Ubuntu Notícias

Administrado pela Jornalista Lucélia Muniz

Nova Olinda-CE

Meu chão cearense

Seja um Apoiador

Confira os nossos Apoiadores

Cariri Oeste

Ceará

Ubuntu TV

Confira as nossas Edições em vídeo

⏩Porque todo dia é dia de UBUNTU 🌵Do Cariri Oeste cearense para o Mundo

17/04/2025

INSCRIÇÕES ABERTAS | Workshop Neurovendas: Ciência, estratégia e emoção reunidas em um só lugar! | JUAZEIRO DO NORTE-CE

Jornalista Lucélia Muniz

Ubuntu Notícias, 17 de abril de 2025

@luceliamuniz_09     @ubuntunoticias    @neuroptvision

No dia 17 de maio, Juazeiro do Norte será palco de um workshop que vai transformar sua forma de vender, liderar e se comunicar. Emanuely Mota, psicóloga, vai falar sobre liderança com inteligência emocional e mediação de conflitos no ambiente de trabalho.

E Dr. Luiz Aldir, neurocientista, vai conduzir você pelos bastidores do cérebro, revelando como as decisões são tomadas e como aplicar isso nas neurovendas. Uma imersão prática, dinâmica e com muito conteúdo de valor. Se você busca se destacar, esse evento é para você!

Se você é dono de óptica e fizer mais de três inscrições, além de diferencial nos valores, vai ganhar um curso de lentes de contato do leve ao avançado na prática, uma manhã que vai impulsionar suas vendas.

Hotel Verdes Vales – Juazeiro do Norte/CE

No dia 17 de maio | das 14h às 20h

Contato @neuroptvision

Para se inscrever clique AQUI.

Sobre o evento

Unindo o melhor do conhecimento científico, esse Workshop é o que faltava para alavancar suas vendas. Com profissionais renomados, o evento oferece conhecimento na prática, network e a oportunidade de mudar seu trabalho através dos conhecimentos da neurociências.

16/04/2025

Vem aí Nazara: uma produção da Fulô Filmes | CARIRI OESTE

Jornalista Lucélia Muniz

Ubuntu Notícias, 16 de abril de 2025

@luceliamuniz_09     @ubuntunoticias

Com Informações de @nazaraofilme

O início da jornada de Nazara se deu no dia 22 de março com as gravações numa produção da Fulô Filmes com apoio da Lei Paulo Gustavo (LPG) e da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará. Nazara surge da lenda popular “A Cruz de Nazara”, repassada de geração em geração pela comunidade remanescente de quilombo de Carcará/Caracarás, em Potengi, no oeste do Cariri.

A oralidade comunitária, que traz a figura de Nazara enquanto uma prece, traz também a trajetória de muitos moradores e seus deslocamentos forçados. Nazara, mulher negra escravizada, pela história, fugiu do Casarão do Infincado, localizado em Assaré, também no oeste caririense.

Após a fuga, Nazara é perseguida pelo Capitão do Mato, e assassinada já no quilombo. Sua morte, nunca esquecida pela comunidade, trouxe para ela uma figura de ancestralidade, evocada pela memória e pela força dos que até hoje lutam pela identidade e pela terra.

Nazara reflete passado, presente e futuro. Com a história, podemos refletir acerca das perdas, ressaltando também o resgate de uma identidade coletiva. Nazara traz, sobretudo, a força e o desejo de permanecer na luta.

A atriz  Verônica Aguiar destaca a emoção de interpretar a grandiosa Nazara, dar vida a uma personagem com uma história tão marcante e poderosa!

Texto: @afroyare

Direção: Cheyenne Alencar e Álisson Flor

Produção: @fulo.filmes
Projeto Apoiado pela Secult-CE/LPG

14/04/2025

Professores da rede estadual de ensino visitam a XV Bienal do Livro do Ceará | FORTALEZA-CE

Jornalista Lucélia Muniz

Ubuntu Notícias, 14 de abril de 2025

@luceliamuniz_09     @ubuntunoticias

Com o tema “Das fogueiras ao fogo das palavras: mulheres, resistência e literatura”, a Bienal é uma iniciativa do Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura (Secult), em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM) e apoio do Ministério da Cultura (MinC), via Lei Rouanet de Incentivo à Cultura.

