cariri Oeste cearense para o Mundo

05/01/2026

Prof. Dr. Mário Carabajal, Presidente Global/ALB, decreta LUTO OFICIAL, em respeito à memória do Confrade NILSON MÜLLER

Jornalista Lucélia Muniz

Ubuntu Notícias, 05 de janeiro de 2026

@luceliamuniz_09     @ubuntunoticias

Decretamos, nesta data, por três dias, LUTO OFICIAL INSTITUCIONAL no âmbito de abrangência da Academia de Letras do Brasil 'Da Ordem de Platão', em respeito e culto à memória do Confrade NILSON MÜLLER, Membro da ALB/PR, falecido nesta histórica data, de 05 de janeiro de 2026. A perda de um Confrade repercute, com imensurável consternação, no âmbito internacional de nossa organização.

Perdermos um Confrade ou Confreira é como, figurativamente, abrir-se um irreparável e intratável ferimento no âmago institucional, sem jamais ser reparado e sem possibilidades de ser, o nosso Confrade, hoje, NILSON MÜLLER, substituído, por ser único e Imortal em essência, história e originalidade intelectual artístico-criativa, resultantes em suas Obras, às quais mantém vivo, atuante e consequente a digital, olhar e pensamento de um Acadêmico da elevada Ordem de Platão.

Aos familiares, amigos e leitores, os nossos sinceros votos de pesares.

Aos Confrades e Confreiras, somamos ainda os votos de contínua elevação e Imortalidade do Nome e Obra do nosso Confrade NILSON MÜLLER.

À Presidência da ALB Paraná, somamos também votos de resiliência em pesares com foco  à consolidação da consecução dos Procedimentos Oficiais Protocolares da ALB, em manifestações Oficiais à família e encaminhamento de Defesa com Memorial Estratificado da Vida e Obra do escritor Imortal NILSON MÜLLER à Câmara de Vereadores de Curitiba, Assembleia Legislativa e Governo Executivo do Estado do Paraná, para ocupar lugar no desígnio de Nome Oficiais de identificação de: Rua, Avenida e ou Biblioteca, Escola, Biblioteca, entre outros. Também, o mesmo procedimento protocolar, se fazer aos poderes legislativo e executivo do município de registro de nascimento do nosso eterno e Imortal Confrade. Sendo o Confrade NILSON MÜLLER da área de Direito, estender a defesa às instâncias públicas judiciárias.

NILSON MÜLLER assume prioritariamente a condição de Patrono da Segunda próxima Cadeira a ser ocupada nos quadros da ALB Paraná. A primeira, próxima Cadeira ocupada, será aquela que assentava-se o Imortal NILSON MÜLLER, mantendo-se o seu Patrono Original.

Ao Confrade Nilson Müller, hoje parte oculta e harmônica do mistério, neste imenso e instigante Universo, depositamos nossa mensagem de amor e respeito por sua trajetória pessoal evolutiva e agradecimentos por sua profícua Obra, de repercussões contínuas sob a Ordem de Platão em Compromisso Acadêmico da Academia de Letras do Brasil 'Da Ordem de Platão'.

Prof. Dr. Mário Carabajal

Presidente Global/ALB

Hoje foi dia de conferir as frutas silvestres da Serra do Zabelê | NOVA OLINDA-CE

Jornalista Lucélia Muniz

Ubuntu Notícias, 05 de janeiro de 2026

@luceliamuniz_09     @ubuntunoticias

Hoje conversei com o pedreiro, Claudeonor Santos de Sousa, 37 anos, da Serra do Sítio Zabelê I localizada no município de Nova Olinda. Numa barraquinha feita com forquilhas de madeira e coberta com palha, ele comercializa - jaca, pequi, macaúba, maracujá peroba, mel de abelha e óleo de pequi.

Ele me contou que há cerca de 20 anos coloca a barraquinha para realizar as vendas que começam por volta do mês de novembro e vão até o finalzinho do mês de abril. No terreno logo atrás da barraca ele mora com a esposa Antonielda e os 03 filhos.

O pequi se destaca pela polpa e castanha comestíveis, muito usado na culinária regional, principalmente no tradicional baião de dois com pequi ou na chamada pequizada. Mas, parei para comprar o maracujá peroba e acabei conversando com o mesmo e disse que faria uma matéria.

