07/09/2024

Roda de conversa: ‘Jornal digital: ética de cunho artístico e literário, no âmbito da escrita’ | NOVA OLINDA-CE

Jornalista Lucélia Muniz

Ubuntu Notícias, 07 de setembro de 2024

@luceliamuniz_09     @ubuntunoticias    @lu.dafranca

Na sexta-feira, 6, às 10h, estive na EEEP Wellington Belém de Figueiredo como convidada para palestrar numa roda de conversa com o tema: ‘Jornal digital: ética de cunho artístico e literário, no âmbito da escrita’. O convite veio através da Professora Luciana França do Centro de Multimeios/Biblioteca da referida instituição de ensino. O público alvo foram os estudantes multiplicadores do Jornal Escolar Literatura em Foco – um projeto desenvolvido mensalmente pelos estudantes e pela professora.

Na ocasião, conversei com os estudantes Olavo e Franciele Gonçalves do Curso Técnico em Agronegócio; Alany Rodrigues, Alisson Alves, Isabella Luiz, Luana Alves do Curso Técnico em Finanças; Annaclara Lima do Curso Técnico em Edificações; Ranielle Pereira, Sthefany Santos do Curso Técnico em Informática – estes compõem a equipe do Jornal Escolar da EEEP Wellington Belém de Figueiredo sob a orientação da Professora Luciana França. 

No momento da roda de conversa também fui acolhida pela Secretária Escolar Sonia Duarte e Katia Rodrigues.

Durante a roda de conversa falei sobre os desafios de enquanto mulher negra estar num universo composto pela maioria masculina e a importância da representatividade como incentivo a participação de mais mulheres nos espaços da mídia, a exemplo do jornalismo. Destaquei a importância de se pensar nos elementos que compõem a logomarca de um jornal, bem como, a identidade visual.

Também destaquei a importância da escolha do nome de um jornal como da palavra UBUNTU denominação dada a este portal de comunicação, sua origem, significado, da filosofia africana, da importância do coletivo ao invés do individualismo.

Em seguida falei sobre os 10 municípios do Cariri Oeste e das minhas fontes para conseguir dá mais visibilidade as ações de cunho cultural, educacional e social de cada um destes. E, a partir da definição de ‘Ética’, enunciamos ações, condutas, posturas a partir do questionamento: ‘Posso, mas não Devo!’

Ainda ressaltei elementos essenciais relacionados a acessibilidade como a linguagem dos sinais, Libras, e a autodescrição (ação de descrever-se a si mesmo, apresentando as características mais marcantes, como altura, cor de pele, cabelo, roupas, entre outras) de cada pessoa ao iniciar uma apresentação, seja num vídeo, seja num evento.

Conversamos também sobre a criação de um quadro ou série, onde o leitor possa ter a expectativa para acompanhar o jornal. Falei do quadro ‘Café com Cultura’ veiculado no Ubuntu Notícias e conheci o ‘Carta ao Leitor’, escrito por um estudante, veiculado no Jornal Escolar da EEEP Wellington Belém de Figueiredo.

Ao concluir minha fala pude ouvir as experiências dos estudantes sobre leitura, filmes, textos, poesias e a importância do escrever para comunicar, para tocar o leitor, para compartilhar momentos de nossa vida.

Falei sobre a escrita, revisão de textos, direitos autorais de imagens e me encantei com cada relato dado pelos estudantes que já fazem a diferença com o projeto do Jornal Escolar Literatura em Foco.

A nossa conversa foi regada ao bom café com salgados, recebi flores e mimos. Aos estudantes foram entregues mimos e sorteados dois livros onde em um destes compartilho uma poesia e a Professora Luciana também... Num mimo que levei para distribuir, coloquei a seguinte frase: “Sem conhecimento e sem comunicação não há humanização”.

Conclui a minha fala com a frase: ‘A Cultura é o maior Patrimônio de uma Sociedade’. Espero ter contribuído com este projeto maravilhoso e vale ressaltar que estou na 23ª Edição do Jornal Escolar Literatura em Foco! Gratidão pelo encontro, pela partilha do conhecimento! Foi uma honra!

Sobre Lucélia Muniz da França

Jornalista – Administradora do Portal de Comunicação Ubuntu Notícias; Escritora; Cadeira 35 da Academia de Letras do Brasil/Seccional Regional Araripe-CE; Professora na EEMTI Padre Luís Filgueiras de Nova Olinda-CE. Bacharel em Ciências Econômicas com habilitação para o ensino da Matemática pela Universidade Regional do Cariri-URCA. Especialização em Matemática e Física pela Faculdade de Juazeiro do Norte-FJN; Especialização em Gestão de Negócios e Marketing pela UNIASSELVI-Centro Universitário Leonardo da Vinci.

0 comments:

Postar um comentário

Deixe seu comentário mais seu nome completo e localidade! Sua interação é muito importante!