A curadoria da Bienal Internacional do Livro do Ceará foi inteiramente feminina, formada pelas escritoras Sarah Diva Ipiranga, nina rizzi, Amara Moira e Trudruá Dorrico, sob a coordenação geral de Maura Isidório, orientadora da Célula de Livro, Leitura e Literatura (Celiv) e coordenadora de Formação, Livro e Leitura (CCFOL) da Secretaria da Cultura.

Os 10 dias de programação gratuita reuniram uma ampla diversidade de atrações literárias e artísticas. O público pode participar de palestras, mesas-redondas, conferências, oficinas, contações de histórias, lançamentos de livros e outros eventos literários, além de prestigiar apresentações de artistas com reconhecimento no Ceará, no Brasil e no mundo.

A Bienal aconteceu no período de 04 a 13 de abril de 2025, no Centro de Eventos do Ceará, com patrocínio do Banco do Nordeste, Rede Itaú, Cagece e Cegás. No domingo (13), professores das escolas - EEMTI Adrião do Vale Nuvens de Santana do Cariri, EEMTI Padre Luís Filgueiras de Nova Olinda, EEM José Alves de Figueiredo de Crato e EEMTI José Waldemar de Alcântara e Silva de Salitre, estiveram visitando a Bienal do Livro.

Da esq. para a dir. -Sabrina, Keila, Ana, Jaime, Lucélia, Wallyson, Natália, Aline e Joaquim

De Nova Olinda marcaram presença os professores - Daniel Rodrigues, Alvany Batista, Lucélia Muniz, Aline Alves, Natália Silva, Cicero Joaquim, Wallyson Lima e Ana Dantas; de Santana do Cariri, os professores - Sabrina Kely Gonçalves, Keila Cidade, Jaime Silva e Claudinei Marques.


06/04/2025

Inscrições abertas para o VI Seminário Internacional Bacia Cultural Sociobiodiversa da Chapada do Araripe | NOVA OLINDA-CE

Jornalista Lucélia Muniz

Ubuntu Notícias, 06 de abril de 2025

@luceliamuniz_09     @ubuntunoticias

Com informações da @fundacaocasagrande

INSCRIÇÕES ABERTAS - O VI Seminário Internacional Bacia Cultural Sociobiodiversa da Chapada do Araripe - Patrimônio da Humanidade acontecerá no período de 05 a 07 de junho de 2025 na Fundação Casa Grande - Memorial do Homem Kariri em Nova Olinda-CE.

Na sexta edição do Seminário, haverá continuidade do protagonismo das infâncias no processo de construção da candidatura da Chapada do Araripe a patrimônio da Humanidade e na gestão do bem cultural e natural, reunindo pesquisadores de 13 países, gestores públicos de 3 estados, docentes e discentes de 5 universidades brasileiras, bem como gestores das unidades do Serviço Social do Comércio, mestres da cultura e organizações da sociedade civil com o intuito de fomentar o diálogo e o intercâmbio de conhecimentos, a fim de fortalecer as ações de gestão participativa da Bacia Cultural e Natural Sociobiodiversa da Chapada do Araripe.

Nesta edição acontecerá diálogos sobre o Turismo de Base Comunitária e as formas de envolver as comunidades locais no processo de preservação e gestão do patrimônio cultural e natural da Chapada do Araripe.

O evento é gratuito, aberto a todos àqueles que possuem interesse no patrimônio cultural e natural da Chapada do Araripe, tendo como programação conferências, palestras, rodas de conversa e celebrações artístico-culturais com artistas regionais e os grupos de tradição popular.

O Seminário é uma realização do Sistema Fecomércio Ceará por meio do SESC com organização da Fundação Casa Grande - Memorial do Homem Kariri.

Clique AQUI para acessar o link da inscrição.

