03/08/2024

Nota de Pesar aos familiares e amigos do Confrade Manoel José Conchinha | BRASIL

Jornalista Lucélia Muniz – Reg 0004886/CE

Ubuntu Notícias, 03 de agosto de 2024

@luceliamuniz_09     @ubuntunoticias

Manoel José Conchinha tem nacionalidade portuguesa e era casado com a Escritora Apolônia Gastaldi. Residia no município de Ibirama, Alto Vale, Santa Catarina. Diretor Global de Expansão Internacional da ALB e Embaixador da ALB para o Continente Africano. Seu maior sonho, poder contribuir, por meio da Literatura, enquanto instrumento de transformação social, para com O FIM DA FOME NO MUNDO, alinhado com os sublimes ideais e filosofia Humanitária da ALB - Academia de Letras do Brasil 'Da Ordem de Platão'.

O escritor, IMORTAL, Manoel Jose Conchinha, em seus últimos dias de vida, ao assumir funções de Gestão Internacional nos quadros da ALB, concedeu-nos entrevista, oferecendo-nos um verdadeiro dossiê com 42 páginas escritas, partilhando também com outros jornalistas, no Brasil, tratando sobre assuntos diversos, alguns muito complexos, dentre os quais, suas experiências e observações sobre bons, maus, fiéis, infiéis, justos, injustos, confiáveis e inconfiáveis gestores de literatura, suas vaidades e traições.

Elogiou, em Santa Catarina, as personalidades justas e honestas dos escritores Marcos Welter (ALB Brusque); Valmir (ALB Ibirama); Maria Teresinha (ALB Brusque); Lorena Zago (ALB Presidente Getúlio), Valdir Mendes (ALB Florianópolis). Vendo ainda, nas dezenas de gestores e escritores das ALB's do Alto Vale de Santa Catarina, o berço vivo, crítico e dinâmico da filosofia 'pura' da ALB 'Da Ordem de Platão' fundada, nacional e internacionalmente, pelo escritor, especialista em Pesquisa Científica, Mestre em Relações Internacionais e Cientista Educacional, Mário Carabajal, sob princípios humanos, de honestidade e responsabilidade social, onde a literatura assume protagonismo nas pessoas daqueles que à produzem, no Brasil e no Mundo, como instrumento concreto de profundas transformações. Não entendida por alguns, amada, no entanto, por todos, fundada em 2001, a ALB reúne os escritores de todos os Estados do Brasil e Continentes. Extensões como ALBSC, segundo o Imortal Manoel José, têm se unidos, seus Membros e pensadores mais críticos e justos, entorno da "Ordem de Platão 'De Carabajal'". Precursor I da Literatura Ativa no Brasil; uma cultura literária menos telúrica e mais comprometida com as problematizações humanas, sociais, políticas e naturais.

Pouco a pouco, aprofundaremos em liberação público-jornalística, de outras partes do "Dossiê Conchinha aelebeano" como passaremos a chamar este conjunto de informações, de tão nobre fonte.

O escritor Manoel José, 80 anos, falecido na sexta-feira (02), foi Deputado Presidente durante 04 anos nas comunidades da Alemanha e Holanda. Coordenou uma parte da comunidade de Timor, quando da sua independência... Amenizando a miséria e a fome que atingia na época aquele novo país.

Sinceros votos de pesares aos familiares, amigos, leitores, Confrades e Confreiras da família de literatura, formada no Brasil e no Mundo, sob a sigla máxima da ALB - Academia de Letras do Brasil 'Da Ordem de Platão'.

Conforme informações do Prof. Dr. Mário Carabajal – Presidente Global da ALB

O escritor, Dr. Marcos Eugênio Welter, Vice-Presidente Global, representará oficialmente a ALB, neste sábado (03), em Ibirama, Santa Catarina, Brasil, na 'Cerimônia de Despedida' ao Imortal Manoel José Conchinha - Diretor de Expansão Internacional da ALB e Embaixador para o Continente Africano.

Governos de Portugal, Alemanha e Holanda, onde atuou em vida o nobre Imortal, receberão indicações oficiais da Presidência da ALB, para que possam homenagear o falecido, com indicações de seu nome, para Bibliotecas, Casas de Cultura, Avenidas, Ruas, Praças... Mantendo vivo e Imortal, o nome do escritor português, o qual faleceu com as mãos estendidas à ALB. O governo de Ibirama, na pessoa de seu Prefeito, receberá indicação para inaugurar a Rua dos Imortais, sendo a mesma inaugurada com estátua em Bronze, sob a sigla ALB, do Imortal falecido.

Concurso literário sobre a vida e obra do escritor Manoel José Conchinha, abre-se no dia de sua despedida, neste 03 de agosto, sob comissão a ser nomeada, premiação e regulamentos divulgados.

0 comments:

Postar um comentário

Deixe seu comentário mais seu nome completo e localidade! Sua interação é muito importante!