O maracujá (incluindo a variedade "peroba") oferece benefícios como ação calmante (reduz ansiedade, estresse e insônia) devido a flavonoides e alcaloides, melhora a digestão e saúde intestinal (fibras), fortalece o sistema imunológico (Vitamina C), ajuda no controle da glicose e colesterol (fibras da casca), e possui ação antioxidante e anti-inflamatória, beneficiando a pele e o coração.

Você encontra o maracujá-peroba (Passiflora laurifolia) principalmente em seu habitat natural, como a Floresta Nacional do Araripe (CE), no Nordeste brasileiro, em matas ciliares e regiões tropicais/subtropicais.

04/01/2026

E quem esteve visitando Nova Olinda foi a Miss Cariri Adaiana Felipe | NOVA OLINDA-CE

Jornalista Lucélia Muniz

Ubuntu Notícias, 04 de janeiro de 2026

@luceliamuniz_09     @ubuntunoticias   @adaianaf

@espeditoseleirooficial

Foto reprodução Instagram

A Engenheira Civil, Adaiana Felipe, Miss Cariri 2026 esteve no finalzinho do ano, visitando o município de Nova Olinda. Ela esteve na Fundação Casa Grande/Memorial do Homem Kariri - entidade fundada em 19 de dezembro de 1992 pelo casal de músicos e pesquisadores Rosiane Limaverde e Alemberg Quindins, a partir da restauração da primeira casa da fazenda que deu origem ao município. 

O prédio, de estilo colonial que data do início do ciclo do couro no Nordeste, foi adquirido pela família de Alemberg em 1932. Décadas depois, Rosiane e Alemberg transformaram o local em uma casa guardiã da memória dos povos da Chapada do Araripe, incluindo os primeiros habitantes, os Kariri.

“As crianças fazem a recepção apresentado a casa e explicando sobre o museu e como funciona a fundação. Quem nos recebeu foi a Ana Luiza, linda e inteligente, que nos explicou tudo de forma detalhada... Esse é um trabalho muito incrível que desenvolvem e gera bastante impacto social e econômico na região. Além de resgatar a identidade da nossa origem. Que orgulho!”, ressaltou Adaiana Felipe em postagem pelo Instagram.

Ela ainda visitou o Mestre Artesão Espedito Seleiro. Quem visita o Museu do Ciclo do Couro, em Nova Olinda, no Cariri cearense, inevitavelmente é tomado por um encantamento ao ver as cores e formas das peças e as ferramentas que compõem o acervo pessoal do artesão Espedito Veloso de Carvalho. Em seu ateliê, localizado próximo ao Museu, Espedito Seleiro recebe os visitantes com o bom humor e a amabilidade que lhe são características.

“Mesmo sendo tão reconhecido, me recebeu tão bem de forma simples e acolhedora, como é de costume por aqui. Me perguntou sobre o concurso como funciona e se ajudava a promover a cultura, em seguida, analisou minha faixa e disse que iria me dá uma faixa com a cara do Cariri, uma honra, que me fez voltar feliz e bastante satisfeita com minha visita”, destacou Adaiana pelo Instagram.

02/01/2026

Conheça a Feira Agroecológica da Agricultura Familiar | CARIRI

Jornalista Lucélia Muniz

Ubuntu Notícias, 02 de janeiro de 2026

@luceliamuniz_09     @ubuntunoticias     @acb.crato

A Feira Agroecológica da Agricultura Familiar é uma iniciativa da Associação Cristã de Base-ACB e acontece toda sexta-feira das 5h30 às 9h30 em frente à sede da referida instituição na Rua dos Cariris, nº 61, Bairro Seminário no município de Crato-CE.

Em barraquinhas são organizados os produtos da agricultura familiar e então começa a movimentação dos clientes. Na manhã desta sexta-feira,2, conversei com o agricultor José Gessy Rodrigues de Oliveira que participa da feira desde o ano de 2004. A iniciativa que data do ano 2003 reúne agricultores familiares das mais diversas localidades. Seu José reside no Sítio Rosto em Crato e comercializa ervas medicinais, verduras e colorau.

É possível perceber que a iniciativa da feira já se configura como uma atividade mãe/filho. Francisco Ismael Paz Silva, por exemplo, é filho da agricultora Maria Possiano Paz Silva mais conhecida como Bia. “Hoje eu vim participar no lugar de mãe”, disse. Bia participa da feira desde o ano de 2014 quando passou a residir no Assentamento 10 de Abril em Monte Alverne no Crato. Ismael me mostrou que trouxe para a feira – ervas medicinais, verduras, colorau, mel de abelha e algumas frutas.