31/03/2025

E neste mês de abril será lançado através do Ubuntu Notícias a Série ‘Nossa Gente’ | NOVA OLINDA-CE

Jornalista Lucélia Muniz

Ubuntu Notícias, 31 de março de 2025

@luceliamuniz_09     @ubuntunoticias

No dia 14 de abril deste ano se comemora o aniversário dos 68 anos de emancipação política do município de Nova Olinda-CE. E, aqui no Ubuntu Notícias será lançado nesta terça-feira, 1º de abril, a Série ‘Nossa Gente’. A iniciativa é desta jornalista, amante e fazedora da Cultura, numa homenagem especial aos nova-olindenses.

Todos os dias, durante o mês de abril, teremos um vídeo veiculado no Instagram do Ubuntu Notícias, homenageando diariamente 10 munícipes. Ressalto que ao todo serão 300 pessoas homenageadas ao final do mês de abril.

Particularmente, gostaria de homenagear os 15.399 habitantes [Censo demográfico 2022 do IBGE]. Portanto, como não será possível, sintam-se homenageados em cada vídeo, por cada pessoa apresentada. Fica aqui o meu reconhecimento e gratidão! Aproveite a nossa série e curtam bastante! Cultura se faz por gente que faz Cultura!

25/03/2025

Nota de Pesar aos familiares e amigos da Senhora Luciê da Silva Santos | NOVA OLINDA-CE

Jornalista Lucélia Muniz

Ubuntu Notícias, 25 de março de 2025

@luceliamuniz_09     @ubuntunoticias

Através desta nota nos solidarizamos com os familiares e amigos da Senhora Luciê da Silva Santos (*08/10/1970 +24/03/2025). A família convida parentes e amigos para a missa de corpo presente que será na Igreja Matriz de São Sebastião em Nova Olinda às 16 horas.

Mensagem

"Compartilho da sua dor neste momento de luto e envio os meus mais sinceros sentimentos de pesar. Que a memória daquela que partiu seja uma fonte de paz e inspiração”.

24/03/2025

Dia Internacional da Síndrome de Down é celebrado no 21 de março | NOVA OLINDA-CE

Jornalista Lucélia Muniz

Ubuntu Notícias, 24 de março de 2025

@luceliamuniz_09     @ubuntunoticias      @veracordeiro7

Com Informações de Vera Cordeiro

No dia 21 de março, celebramos o Dia Internacional da Síndrome de Down, uma data que nos convida a refletir sobre a importância da inclusão e do respeito à diversidade em nossa sociedade. Pessoas com Síndrome de Down possuem um conjunto único de habilidades e características que enriquecem nossas comunidades, lembrando-nos diariamente do valor da empatia, da paciência e do amor incondicional.

A inclusão dessas pessoas em todos os aspectos da vida social, educacional e profissional não é apenas um direito fundamental, mas também uma oportunidade para todos nós aprendermos e crescermos juntos. Ao promovermos ambientes inclusivos, reconhecemos que cada indivíduo, independentemente de suas diferenças, tem algo valioso a contribuir para o coletivo.

Neste contexto, é essencial destacar o trabalho de profissionais dedicados que atuam na promoção da inclusão e no desenvolvimento de pessoas com Síndrome de Down. Uma dessas profissionais é a Professora Vera Cordeiro, carinhosamente conhecida como Tia Vera, que realiza um trabalho exemplar com essas pessoas especiais.

A atuação de Tia Vera vai além do ensino tradicional; ela cria um ambiente onde cada indivíduo se sente valorizado e capaz de alcançar seu pleno potencial. Seu trabalho incansável não apenas transforma a vida daqueles que acompanha, mas também inspira toda a comunidade a adotar uma postura mais inclusiva e acolhedora.

Que nesta data e em todos os dias possamos nos motivar a reconhecer e celebrar a singularidade de cada pessoa, reforçando o nosso compromisso com uma sociedade verdadeiramente inclusiva, onde todos tenham a oportunidade de brilhar.

CROMOSSOMO DO AMOR – Dj Cidade

No dia vinte e um de março, celebramos com fervor,

O cromossomo do amor, que nos enche de calor.

