Jornalista Lucélia Muniz
Ubuntu Notícias, 21 de novembro de 2024
@luceliamuniz_09 @ubuntunoticias @peluis_plf
Com Informações dos estudantes do 3ºA –
Vanessa Alves e Andrei Gonçalves; do 3º B – Laura Vitoria e Cezar Cordeiro; e
do 3ºD – Maria Eloisa e Rafaela Pires da EEMTI Padre Luís Filgueiras
Na quinta-feira, 14, aconteceu na EEMTI Padre Luís Filgueiras, a 1ª Mostra de NTPPS das turmas dos 3º anos. NTPPS é a sigla para Núcleo de Trabalho, Pesquisa e Práticas Sociais, um componente curricular da rede pública de ensino do Ceará. Na referida unidade de ensino, o componente curricular é ministrado pela Professora Lucimar Macedo.
A mostra acontece com a culminância de um trabalho de pesquisa, após orientações dadas pela professora para que seja desenvolvido um trabalho nos moldes científicos. Este é organizado em um banner com as seguintes informações: título, nome dos autores, professor(a) orientador(a), introdução, contextualização, objetivos, referencial teórico, metodologia, anexos, análise de resultados, considerações finais, referências bibliográficas.
Os autores do trabalho científico são estudantes divididos em equipes de no máximo 06 alunos. E, a pesquisa foi desenvolvida por estes durante quatro (04) meses, sendo os temas abordados no macrocampo – Mundo do Trabalho.
E daí surgiram muitos títulos, a exemplo de - A invisibilidade do trabalho de limpeza realizada pelos garis no município de Nova Olinda; A relevância da exploração da pedra cariri para Nova Olinda-CE, em 2024 com a população que desenvolve o trabalho com o material; Mudanças na agricultura de Nova Olinda e seus impactos na comunidade local; A desvalorização do trabalho de cuidado na cidade de Nova Olinda-CE; O funcionamento do trabalho dos mototáxistas, nos dias atuais, na zona urbana de Nova Olinda-CE; O papel da StarGesso Industrial na construção civil x consequências ambientais para a sociedade nova-olindense na atualidade; dentre outros.
Durante a pesquisa, os estudantes recorrem as orientações de um(a) professor(a) para a definição do trabalho. Os professores orientadores são da própria instituição de ensino e são convidados pelos estudantes mediante uma carta-convite. Muitos se voluntariam, como – Messias Pereira, Lucimar Macedo, Belarmino Albuquerque, Nicolau Neto, Nathanael Alex e outros profissionais.
“Foi muita pressão devido as avaliações como ENEM e SPAECE e ainda desenvolver a pesquisa de NTPPS”, ressalta Laura Vitoria, 3º ano B. Para o estudante Andrei Gonçalves, 3ºA, o desafio ainda é o trabalho em equipe, limitando o protagonismo. Já para a estudante, Vanessa Alves, 3ºA, deveria se focar mais nas avaliações externas como SPAECE, ENEM e SAEB.
Os trabalhos foram
organizados na quadra escolar e as demais turmas, 1º e 2º anos, fizeram uma
visita guiada na companhia dos professores para conferir as apresentações dos
trabalhos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário mais seu nome completo e localidade! Sua interação é muito importante!