Já o agricultor José Valdo Gonçalves de Alencar que participa da feira desde o seu início, traz para comercializar - mel de abelha, goma, massa de beiju, farinha e pequi. Ele reside no Sítio Catolé no município de Nova Olinda.

O Raimundo Ferreira Costa mais conhecido como Damião vem do Sítio Santa Cruz no município de Caririaçu. Ele é filho da agricultora Isabel Ferreira de Sousa que participa da feira desde o ano de 2003. O mesmo comercializa ovos de galinha de capoeira e gergelim. Em outras ocasiões, ele contou que também traz para a feira, feijão verde e jerimum. 

Sintam-se convidados a visitarem a Feira Agroecológica da Agricultura Familiar e na oportunidade também adquirirem os produtos comercializados toda sexta-feira.

01/01/2026

Retrospectiva do Ubuntu: um brinde ao Ano Novo | CARIRI OESTE

Jornalista Lucélia Muniz

Ubuntu Notícias, 01 de janeiro de 2026

@luceliamuniz_09     @ubuntunoticias

No 1º dia do Ano Novo aproveitamos para fazer uma Retrospectiva do Ubuntu Notícias – o seu Portal de Comunicação do Cariri Oeste cearense. Para além de números e estatísticas, temos muito a brindar pelas histórias inspiradoras que aqui passaram, pela divulgação da nossa majestosa cultura, de projetos educacionais e também abraçamos muitas causas sociais.

"Vive o teu momento. Rega o teu dia com o que é bom ... Tece a tua paz, constrói tuas pontes, segue teu coração. Sonha e planta os teus jardins. Floresce a tua alma e colhe as flores da tua vida." Fran Ximenes

Através deste portal de comunicação rompemos barreiras que ultrapassaram fronteiras. Com cerca de 3,5 milhões de acessos no site, comemoramos 16 anos de conexões reais construídas por nossa gente. Muitos chegaram até nós pelo Google, maior buscador do mundo! A nossa telinha foi aberta em computadores e smartphones de vários países, mostrando o Cariri Oeste para o mundo. Identificamos em nossas estatísticas, acessos nos Estados Unidos, Alemanha, China, França, Polônia e logicamente no Brasil.

“Se os olhos estão apressados não reparam os detalhes.

Não pousam em belezas.

Não fazem descobertas.”

Os depoimentos de universitários recém-formados encheram as nossas páginas de histórias inspiradoras, bem como, aprovados em vestibulares nos mais diversos cursos de graduação, mestrado e doutorado. Este também foi um espaço garantido para os mais diversos artigos acadêmicos.

A cultura dos 10 municípios do Cariri Oeste voou para além de nossas fronteiras – Nova Olinda, Santana do Cariri, Altaneira, Potengi, Araripe, Campos Sales, Salitre, Assaré, Antonina do Norte e Tarrafas. Divulgação do turismo religioso, patrimônio arquitetônico, e espaços de preservação ambiental. O Desfile Cívico contou histórias nas ruas dos municípios do Cariri Oeste.

Para os escritores um brinde especial aos lançamentos de livros que por aqui foram divulgados. Também divulgamos estudantes premiados em concursos, feiras de ciências, rodas de conversa, projetos educacionais, por exemplo.

“Cada obstáculo superado nos torna mais fortes e sábios, e nos ensina a apreciar ainda mais os momentos de alegria e conquistas. Aproveitemos cada momento, cada oportunidade com felicidade e Amor em nosso coração!"

Por aqui o grito por justiça das Mulheres teve espaço garantido – como Mobilização Nacional pelo Fim da Violência Contra as Mulheres e a Marcha das Mulheres Negras em Brasília. Marchamos e clamamos por justiça, direitos e avanço das políticas públicas.

As mulheres também foram citadas em matérias sobre saraus literários, rodas de conversa, escritoras, títulos, comendas, nas mais diversas formas de homenagem e reconhecimento. Celebramos a importância da história, identidade e luta. Esta Professora e Jornalista, Lucélia Muniz, cadeira 35 da Academia de Letras do Brasil/Seccional Regional Araripe-CE, recebeu o Título de Doutora ‘Escritora da Ordem de Platão’. A Universidade Regional do Cariri-URCA concedeu o título de Doutora Honoris Causa as irmãs Valéria e Verônica por reconhecimento pela luta antirracista.

