Jornalista
Lucélia Muniz
Ubuntu
Notícias, 03 de fevereiro de 2025
@luceliamuniz_09 @ubuntunoticias
Fotografia @samuelmacedo_fotografo
“Bendita e louvada seja
A luz que mais alumia”.
Nossa Senhora da Luz, Nossa Senhora da Candelária, Nossa Senhora das Candeias, Nossa Senhora da Apresentação e Nossa Senhora da Purificação são títulos sinônimos pelos quais a Igreja Católica venera a Virgem Maria. A origem da devoção à Senhora das Candeias tem os seus começos na festa da apresentação do Menino Jesus no Templo e da purificação de Nossa Senhora, quarenta dias após o seu nascimento (sendo celebrada, portanto, no dia 02 de fevereiro).
No município de Juazeiro do Norte-CE, fieis seguem em romaria numa multidão embalada pela fé e iluminada pela luz. A luz que ilumina através dos candeeiros e velas, simbolizando a luz divina que nos ilumina. Neste dia, como é tradição aqui no interior, acendemos uma vela ao anoitecer nas janelas de nossas casas para saldar Nossa Senhora das Candeias.
“A luz e a fé caminham juntas como guias na escuridão. A luz revela o caminho, dissipa sombras e aquece a alma, por aqui seguimos sempre com muita fé na festa”, destaca o fotógrafo Samuel Macedo, na cobertura da festa das Candeias em Juazeiro do Norte.
Candeia é uma palavra portuguesa que quer dizer vela, e que era
muito usada antigamente antes da luz elétrica. Faziam-se candeias de cera ou de
pavio, embebido no azeite. Mas, por que acender velas? Em parte, já tivemos a
resposta quando associamos a vela à luz, e a luz a Cristo, luz do mundo. A vela
acesa seria um símbolo de nossa fé em Jesus.
0 comments:
Postar um comentário
Deixe seu comentário mais seu nome completo e localidade! Sua interação é muito importante!