16/01/2025

Eu acredito fielmente que somos escolhidos para algumas profissões Por Kézia Adjanne | SANTANA DO CARIRI-CE

Jornalista Lucélia Muniz

Ubuntu Notícias, 16 de janeiro de 2025

@luceliamuniz_09     @ubuntunoticias    @keziaadjanne

Desde criança quis exercer a Medicina Veterinária, antes mesmo de saber que era uma profissão, apenas gostava de ficar perto dos animais. Sou Kézia Adjanne Xavier da Silva, concluí meu ensino fundamental e médio em escola pública, Generosa Amélia da Cruz e Wellington Belém de Figueiredo (escola que tanto me oportunizou), respectivamente.

Sou santanense, filha de Francisco Alberto Xavier da Silva (guarda municipal) e Maria Elenilce da Silva Xavier (Auxiliar de Serviços Gerais). Apesar de sempre enfrentarmos dificuldades (inclusive financeiras), meus pais sempre colocaram a educação em primeiro lugar, reforçaram a importância do estudo como forma de alavancar na vida e alcançar o que eles não puderam.

Mesmo com todas as dificuldades, passei no Instituto Federal da Paraíba para Medicina Veterinária em 2018, e contrariando todas as dificuldades, fui morar em Sousa-PB! Ser uma estudante vinda de escola pública em um curso da área da saúde em uma federal não foi simples, vieram dúvidas, sensação de não pertencimento, problemas financeiros para me manter no local e comprar materiais básicos do curso, mas estava dando certo.

Com a pandemia, tive que retornar para o Ceará e achei que ali encerrava meu sonho de ser Médica Veterinária, principalmente com a diminuição do auxílio que eu usava para sobreviver na Paraíba. Foram dias de angústia, tristeza e incertezas, principalmente porque tive que tomar uma decisão: trancar o curso enquanto estava na modalidade remota.

Não achei justo com o meu sonho continuar a minha graduação assim, eu escolhi o curso justamente pela proximidade diária com os animais e oportunidade de mudar a vida deles, mesmo que não consiga salvar a todos. Retornei ao curso quando as aulas retornaram à modalidade presencial, mas dessa vez de uma forma totalmente diferente: prestei o ENEM novamente e consegui o PROUNI na Unileão, e eu nem imaginava que minha jornada na Medicina Veterinária estava apenas começando... voltei a faculdade no período noturno (o transporte era gratuito), pois precisava trabalhar durante o dia para ajudar minha família e também para conseguir comprar os materiais da faculdade (mesmo sendo bolsista 100%).

Minha rotina se baseava em trabalhar durante o dia, pegar meu material em casa e ir para a faculdade em Juazeiro do Norte, saíamos de Santana às 16h e estávamos de volta meia noite. Enquanto isso eu tinha que me manter firme nas aulas teóricas e práticas, além disso, precisei dar meu máximo para conseguir ser boa na profissão dos meus sonhos.

Permaneci nessa rotina insana durante alguns anos, nos fins de semana, ao invés de descansar, eu colocava os estudos em dia e ia estagiar. Apesar de exaustivo, eu não me arrependo, essa dedicação fez com que eu conquistasse o meu tão sonhado diploma em Medicina Veterinária. Eu costumava brincar com minha mãe ao dizer: mainha, por que tudo é tão difícil para mim? - Não sei se eu fiz bem em escolher uma profissão de "gente rica" (como já disseram para nós). E ela sempre dizia que eu tinha um propósito na vida, que eu continuasse firme feito rocha, apesar de sempre ter o colinho dela quando eu precisasse desabafar. E assim eu fiz!

Eu sou o resultado de tantas pessoas que acreditaram em mim e encararam meu sonho como os seus... Durante a graduação me apaixonei pela área de pequenos animais, principalmente a clínica médica de cães e gatos (fiz cursos teóricos e práticos, fui para palestras, simpósios, fiz estágios...tudo isso enquanto trabalhava), e hoje essa é minha área de atuação.

Atualmente sou Médica Veterinária, atuo na clínica médica de pequenos animais, realizando atendimento domiciliar em Santana do Cariri e região. Faço consultas, vacinas, coletas para exames laboratoriais, atestados para viagem, cuidados em pós-operatórios, curativos, check-up e muito mais! Contato: (88) 9 9728 3577.

Apesar das dificuldades da profissão, sou completamente apaixonada pelo que faço. Meu amor pelos animais fez com que eu superasse os desafios (e não foram poucos) que cruzaram meu caminho até agora, e é só o começo. E para todas as pessoas que como eu, encaram o estudo como uma forma de fazer nossos pés tocarem onde nunca imaginaram: Não desistam, o caminho é árduo, mas vale a pena! Apesar de alguns de nós começarmos de forma mais difícil (uma vez que o caminho não é justo), não deixem que isso faça vocês desistirem, usem como combustível para a realização de sonhos e como forma de inspirar outros jovens!

0 comments:

Postar um comentário

Deixe seu comentário mais seu nome completo e localidade! Sua interação é muito importante!