Divulgamos o artigo ‘Respeito: Caminho de resistência ao Bem Viver’ da ativista Maria Eliana de Lima. Projeto ‘O Cômico e o Trágico no Reisado de Caretas de Potengi’ é apresentado em Comunidade Quilombola. Associação Cristã de Base completa 43 anos: conquistando políticas públicas e realizando sonhos.

"O que a gente não pode, é deixar que pedaços (tão bonitos) de nós, desbotem pelo caminho.".... Bibiana Benites

Participamos de muitas causas sociais e as nossas reivindicações foram atendidas. Acionados pela comunidade, fomos porta-voz de muitos/as que precisavam serem assistidos/as. Celebramos a vida com um sorriso no rosto e o sentimento de gratidão!

"Agradeça tudo o que você tem hoje.

Abençoe os passos que a sua vida tomou.

Coloque amor em tudo o que você faz.

Felicidade é amar suas escolhas

e a paz que isso lhe traz."

Rachel Carvalho

A cultura foi brindada através da apresentação de espetáculos teatrais, da dança, esporte, lançamento de filmes. Na sessão ‘Baú de Memórias’ compartilhei em forma de crônicas muitas histórias da minha infância vivida ao lado da minha irmã Geneana, sempre trazendo a moral da história. Partilhei estas histórias em especial com meus alunos.

Mestre Espedito Seleiro foi homenageado com a Ordem do Mérito Cultural no Rio de Janeiro. Nazara é inspirado em uma lenda da Comunidade Quilombola do Carcará localizada no município de Potengi, o filme traz uma narrativa potente sobre racismo, violência de gênero e resistência ancestral. Sacionada Lei que reconhece Patativa do Assaré como Patrono da Cultura Popular Cearense.

Atleta Samuel Rex é Campeão em um dos maiores eventos de MMA da região; e o Atleta da AEASA Mateus Leandro é Vice-campeão PAN-AMERICANO.

Nova Olinda foi reconhecida oficialmente como a ‘Cidade da Arte em Couro’; Professor Sílvio Matos se aposentou após brilhante jornada na Educação; a Escola Padre Luís Filgueiras comemorou 50 anos de História; aconteceu a 5ª edição do Festival Internacional de Máscaras do Cariri; percorri os Caminhos de Benigna com fé e esperança; foi realizado a 9ª Semana Freiriana do Cariri.

Conclusão da Série ‘Nossa Gente’ em comemoração aos 68 anos de emancipação política de Nova Olinda. Visita a XV Bienal do Livro do Ceará. Aconteceu o VI Seminário Internacional Bacia Cultural Sociobiodiversa da Chapada do Araripe. Escritor Germá Martins faz o lançamento do Romance ‘Benjamin e Açucena’.

Mesmo com altas temperaturas que começaram no mês de agosto foi possível conferir e registrar em texto, foto e vídeo, a florada do Ipê Amarelo deixando a caatinga colorida e florida em tons amarelado.

"Confie no ritmo do que nasce de seus dons, suas mãos e de sua alma.

Orgulhe-se de cada movimento...

Não há pressa em quem cultiva com amor.

O que é verdadeiro sempre encontra o tempo certo de brotar, florescer, fluir..."

Feliz Ano Novo!

Hoje vamos conferir o depoimento de Maísa, APROVADA para Medicina na URCA | NOVA OLINDA-CE

Jornalista Lucélia Muniz

Ubuntu Notícias, 01 de janeiro de 2026

@luceliamuniz_09     @ubuntunoticias     @crisgomes.15

Maísa Gomes de Carvalho, 20 anos, reside em Nova Olinda, no Ceará, e é natural de Crato-CE. Filha de Cristiane Gomes, professora, e de Márcio Freire, agente de endemias, Maísa cresceu em um ambiente no qual a educação e o compromisso com o bem coletivo sempre estiveram presentes, influenciando diretamente sua formação pessoal e acadêmica.

Cursou a maior parte do Ensino Fundamental nas escolas públicas de Nova Olinda, já o Ensino Médio foi concluído no 2º Colégio da Polícia Militar Coronel Hervano Macêdo, localizado em Juazeiro do Norte-CE, uma etapa marcada por disciplina e fortalecimento dos seus objetivos futuros.

O ingresso no ensino superior aconteceu por meio do vestibular da Universidade Regional do Cariri (URCA), um passo importante na realização de um sonho cultivado desde a infância. A escolha do curso de graduação não surgiu por acaso, mas foi construída ao longo dos anos, guiada por afinidade, vocação e pelo desejo de transformar esse sonho em realidade.

