Jornalista
Lucélia Muniz
Ubuntu
Notícias, 16 de fevereiro de 2025
@luceliamuniz_09 @ubuntunoticias @cabeca_teclas1
Eu costumo dizer para os meus alunos que sou uma espécie de ‘olheira de notícias’ – explicando melhor: tanto no dia a dia, como pelas redes sociais, a notícia me encontra, literalmente esbarra em mim... talvez dom, talvez vocação, enfim, é por aí...
Agora à noite, através de uma chamada de vídeo, tive a alegria de conversar com o jovem Anderson Gomes da Silva mais conhecido como cabeça teclas. Este reside à Rua José Rufino de Oliveira no município de Altaneira-CE.
Ele produz conteúdo para as redes sociais e me contou que gosta de atrair as pessoas com vídeos de humor, seguindo ‘a modinha’, mas recentemente resolveu produzir vídeos que resgatam as nossas tradições, a exemplo do café torrado e moído em casa.
Divide a produção dos vídeos da seguinte maneira: às quartas-feiras posta em seu Instagram vídeos humorísticos e aos domingos vídeos relacionados ao resgate da nossa cultura.
Um dos vídeos mostra o processo para se fazer o tradicional café torrado e moído em casa. Anderson compra um quilo de sementes do café, com gravetos de madeira, acende um fogão a lenha, coloca as sementes no torrador que tem forma arredondada e com uma manivela acoplada a peça, vai sendo possível girar enquanto torra as sementes.
O moinho de café dispõe de um encaixe com parafuso para o apoiar em uma mesa ou superfície onde se possa realizar a moagem das sementes torradas. Daí é possível se adquirir o pó do café e fazer um cheiroso e delicioso cafezinho, como àqueles que tomávamos na casa dos nossos avós quando éramos criança.
Para Anderson, a ideia foi procurar o que gravar sobre nossa região, resgatando alguns costumes e hábitos já praticados pelo nosso povo e muitos ainda em prática. Para ele, essa história em especial, tem um valor afetivo. Sua avó, Maria da Penha Gomes mais conhecida como Dona Penha, desde casada, fazia semanalmente o café deste modo tradicional.
Dona Penha residia no Sítio Serrinha no município de Nova Olinda e faleceu aos 06 de maio de 2022 vitimada por um câncer. Anderson, resgata às nossas tradições em seus vídeos e ainda nos faz lembrar o quanto destas histórias estão entrelaçadas com as nossas memórias afetivas.
Cabeça
Teclas – Contato (88) 9 9440 7653
0 comments:
Postar um comentário
Deixe seu comentário mais seu nome completo e localidade! Sua interação é muito importante!