Jornalista
Lucélia Muniz
Ubuntu
Notícias, 21 de janeiro de 2025
@luceliamuniz_09 @ubuntunoticias
Vídeo @matter1011
Fotografia – Lucélia Muniz
Na tardinha da segunda-feira (20), nova-olindenses e populares das cidades vizinhas, celebraram com fé e devoção, o dia do Santo Padroeiro São Sebastião. A celebração começou com missa presidida pelo pároco Luciano Pinheiro acompanhado de outros padres convidados.
O andor de São Sebastião é ornamentado com rosas naturais e há muita expectativa até que este sai da igreja e é conduzido pelos homens de fé, carregadores do mastro da bandeira, que mais uma vez se reúnem, desta vez para conduzir o andor pelas principais ruas da cidade.
O cortejo segue acompanhado dos fiéis, incluindo os estandartes dos santos das capelas de todas as comunidades do município de Nova Olinda. Os hinos ao padroeiro seguem sendo entoados até o retorno da imagem do padroeiro São Sebastião até a igreja matriz. Um senhor do município de Altaneira relatou que desde criança, sua mãe, o trazia para acompanhar os festejos à São Sebastião e desde então continua vindo acompanhar este momento de fé.
Quando a imagem de São Sebastião chega a Igreja Matriz acontece o show pirotécnico que há anos vem sendo realizado pelo Empresário Neguim da JF. Ele me falou que tudo começou com uma promessa por uma graça alcançada, mas depois os populares começaram a perguntar sobre a realização do show pirotécnico e este vem realizando o momento tão emocionante e aguardado pelos fiéis. Falou ainda que leva até uma tarde escolhendo cada bateria de fogos que irá encher o céu nova-olindense de cores e brilho, contando este ano com uma cascata de luz em frente à igreja.
Pessoas relataram terem se emocionado e com muitos celulares era possível perceber a curiosidade daqueles que não perderam a oportunidade de registrar o show pirotécnico em fotos e vídeos. O vídeo compartilhado pelo Ubuntu Notícias e que vocês podem conferir também nesta matéria foi feito pelo Matheus Carmo.
A tradição se mantém nas vestes brancas, usadas por muitos durante a procissão, pessoas descalças para promessas ou agradecerem por uma graça alcançada. Após a bênção final, muitos fiéis retiram as rosas naturais do andor de São Sebastião, outra tradição.
Muitos dos carregadores do mastro da bandeira e que também conduzem o andor de São Sebastião, o fazem com um propósito de fé, a exemplo do Empresário Lelé Feitosa do Frigorífico São Francisco.
Na ocasião, também conversei com o Rafael ao pé do mastro da bandeira, ele disse que iria subir para retirar a bandeira colocada no topo do mastro. Aqui vale ressaltar outra tradição mantida ano a ano, a pessoa que consegue subir para retirar a bandeira, quando desce com a mesma, é festejado e recebe gratificações de alguns dos presentes.
Ainda no dia 20, data em que a Paróquia celebra os 45 anos de sua criação, como marca dessa data festiva, foi apresentado a comunidade o novo Brasão Paroquial.
Que São Sebastião nos abençoe com paz, saúde e prosperidade. A fé é a mola propulsora que nos impulsiona para lutar por nossos sonhos e fazer de Nova Olinda, lugar de gente acolhedora, batalhadora e trabalhadora.
As informações que você confere nesta matéria é fruto da dedicação,
do trabalho incansável de uma escritora apaixonada por sua terra, por Cultura e
História. Valorize este trabalho referenciando esta fonte! Portal de
Comunicação Ubuntu Notícias. - Lucélia Muniz
0 comments:
Postar um comentário
Deixe seu comentário mais seu nome completo e localidade! Sua interação é muito importante!