Como todo processo de crescimento, a caminhada até a universidade não foi isenta de desafios. Houve momentos que exigiram paciência, persistência e força para enfrentar o desânimo e o cansaço de acordar cedo todos os dias para ir ao cursinho e dormir tarde ainda estudando.

Uma das motivações para continuar persistindo foi compartilhar a rotina de estudos, em @studiesmahg, com seguidores que sempre prestaram apoio, sendo essencial para não ter uma caminhada solitária nos estudos. Cada dificuldade, no entanto, contribuiu para o amadurecimento pessoal e para a compreensão de que conquistas verdadeiras demandam tempo, esforço contínuo e confiança nos propósitos do Senhor.

Para os jovens que ainda estão no Ensino Médio e sonham com a universidade, fica uma mensagem de incentivo: acreditem em si mesmos e nos seus sonhos, mesmo quando o percurso parecer longo ou difícil. O processo pode exigir renúncias, paciência e coragem para seguir em frente, mas cada passo vale a pena. Persistir hoje é construir o futuro que você deseja amanhã!

28/12/2025

“...a universidade pode ser um espaço de ampliação de horizontes” Por Denir Duarte, Artista | SANTANA DO CARIRI-CE

Jornalista Lucélia Muniz

Ubuntu Notícias, 28 de dezembro de 2025

@luceliamuniz_09     @ubuntunoticias    @denir.8

Fotografia da capa da matéria @anaclara.cordeiro_

Francisco Adenir Duarte Ribeiro mais conhecido como Denir Duarte, 24 anos, é natural do município de Santana do Cariri. “Assino meus trabalhos artísticos como Denir Duarte, nome que utilizo como identidade profissional e poética no campo das artes cênicas”, afirma Denir. Atualmente reside no município de Crato e é filho do músico Nenen de Nino e da confeiteira Aline Feitosa. “Os responsáveis pela criação de quem sou hoje, com quem aprendi valores e responsabilidades”, ressalta.

E vamos ao depoimento de Denir Duarte

Minha trajetória artística se constrói a partir do teatro, área em que atuo como ator, encenador, dramaturgo e produtor cultural, desenvolvendo trabalhos autorais e coletivos no contexto do Cariri cearense. Ao longo dos anos, o teatro deixou de ser apenas uma prática artística para se tornar também um espaço de escuta, formação, reflexão e posicionamento social, atravessando minha vida de maneira profunda e contínua.

Cursei o Ensino Fundamental na EMEF Generosa Amélia da Cruz de Santana do Cariri e o Ensino Médio na EEEP Wellington Belém de Figueiredo de Nova Olinda. Etapas importantes da minha formação, nas quais tive contato mais consistente com a arte e com processos criativos, experiências que contribuíram para a construção do meu percurso acadêmico e profissional.

Ingressei no ensino superior por meio de vestibular e atualmente sou graduando em Licenciatura em Teatro pela Universidade Regional do Cariri-URCA. A escolha pelo curso está diretamente relacionada à minha vivência prática anterior e ao desejo de aprofundar teoricamente experiências que já faziam parte do meu cotidiano artístico. A graduação ampliou meu olhar sobre o fazer teatral, possibilitando compreender o palco não apenas como lugar de apresentação, mas como espaço de pesquisa, encontro, escuta e construção coletiva.

Foto - Átila Araújo

Em 2022, fundei o grupo Deixa de Teatro, que se tornou um eixo central da minha atuação artística. No grupo, exerço funções múltiplas, participando da criação de dramaturgias, da condução de processos de encenação e da organização das produções. Essa experiência reforçou minha compreensão do teatro como um trabalho essencialmente colaborativo, construído a partir do diálogo, do afeto e do compartilhamento de experiências.

Foto - João Gabriel/FCG

Ao longo da minha formação universitária, desenvolvi também uma pesquisa de conclusão de curso voltada aos processos criativos vivenciados dentro do próprio grupo, refletindo sobre a construção da presença em cena e os caminhos percorridos durante a criação teatral. Essa investigação dialoga diretamente com minha prática artística, surgindo como um desdobramento natural da vivência em sala de ensaio.

