16/08/2024

Estudantes da EEMTI Padre Luís Filgueiras recebem Certificado de Honra ao Mérito Acadêmico pelo desempenho no II Bimestre de 2024 | NOVA OLINDA-CE

Jornalista Lucélia Muniz

Ubuntu Notícias, 16 de agosto de 2024

@luceliamuniz_09     @ubuntunoticias    @peluis_plf

A ação denominada ‘Farol de desempenho acadêmico’, é realizada bimestralmente e os resultados acadêmicos gerais dos estudantes (infrequência e rendimento), gerados pela Sala de Situação, são compartilhados com cada turma. É um momento muito esperado pelos estudantes, em que todos participam ativamente da reflexão sobre os dados apresentados e se percebem como parte importante em todo o processo.

Após esse momento, é realizada a Premiação do Desempenho Acadêmico, em que são premiados os três primeiros colocados no ranking das médias gerais - por turma; turma com menor índice de infrequência - por série; e estudantes que se destacaram por frequência, participação.

A premiação antecede a pactuação de metas individuais e por turma para o período seguinte, realizada pelos Professores Diretores de Turma. Essa ação nasceu do desejo de fomentar corresponsabilização dos estudantes quanto ao desempenho escolar de cada um.

Anteriormente, a apresentação e reflexão sobre os resultados estava limitada ao grupo de professores, gestores e era apresentada nas reuniões com os pais e responsáveis, deixando de fora os estudantes, que são agentes primordiais dentro do processo. Com isso, havia pouco ou nenhum reconhecimento da importância do empenho de cada um na melhora dos resultados individuais e, consequentemente, dos resultados gerais da escola.

Para que a ação alcance os resultados esperados, é necessário o empenho de gestores e docentes, uma vez que é necessário o acompanhamento dos registros e que estes sejam realizados dentro dos prazos esperados. Além disso, a participação dos Diretores de Turma no estudo das metas projetadas para cada turma e as metas individuais de cada estudante. Nesse ponto, acontecem atendimentos individuais com os estudantes que se encontram em situação mais crítica em relação a infrequência, rendimento ou em ambos.

Os estudantes se sentem parte do processo e passam a compreender a importância do empenho de cada um e, consequentemente, de suas turmas, para que a escola alcance as metas projetadas.

0 comments:

Postar um comentário

Deixe seu comentário mais seu nome completo e localidade! Sua interação é muito importante!