04/11/2024

Transcrição de áudio de entrevistas: como proceder? | NOVA OLINDA-CE

Jornalista Lucélia Muniz

Ubuntu Notícias, 04 de novembro de 2024

@luceliamuniz_09     @ubuntunoticias     @peluis_plf

No dia 21 de outubro, uma segunda-feira, durante a 3ª e 4ª aula da Eletiva Design Gráfico e Criação de Mídias pude trabalhar com os estudantes inscritos nesta, de como proceder para fazer a transcrição de uma entrevista em áudio. Na ocasião, o estudante Luiz Fernando Barbosa de Freitas entrevistou o Professor Antonio José de Lima Filho, professor regente da Biblioteca da EEMTI Padre Luís Filgueiras de Nova Olinda – instituição onde é ofertada a referida eletiva.

O estudante José Willian da Silva Gomes usou um App de gravador do celular para gravar a entrevista em áudio. Antes da entrevista passei um passo a passo de como proceder:

Informar ao entrevistado o motivo da gravação; pedir sua autorização para gravar; começar a gravação apresentando o motivo e o entrevistado bem como a data desta; salvar a gravação e transcrever de forma literal; informar nas referências do trabalho ou pesquisa.

Sobre como gravar o áudio

Nos smartphones novos já vem com o gravador de voz, o entrevistador também pode baixar da play store ou usar o gravador de áudio do WhatsApp.

Transcrição do áudio

“...qual a função do professor que trabalha na biblioteca?

Pois não, bom dia! Antes vou dá as minhas credenciais:

Sou Antonio José, professor. Sou formado em Língua Portuguesa e especializado em Literatura Brasileira e Africana. Sou professor regente da multimeios que é biblioteca também... Ela é uma sala de apoio ao professor na verdade... um espaço de leitura. Então, BIBLIO vem do prefixo grego que quer dizer BIBLIO–LIVRO. Sabe, a Bíblia é o livro dos livros. Então, a biblioteca é um espaço de leitura. Então, a minha função enquanto professor regente do multimeios é organizar o espaço para o aluno, vocês devem ver eu ajeitando aquelas mesas enquanto os alunos chegam, sempre deixar ele, assim, de forma apresentável. Eu falar sobre Literatura, sobre as Escolas Literárias, especificamente sobre a nossa Literatura Brasileira, né? E a minha função é essa. Dá uma linguagem a vocês, a questão de passar para o aluno os spoilers dos livros que são resumos e trabalhar a perspectiva de leitura, porque a leitura abre a mente da gente. O nosso raciocínio é estimulado através da leitura, a nossa inteligência, a nossa visão de mundo, interpretação de texto. Quem ler é provado cientificamente que escreve melhor. Tem até estudos que dizem que a leitura, ela retarda ou ela inibe a questão do Alzheimer. Então, a leitura para mim que sou dessa área especificamente, acho muito importante, mesmo percebendo hoje que o aluno tem uma certa rejeição talvez em função do uso das novas tecnologias e de certa forma o livro impresso ficou um pouco desinteressante. Mas, existe um trabalho de conscientização sobre a importância do livro também da importância das novas tecnologias. Esperamos que o livro passe a ter aquela importância que realmente ele tem de direito e fato”.

Tempo da gravação do áudio da entrevista: 2min36s

Entrevista com o Professor Antonio José de Lima Filho, regente da Biblioteca da EEMTI Padre Luís Filgueiras de Nova Olinda-CE.

Data: 21 de outubro de 2024.

Eletiva: Design Gráfico e Criação de Mídias

Durante a gravação da entrevista em áudio é importante que se faça registros em foto e vídeo. A nossa entrevista teve fotos feitas pelo estudante Eliel Vitor Severino Pereira e os vídeos foram feitos pelo estudante Erick Ferreira da Silva.

Referências

FILHO, Antonio José de Lima. Entrevista em áudio sobre a função do professor que trabalha na Biblioteca. Nova Olinda-CE: 21 de outubro de 2024.

0 comments:

Postar um comentário

Deixe seu comentário mais seu nome completo e localidade! Sua interação é muito importante!