Foto - Adilson Benedito

Paralelamente à atuação artística, já exerço à docência, ministrando aulas de Artes e desenvolvendo atividades e oficinas de teatro voltadas para crianças e adolescentes do Ensino Fundamental. A experiência como professor fortaleceu minha percepção do teatro como uma ferramenta pedagógica potente, capaz de estimular a sensibilidade, o pensamento crítico, o trabalho em equipe e a expressão individual.

Foto - André Castillo

Minha trajetória é marcada por desafios próprios de quem produz arte no interior, como a escassez de recursos, a necessidade de acumular funções e a constante luta pela valorização da cultura. Ainda assim, cada processo, espetáculo e experiência pedagógica representa uma conquista, contribuindo para a construção de uma identidade artística comprometida com o território, com as pessoas e com o fazer coletivo.

Aos jovens do Ensino Médio que pretendem ingressar na universidade, deixo a mensagem de que o percurso acadêmico não exige certezas absolutas, mas disposição para aprender, errar e se transformar. Especialmente para quem escolhe caminhos artísticos, a universidade pode ser um espaço de ampliação de horizontes, fortalecendo os grandes sonhos que já existem e abrindo possibilidades que antes pareciam distantes.

“Origem não define destino” Por Dr Wagner Gomes | NOVA OLINDA-CE

Jornalista Lucélia Muniz

Ubuntu Notícias, 28 de dezembro de 2025

@luceliamuniz_09     @ubuntunoticias    @terapiasintegrativasdr_wagner

José Wagner Gomes de Lima reside atualmente no município de Juazeiro do Norte, nova-olindense morava com sua família no Sítio Quati. Filho dos agricultores Antonia Gomes de Silva e José Lima de Almeida (In Memoriam). Ele cursou o ensino fundamental na escola Avelino Feitosa e o ensino médio na escola Padre Luís Filgueiras, ambas instituições públicas de ensino localizadas no município de Nova Olinda.

Prestou o vestibular 2015.1 na Universidade Regional do Cariri-URCA onde concluiu a graduação em Geografia e tem especialização em Ensino de Geografia, História e Sustentabilidade, chegando a lecionar no estado como professor temporário entre os anos de 2022 e 2023. “Escolhi Geografia de início, porque gostava muito das aulas da professora Maria Tereza na escola Avelino Feitosa e da professora Elisangela Oliveira na escola Padre Luís Filgueiras”, ressalta Wagner Gomes.

Em seguida se especializou em Ciências Políticas, cursou Pedagogia na modalidade EAD pela faculdade IMES credenciada pela UEMG, concluindo também a especialização em Psicopedagogia. “...fiz Pedagogia para expandir os conhecimentos pedagógicos e acabei entrando na Enfermagem por também me encontrar dentro da ciência dos cuidados”, afirma Wagner.

Sua terceira graduação é em Enfermagem pela Universidade Paulista com especialização em Terapias Integrativas. “Montei um consultório e hoje trabalho no alívio de dores crônicas e reabilitação”, disse Dr Wagner.

Sobre desafios e conquistas

Os principais desafios durante meu primeiro curso, foi a falta de recursos, embora a faculdade fosse pública, muitas vezes eu precisei de ajuda de pessoas próximas para custear o transporte, bem como precisei do amparo e apoio de amigos para permanecer no curso… Minha maior conquista hoje é poder ter meu próprio instrumento de trabalho, liberdade financeira e principalmente conseguir proporcionar alívio a quem necessita!

Mensagem aos estudantes concludentes do Ensino Médio

Hoje eu digo para você que está no ensino médio que eu fui o aluno pobre que ouviu da própria família que não iria conseguir. Faltou dinheiro, sobrou dúvida, mas nunca determinação, por isso eu continuei. Enquanto desacreditavam, eu estudava. Enquanto tentavam me limitar, eu avançava. Resultado? Três graduações. Não porque foi fácil, mas porque eu não parei. Se ninguém acredita em você, acredite por todos. Origem não define destino!

27/12/2025

Complexo religioso recebe a nova estátua da Beata Benigna | SANTANA DO CARIRI-CE

Jornalista Lucélia Muniz

Ubuntu Notícias, 27 de dezembro de 2025

@luceliamuniz_09     @ubuntunoticias    @meninabenigna

Na sexta-feira (26), a internet foi palco de matérias que mostram a nova   estátua da Beata Benigna no município de Santana do Cariri-CE. A imagem de 26 metros de altura passa a integrar o complexo religioso dedicado a esta. Localizada no topo do complexo religioso de Benigna, a obra é uma iniciativa do governo do Ceará, da prefeitura de Santana do Cariri e da paróquia Senhora Sant'Ana da diocese de Crato.

