Pages - Menu

Pages - Menu

03/11/2024

Escola Padre Luís Filgueiras recebe a Exposição ENCANTARIAS CARIRI do fotógrafo Samuel Macedo | NOVA OLINDA-CE

Jornalista Lucélia Muniz

Ubuntu Notícias, 03 de novembro de 2024

@luceliamuniz_09     @ubuntunoticias    @peluis_plf

@samuelmacedo_fotografo

A EEMTI Padre Luís Filgueiras de Nova Olinda recebe a Exposição ENCANTARIAS CARIRI do fotógrafo Samuel Macedo, constando de 30 fotografias dos Mestres/das Mestras do nosso Cariri. Na ocasião, estou trabalhando com as turmas do Componente Curricular Cultura Digital, o que é a exposição, quem é Samuel Macedo, e em seguida vamos até a exposição para identificar os Mestres/as Mestras do nosso Cariri, bem como, os seus ofícios/encantarias.

Nas palavras de Bitu Cassundé e Fabiana Barbosa

Encantarias Cariri é uma exposição individual do artista Samuel Macedo, que reúne um conjunto de fotografias dos Mestres e Mestras da Cultura da região do Cariri, Tesouros Vivos do Ceará. A primeira edição aconteceu no XV Encontro Mestres do Mundo - Tesouros Vivos da Cultura do Ceará, no Centro Cultural do Cariri, na cidade do Crato, e agora, abre caminhos dentro das ações do programa Gira Cariri, que busca alcançar os municípios da região do Cariri.

Pensar o futuro na instância do contemporâneo é principalmente se conectar com a nossa ancestralidade, com as memórias que compõem as matrizes de fazeres e saberes, ou de gestualidades que passam de geração em geração através da performatividade do corpo, da linguagem, do sabor, da vida em si. A vida que vai se moldando pela arte através do cotidiano, do lugar, do território, desses guardiões e guardiãs que semeiam o mais precioso dos alimentos, que é a cultura.

O recorte apresentado resulta de uma longa convivência do artista com os Mestres e Mestras, filho e fruto desse território, Samuel Macedo, desenvolveu um impressionante método de amizade e cuidado, o que resulta numa série de retratos, na qual os ofícios e a vida, confluem para a afetividade. As imagens amorosas que articulam esse ensaio, resultam também de um recente roteiro que o artista fez para revisitar os diferentes mundos e territórios dos mestres e mestras aqui apresentados.

Ao adentrar nos terreiros, casas e oficinas dos Mestres e Mestras, Samuel capta através do seu olhar fragmentos desse tempo ancestral, nos encontros permeados pelos saberes e encantarias que carregam e transmitem, por meio da sensibilidade do fotógrafo que a cada contato se renova em alegria e encantamento pelas belezas que os Mestres e Mestras emanam no vale da Chapada do Araripe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário mais seu nome completo e localidade! Sua interação é muito importante!