Com sorrisos iluminados, eles vêm nos ensinar,

Que a vida é mais bonita quando aprendemos a amar.

 

Surpreendem e conquistam, nos inspiram a crescer,

Com histórias de coragem, nos mostram o que é viver.

Vocês nos enchem de orgulho, com lições de bem-querer,

No compasso da inclusão, juntos vamos florescer.

 

Cada passo é uma vitória, cada abraço, uma canção,

Demonstrando que a pureza faz morada no coração.

Com olhares de esperança e uma fé que nos conduz,

São estrelas que nos guiam, refletindo a sua luz.

 

Surpreendem e conquistam, nos inspiram a crescer,

Com histórias de coragem, nos mostram o que é viver.

Vocês nos enchem de orgulho, com lições de bem-querer,

No compasso da inclusão, juntos vamos florescer.

 

Vamos juntos de mãos dadas, construir um mundo irmão,

Onde a diferença é laço que nos une em comunhão.

Com respeito e empatia, celebramos a missão,

De espalhar pelo planeta mais amor e inclusão.

 

Surpreendem e conquistam, nos inspiram a crescer,

Com histórias de coragem, nos mostram o que é viver.

Vocês nos enchem de orgulho, com lições de bem-querer,

No compasso da inclusão, juntos vamos florescer.

 

23/03/2025

Hoje vamos conferir o depoimento da bióloga Janaina Tomaz | NOVA OLINDA-CE

Jornalista Lucélia Muniz

Ubuntu Notícias, 23 de março de 2025

@luceliamuniz_09     @ubuntunoticias     @janainattomaz

Hoje o Ubuntu Notícias traz esse depoimento inspirador da bióloga nova-olindense, Janaina Tomaz. Vamos conferir o depoimento de Janaina?

Oi, eu sou Janaina Tomaz de Melo, filha de Luiz Tomé de Melo e Alvani Tomaz de Jesus, ambos agricultores. Embora não tenham tido acesso a estudos formais, sempre nos ensinaram o verdadeiro valor da educação, sonharam e terão suas três filhas formadas.

Tenho duas irmãs - Jakeline Maria Tomaz Melo, que está se formando em Enfermagem na URCA, e Janikelly Tomaz de Melo, graduanda em Matemática também na Universidade Regional do Cariri-URCA.

Recentemente, me formei em Ciências Biológicas com bacharelado pela Urca e pretendo dar continuidade com a licenciatura. Sempre tive uma paixão por bichos e plantas, além de um forte senso de responsabilidade em cuidar do nosso planeta. Acredito que devemos zelar pelo que Deus nos deu e ser gratos pela natureza que nos rodeia.

O amor pelo que faço sempre esteve presente; agora, com o diploma em mãos, essa paixão se concretiza.

A jornada foi desafiadora e exigente, repleta de renúncias e muito esforço. Sou imensamente grata a Deus por tudo que Ele me permitiu viver e por todas as pessoas que estiveram e estão ao meu lado.

21/03/2025

Hoje o Ubuntu Notícias compartilha a trajetória educacional da doudoranda Susana Terto | SANTANA DO CARIRI-CE

Jornalista Lucélia Muniz

Ubuntu Notícias, 21 de março de 2025

@luceliamuniz_09     @ubuntunoticias    @dtosusana

Susana Dainara Terto de Oliveira, 30 anos, é graduada, mestra e doutoranda em Geografia. Natural do município de Santana do Cariri-CE se descreve como uma mulher preta, de olhos pretos, cabelos crespos pretos. Atualmente exerce à docência numa escola estadual de ensino médio da rede estadual de ensino.

“Os caminhos trilhados na minha formação escolar e acadêmica foram e continuam sendo no ensino público. Concluí o ensino básico nas escolas EMEIEF Escritora Rachel de Queiroz e EEMTI Adrião do Vale Nuvens, em Santana do Cariri-CE”, ressalta Susana.  