Benigna foi assassinada aos 13 anos em 1941 por defender sua pureza de um agressor, tornando-se um símbolo de resistência e castidade, a "Heroína da Castidade". O Vaticano reconheceu seu martírio (morte em defesa da fé), e ela foi beatificada em 24 de outubro de 2022, permitindo o culto público. 

Enlace matrimonial de Thays & Mailson | NOVA OLINDA-CE

Jornalista Lucélia Muniz

Ubuntu Notícias, 27 de dezembro de 2025

@luceliamuniz_09     @ubuntunoticias

@mahh__thay

@_mailson_lima_

Na quinta-feira (25), familiares e amigos comemoraram o Enlace Matrimonial de Thays & Mailson. A celebração religiosa foi presidida pelo Padre Luciano Pinheiro na Igreja Matriz de São Sebastião em Nova Olinda seguida de uma recepção no Sítio Cabeça da Vaca neste mesmo município.

MENSAGEM

Parabéns pela escolha tão linda que fizeram. Vocês se encontraram e escolheram seguir juntos pela vida. Que seja uma união feliz, com respeito e muito amor. Que o casamento e as próximas fases sejam como vocês sonharam! Desejo toda a felicidade do mundo!

23/12/2025

Vamos conhecer a trajetória educacional do jovem Thalles Assis | NOVA OLINDA-CE

Jornalista Lucélia Muniz

Ubuntu Notícias, 23 de dezembro de 2025

@luceliamuniz_09     @ubuntunoticias    @_thallesassis

Thalles Henrique Rodrigues de Assis, 22 anos, é nova-olindense, filho da professora Cicera Rodrigues de Souza Assis e do profissional autônomo Francisco de Assis Filho. Este cursou o ensino fundamental nas escolas José de Alencar (hoje Ana Ferreira do Nascimento), Padre Cristiano Coelho e Avelino Feitosa e o ensino médio na EEEP Wellington Belém de Figueiredo onde concluiu o Técnico em Finanças.

Thalles é graduando em Publicidade e Propaganda pela UNINASSAU e está no 9º Semestre de Direito na Universidade Regional do Cariri-URCA. “Ingressei pelo FIES, sou cria das políticas públicas do Governo LULA”, ressalta.

Este que está para se formar em Publicidade e Propaganda nos enviou o seguinte depoimento:

O apego pela comunicação, arte e cultura permeia minha existência desde a infância, quando integrei o quadro da equipe da Fundação Casa Grande - Memorial do Homem Kariri, instituição conhecida pelas atividades de registro e defesa do patrimônio da Região do Cariri e da Chapada do Araripe como Patrimônio da Humanidade.

Lá, a comunicação e a cultura ressoaram a minha infância e adolescência. Aprendi a comunicar, contar histórias e ser apaixonado pela cultura popular. Produzi eventos, fui locutor radiofônico e tornei-me escritor autodidata e redator. Fiz redações para blogs, sites, jornais, revistas, roteiros e redes sociais. O gosto por narrativas me levou até o curso de Publicidade e Propaganda pela UNINASSAU, onde estou graduando.

Os maiores desafios são conciliar as duas graduações com excelência, além do trabalho. Para além disso, como dependia de transporte coletivo, por dias passava 2h/3h em conduções. Estagiei em comunicação na Procuradoria Geral da Fazenda Nacional - Seccional Juazeiro do Norte; e publiquei 4 trabalhos acadêmicos.

Possuo a Farol Studio Criativo, uma empresa de comunicação. Trabalho com nomes como Shineray, Macedo e Cruz Advogados, Dr. Vladimir Macedo, Vereador Marcio Joias, Sand Beach Tennis, além de ser Assessor Parlamentar da Vereadora Dra. Ana Karinne (MDB).

Sobre deixar uma mensagem motivacional para os jovens do Ensino Médio que irão ingressar na universidade

A universidade não é um favor. É um direito conquistado com luta, suor e sonho coletivo. Vocês que saem do Ensino Médio carregam muito mais do que um histórico escolar: carregam a força de quem atravessou salas quentes, cadernos gastos, jornadas longas e, ainda assim, insistiu em acreditar. Cada passo até aqui já foi resistência.

