27/11/2024

Lançamento da 2ª edição da Revista Escolar Vozes da PLF | NOVA OLINDA-CE

Jornalista Lucélia Muniz

Ubuntu Notícias, 27 de novembro de 2024

@luceliamuniz_09     @ubuntunoticias    @peluis_plf

Na terça-feira (26), aconteceu a culminância da Eletiva Marketing Digital que tem como produto final a revista digital ‘Vozes da PLF’. Em sua 2ª edição, a revista escolar conta com editorial do Professor Nicolau Neto e uma pauta de matérias sugerida pelos estudantes da referida eletiva ofertada na EEMTI Padre Luís Filgueiras de Nova Olinda-CE.

Foram impressos 08 exemplares e entregues como homenagem ao Professor Nicolau Neto, a ex-estudante Ninha Nascimento, ao estudante Jobson, a Diretora Escolar Aparecida Matos, a funcionária Júlia Lopes que destinará o exemplar a Biblioteca da escola.

Jobson Cavalcante da Silva, 16 anos, do 2º ano C é o responsável pelos textos ilustrados na forma de grafite que aparecem ao longo da revista. Aos oito anos de idade ele já desenhava e vê a sua arte como um passatempo.

Na ocasião, apresentamos a revista digital e conferimos a leitura do editorial elaborado pelo Professor Nicolau Neto, bem como, o depoimento da ex-aluna Ninha Nascimento, concludente do Ensino Médio através da EJA-Educação de Jovens e Adultos + Qualificação Profissional no ano de 2023.

Em seu depoimento a ex-aluna, Ninha Nascimento, destaca:

“Entre os anos de 2021 e 2022 fui trabalhar com uma pessoa que me incentivou a voltar a estudar, e me falou da EJA, essa pessoa se chama Ana Luísa, uma amiga que Deus colocou no meu caminho. Sou muito grata a ela por ter olhado para mim e ter acreditado que eu poderia conseguir”.

Para conferir a revista que está hospedada na plataforma FLIPHTML5 clique no link abaixo:

https://online.fliphtml5.com/ddmty/ogfs/

Ou acesse através do QR Code a seguir:


Os convido a conferir a nossa 2ª edição da Revista Vozes da PLF.

Considerações do Professor Nicolau Neto em um dos trechos do Editorial

O nº 2 desta revista oferece a você, portanto, um passeio pelas ações desenvolvidas em vários componentes curriculares a partir dos múltiplos saberes construídos e apresentados por estudantes, como a poesia construída por Maria Edilaine, do 2º Ano B, intitulada “A visão de um ‘marginal’”, ela denuncia as desigualdades tão latente neste país ancorada, sobretudo, em um racismo estrutural. A música já é um importante instrumento de análise e quando é utilizada junto ao teatro, o espetáculo fica imperdível. Na peça “Benigna Sois”, há a junção desses elementos e visou trabalhar a violência contra as mulheres, tendo como estudo de caso a Benigna, de Santana do Cariri-CE, que foi, segundo a versão da história conhecida, brutalmente assassinada aos 13 anos em uma tentativa de estupro. Para não cansá-las(os) e levá-las(os) direto a leitura, há dentre muitas atividades que valem muito acompanhar, textos escritos por alunos e alunas alusivos ao dia da professora e do professor, desenhos, dicas de plataformas antirracistas e uma história de vida cheia de desafios e conquistas. Boa leitura!

0 comments:

Postar um comentário

Deixe seu comentário mais seu nome completo e localidade! Sua interação é muito importante!