Criada no município de Santana do Cariri, no estado do Ceará, tem dois irmãos e é filha de uma mulher negra, que se chama Gecilê Paz de Oliveira, 53 anos, agricultora e empregada doméstica. Seu pai José Rodrigues Terto (In memoriam), morreu aos seus 54 anos, homem negro e agricultor. Sua mãe concluiu o ensino médio em escola pública e sempre teve o sonho de ver seus filhos formados em um ensino superior. “Sempre batalhou para que isso acontecesse, e cá estou eu”, ressalta.

Susana é graduada em licenciatura de Geografia, pela Universidade Regional do Cariri- URCA, em Crato, no Ceará; mestra em Geografia, pela Universidade Federal de Pernambuco-UFPE, em Recife, no Pernambuco; e doutoranda em Geografia, pela Universidade Federal de Goiás- UFG, em Goiânia, no Goiás.

“Me formei em licenciatura no ano de 2021, e logo após, ingressei no mestrado, em 2022. Concluí o mestrado no início de 2024, e no mesmo ano ingressei no doutorado. Desde a graduação tenho me dedicado a questões de gênero e raça dentro da geografia no meu trabalho de pesquisa, mais especificamente com mulheres negras”, destaca.

Ela ainda ressalta que apesar de ter enfrentado um grande dilema na trajetória acadêmica, hoje consegue se enxergar com convicção dentro da geografia. “Vejo o doutorado como uma oportunidade não só de me mostrar para o mundo e dizer: ‘Olha eu aqui, eu sou capaz, sim’, mas também como uma ponte para que outras mulheres se enxerguem no mesmo lugar e além”, disse Susana.

“Sempre busquei na educação uma forma de ressignificar os sentidos da minha vida, tanto pessoal como profissional, e, além disso, dar vida para aqueles que me incentivaram durante toda essa trajetória, que é minha família. Minha base de formação está moldada em escritas e trabalhos de autores/as negros/as, a fim de sentir que essa desconstrução do sistema educacional colonial seja real e potente dentro da nossa realidade”, conclui Susana.

Vereadora Dra. Karinne (MDB) apresenta projeto de lei com foco na proteção e garantia de direitos das Pessoas Neurodivergentes em Nova Olinda | NOVA OLINDA-CE

Jornalista Lucélia Muniz

Ubuntu Notícias, 21 de março de 2025

@luceliamuniz_09     @ubuntunoticias   @anakarinne.adv

A iniciativa é considerada pioneira na região e tem o apoio de associações e famílias apoiadoras da causa

Em um marco histórico para Nova Olinda, a vereadora Dra. Karinne (MDB) apresentou, na quinta-feira (20), na Câmara Municipal, um projeto de lei pioneiro que propõe a criação da "Política Municipal de Proteção e Garantia de Direitos às Pessoas Neurodivergentes". A iniciativa visa garantir direitos essenciais e promover a inclusão social de pessoas neurodivergentes, que até então não contavam com uma legislação específica no município.

O projeto surge em resposta à crescente demanda de famílias, mães atípicas e associações que defendem os direitos das pessoas neurodivergentes, incluindo a Associação das Famílias e Amigos Especiais-AFAE e outras entidades do Cariri. Apesar da existência de algumas representações locais, ainda não há uma política pública voltada exclusivamente a este público.

A proposta, elaborada pela vereadora, estabelece diretrizes para a criação de uma política abrangente para pessoas neurodivergentes, incluindo crianças, jovens e adultos diagnosticados. Entre os principais objetivos estão: garantir a proteção, promover a inclusão e acessibilidade, e criar condições que favoreçam a melhoria do funcionamento cognitivo, emocional e comportamental dessa população.

A política abordará condições reconhecidas por institutos de saúde, como o Transtorno do Espectro Autista (TEA), Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), Síndrome de Down, Transtorno Obsessivo-Compulsivo (TOC), Síndrome de Tourette, entre outras.

Entre os principais tópicos do projeto, destacam-se o atendimento integral à saúde com diagnóstico precoce e acompanhamento multiprofissional, o Estímulo à inclusão educacional em ambientes adaptados e capacitação de professores.