Entrar na universidade é ocupar um espaço que por muito tempo disseram que não era para nós. É rasgar o silêncio imposto, é levar sotaque, cor, território, memória e indignação para dentro dos muros que sempre tentaram ser altos demais. Quando um de vocês entra, não entra sozinho: entram a família, a comunidade, o bairro, a escola pública inteira.

Não se enganem: o caminho não será fácil. Haverá quem duvide, quem tente diminuir, quem queira que vocês se sintam intrusos. Mas lembrem-se: vocês não estão invadindo nada. Estão retomando. Estão escrevendo a própria história com as mãos que antes quiseram calar.

Estudem, questionem, discordem. Não se tornem apenas bons profissionais: sejam sujeitos críticos, sensíveis, comprometidos com a transformação do mundo. O diploma é importante, mas a consciência é revolucionária.

Que a universidade não mude quem vocês são: que vocês mudem a universidade.

Que filhos de pobres virem doutores.

Que o conhecimento não sirva para afastar, mas para devolver.

Que cada conquista individual se transforme em compromisso coletivo.

Sigam!

Persistam!

Ocupar é um ato político!

E o futuro também é de vocês!

21/12/2025

TRILHANDO NA FICÇÃO: Culminância do Projeto "Bora Escrever"na Escola Tabelião Vicente Alexandrino de Alencar | CAMPOS SALES-CE

Jornalista Lucélia Muniz

Ubuntu Notícias, 21 de dezembro de 2025

@luceliamuniz_09     @ubuntunoticias

Na manhã da segunda-feira (15), houve a culminância do Projeto Bora Escrever, realizado no período de junho a novembro de 2025, com os discentes das turmas de 9º ano, na Escola Tabelião Vicente Alexandrino de Alencar em Campos Sales (CE). O projeto supracitado, além da prática da leitura, buscou incentivar a produção escrita de narrativas como foco principal. Seu produto final foi a publicação do ebook e  livro impresso "Trilhando na Ficção", escrito pelos protagonistas.

O professor orientador, José Roberto Morais, destacou durante a apresentação do projeto que iniciou as oficinas "revisando os elementos da narrativa na primeira etapa, seguido pela produção do primeiro conto a partir de um conflito gerador".

O conflito gerador também serviu para produção da capa do livro: "Era noite. Eu estava sossegado no meu apartamento, que fica no primeiro andar, em cima de uma loja, quando ouvi uma gritaria lá na rua. Olhei pela janela e não pude compreender o que estava acontecendo. Um casal corria pela calçada e, a uns 100 metros atrás, algumas pessoas pareciam transtornadas (...)"

No mês de agosto, a proposta de narrativa trouxe como temática o cotidiano do estudante. Já no mês das crianças, a narrativa proposta abordou como temática as lembranças da infância a partir de acontecimentos ou eventos ocorridos com os autores.

A obra literária está organizada em quatro capítulos: “Um casal na rua...” apresenta narrativas diversas a partir da mesma proposta; “No chão da escola” apresenta narrativas sobre a vivência e os conflitos cotidianos dos estudantes no ambiente escolar; “Recordações da infância” traz relatos de memória dos períodos escolares ou eventos ocorridos na infância; e o último capítulo conclui apresentando resumos das autobiografias e biografias dos autores envolvidos no projeto.

Durante as apresentações, cada autor apresentou um conto de sua autoria, presente no ebook. O momento foi conduzido pelo professor orientador, o escritor José Roberto Morais.

Além dos protagonistas do projeto, que são os autores do livro, o evento contou com a participação da Gerente do Mais Paic, Professora Paloma Fresya; os representantes da SME, Professor Tadeu Arrais e Professora Poliana Negreiros; a Diretora Administrativa, Vanessa Rodrigues; as Diretoras Pedagógicas, Denna Batista e Bianca Ferreira; a Professora cordelista, Esmeralda Costa e todos professores que estavam presentes na instituição de ensino.

Esse evento literário encerrou com um coffee break para todos que estiveram presentes. Para ler o ebook clique AQUI.

*O professor, poeta, cordelista e escritor araripense, José Roberto Morais é colunista da Revista Sarau de Fortaleza (CE) e membro fundador da Academia Cearense de Literatura de Cordel (ACLC). Autor das obras "50 Sonetos" (poesia, 2016); "Reforma Agrária e o Boi Zebu e as Formigas: uma análise sociológica" (crítica literária, 2017); "Veredas do Cordel" (literatura de cordel, 2022); "Fantástico Mundo da Leitura" (resenhas, 2022) e "Retalhos do Tempo" (crônicas, 2025).