15/12/2024

EEMTI Professora Maria Dolores Arrais: um marco inédito no Ceará Científico | CAMPOS SALES-CE

Jornalista Lucélia Muniz

Ubuntu Notícias, 15 de dezembro de 2024

@luceliamuniz_09     @ubuntunoticias   @eemti_profmariadoloresarrais

Com Informações de @crede18.crato

O Ceará Científico Etapa Estadual, promovido pela Secretaria de Educação do Estado do Ceará, aconteceu no período de 11 a 13 de dezembro de 2024. O evento envolveu diretamente 468 alunos e 233 professores orientadores, tanto da rede estadual quanto das redes municipais, que desenvolveram estudos em cinco áreas de pesquisa: Ciências da Natureza, Educação Ambiental e Engenharias; Ciências Humanas e Sociais Aplicadas; Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; Matemáticas e suas Tecnologias; e Robótica, Automação e aplicação das TIC.

Os trabalhos foram divididos em quatro categorias: Ensino Médio, Ensino Médio – Ações Afirmativas, Pesquisa Júnior (voltada aos alunos do Ensino Fundamental) e PcD (Pessoas com Deficiência) – Ensino Fundamental e Médio.

Representando a Crede 18, participaram 8 projetos de 7 municípios, incluindo Araripe, Assaré, Crato, Campos Sales, Nova Olinda, Salitre e Santana do Cariri. Dois projetos se destacaram como vencedores da etapa estadual: na área de Ciências da Natureza, Educação Ambiental e Engenharias, o projeto “Mulheres Negras (In)visíveis na Ciência: Promovendo o interesse científico entre discentes negras no espaço escolar” e, na área de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, o projeto “Escrevivência: Entrelaçando Contos e Vidas para a Equidade de Gênero”.

Ambos foram desenvolvidos pela EEMTI Maria Dolores Arraes, de Campos Sales, reafirmando o compromisso do evento com a valorização da ciência, inclusão e equidade no ambiente educacional.

Um comentário:

  1. Isso mostra o comprimento de professores e alunos e dar seu melhor e prol da educação Campossalense .

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário mais seu nome completo e localidade! Sua interação é muito importante!