Além disso, busca se a Inserção de pessoas neurodivergentes no mercado de trabalho formal, respeitando suas particularidades e a Promoção de campanhas educativas e ações contra a discriminação. Outro destaque é a Criação de um Comitê Intersetorial da Pessoa Neurodivergente, com representantes da saúde, educação, assistência social e sociedade civil. Além dos beneficiários diretos, familiares e cuidadores também serão contemplados com programas de orientação e suporte especializado.

De acordo com a vereadora Dra. Karinne, a criação dessa política representa um grande avanço na garantia de direitos e inclusão social para as pessoas neurodivergentes de Nova Olinda. "Essa política é uma conquista significativa, pois permitirá que as pessoas neurodivergentes tenham seus direitos reconhecidos e respeitados, garantindo acesso a serviços essenciais como saúde, educação e inclusão social", afirmou Dra. Karinne, que também acrescenta que a ação atende ainda a uma promessa de campanha da vereadora, que sempre se comprometeu a dar visibilidade e apoio a causa.

“Esse projeto é grandioso por vários aspectos, mas principalmente porque ele, em parte, foi construído e pensado com diálogos com os públicos-alvo. Durante a elaboração do projeto, contei com a participação ativa de mães atípicas e representantes de associações da região do Cariri”, conclui.

O projeto de lei será analisado pela comissão permanente da Câmara Municipal e, se aprovado, será colocado em votação nas próximas sessões. Caso a proposta seja sancionada, Nova Olinda se tornará um dos primeiros municípios da região a instituir uma política pública específica para proteger e garantir os direitos das pessoas neurodivergentes.

Circuito interativo com quebra-cabeça e ‘caça ao lixo’ apresenta ciclo do saneamento no Cariri Shopping | JUAZEIRO DO NORTE-CE

Jornalista Lucélia Muniz

Ubuntu Notícias, 21 de março de 2025

@luceliamuniz_09     @ubuntunoticias

Atividade, realizada pela Ambiental Ceará, mostra como o cuidado com o esgoto contribui para a qualidade e preservação da água

Do instante em que sai das residências até o momento em que retorna para a natureza, devidamente tratado, o esgoto percorre um caminho longo e com várias etapas - e é este o percurso que será ilustrado na ação educativa sobre o ciclo do saneamento realizada pela Ambiental Ceará, em parceria com o Cariri Shopping, em Juazeiro do Norte, entre os dias 22 e 25 de março. A atividade é gratuita e tem o objetivo de fomentar a reflexão sobre o Dia Mundial da Água, celebrado em 22 de março, mostrando como o cuidado com o esgoto contribui com a preservação e a qualidade da água e do meio ambiente.

O circuito educativo acontece em um estande, e inicia com um quebra-cabeça no qual o participante precisa solucionar o problema de esgoto a céu aberto encaixando as peças e montando a imagem de uma residência devidamente conectada à rede de esgotamento sanitário. A etapa seguinte é em uma “máquina de garra”, onde, em vez de caçar ursinhos de pelúcia, o participante vai retirar bolas simbolizando os resíduos descartados de forma incorreta no esgoto, como cotonetes, garrafas pet e sacolas plásticas. Cada “lixo” retirado da máquina vale um brinde. A última etapa é na Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), em que o participante vai entender como o efluente é tratado e receber o brinde que ganhou.

“De uma forma leve e interativa, vamos não somente explicar todo o ciclo do saneamento, mas mostrar o papel de cada um de nós, enquanto cidadãos, na universalização do esgotamento sanitário, que é o objetivo maior da Ambiental Ceará. Por isso, estamos destacando que as casas precisam estar ligadas à rede e que os moradores não devem descartar lixo no sistema de esgotamento sanitário, por exemplo. Nossa meta é sempre conectar a próxima casa”, destaca a diretora de Relações Institucionais da Ambiental Ceará, Águeda Muniz.

“A ação conversa muito com os valores e propósitos do Cariri Shopping, afinal, para que tenhamos uma sociedade melhor, e uma vida mais saudável, precisamos de esgotamento sanitário. Estamos muito felizes em contribuir com a Ambiental Ceará para trazer essa ativação que é superinteressante, educativa e lúdica”, pondera Raquel Oliveira, Gerente de Marketing do Cariri Shopping.

Antes de chegar ao Cariri, a atividade aconteceu em Fortaleza, reunindo 700 pessoas ao longo de três dias de ação, em um shopping no bairro Presidente Kennedy. Em Juazeiro do Norte, a participação na atividade é gratuita e o estande interativo ficará montado no piso térreo do Cariri Shopping, em frente as Lojas Americanas. O funcionamento é das 16h às 20h.

Esgoto e a preservação da água

Por meio de uma Parceria Público-Privada (PPP) firmada com a Cagece, a Ambiental Ceará é responsável pela ampliação e operação do sistema de esgotamento sanitário de 24 cidades cearenses, incluindo Juazeiro do Norte.  A PPP atende 4,3 milhões de cearenses e, ao todo, R$ 6,2 bilhões serão investidos em obras para promover o avanço do esgotamento sanitário a 90% da população até o ano de 2033, avançando para 95% em 2040.

Diariamente, mais de 468 milhões de litros de esgoto saem de pias, ralos e vasos sanitários das casas nas cidades atendidas pela PPP, e chegam às estações operadas pela Ambiental Ceará. Lá, eles passam pelo processo de tratamento e análise e retornam ao meio ambiente sem poluir a natureza, contribuindo com a boa qualidade da água nos corpos hídricos.

SERVIÇO

Circuito educativo sobre o ciclo do saneamento da Ambiental Ceará

De 22 a 25 de março

Das 16h às 20h

Piso Térreo do Cariri Shopping, em frente    as Lojas Americanas (Av. Padre Cícero, 2555, Juazeiro do Norte).

Acesso gratuito

19/03/2025

E nesta sexta-feira, o Escritor Germá Martins, fará o lançamento do Romance ‘Benjamin e Açucena’ | TARRAFAS-CE

Jornalista Lucélia Muniz

Ubuntu Notícias, 19 de março de 2025

@luceliamuniz_09     @ubuntunoticias    @germarmartins

Nesta sexta-feira (21), o escritor tarrafense Germá Martins, estará lançando o seu 4º livro, desta vez o Romance ‘Benjamin e Açucena’. O evento acontecerá às 19 horas na Escola Emília Ferreira localizada no município de Tarrafas-CE.

PROGRAMAÇÃO

- Lançamento do livro ‘Benjamin e Açucena’;

- Apresentação artística com Geysla Leite;

- Recital com Adaildo Silva;

- Música ao vivo com Paula Pio;

- Recital com Lara Emily;

- Sessão de autógrafo;

- Valor do livro: R$ 30,00 (trinta reais).

O romance Benjamin e Açucena é uma linda história de amor com muito drama e suspense para o universo da literatura. O livro traz como tema central o drama de Benjamin para encontrar sua amada Açucena e algo que poderia ser fácil se tornará um grande drama na vida do protagonista. Ambientado na cidade de Tarrafas, o romance mostrará os costumes e a cultura do interior do sertão cearense através da peregrinação que o protagonista fará por várias cidades das regiões do Cariri e centro-sul em busca de encontrar o verdadeiro amor, Açucena.

“Quantos Benjamins existem por aí buscando encontrar a verdadeira felicidade? Quantas Açucenas estão perdidas por aí esperando encontrar a verdadeira felicidade? Benjamin e Açucena representam essa busca pelo amor e pela felicidade que tanto está em falta na sociedade atual”, ressalta Germá.

Germá Martins iniciou sua trajetória literária em 2014 com o lançamento do primeiro livro “Que rádio é esse?” - contos. Este é professor e escritor, sendo ainda Presidente da Academia de Letras do Brasil/Seccional Regional Araripe-CE e Membro da ACE–Associação Cearense dos Escritores. “Benjamin representa a nossa busca incansável pela felicidade e espero que essa história toque no coração de cada um”, nos conta o Escritor Germá Martins.