18/07/2024

Visite o Museu da Memória Histórica Santanense | SANTANA DO CARIRI-CE

Jornalista Lucélia Muniz – Reg 0004886/CE

Ubuntu Notícias, 18 de julho de 2024

@luceliamuniz_09     @ubuntunoticias    @sandro.cidrao

“Uma viagem pela Cultura, História e Memória do povo santanense e da região”

Na manhã da quarta-feira (17), estive visitando o Museu da Memória Histórica Santanense localizado à Rua Duque de Caxias, 420, no Centro do município de Santana do Cariri-CE. O espaço cultural tem curadoria do Professor, Historiador e Escritor – Raimundo Sandro Cidrão. Este é um grande culturalista e representa o município de Santana do Cariri na Academia de Letras do Brasil/Seccional Regional Araripe-CE onde ocupa a Cadeira 12, tendo como Patrona a 1ª prefeita de Santana do Cariri, a Senhora Generosa Amélia da Cruz.

O museu conta com Coleções de Iconografia, Literatura, Saberes e Fazeres, Imagem e Som, Arte Sagra e Pinacoteca e foi fundado no ano de 2013 numa iniciativa do Senhor Sandro Cidrão e família – sua esposa, a Senhora Maria Selma da Silva Cidrão; e as filhas – Ana Elís Silva Cidrão e Ana Perla Silva Cidrão. Acontece como um projeto idealizado e mantido de forma voluntária pela referida família.

Para mim, enquanto visitante, a história do museu já começa pela sua sede – a casa que pertencia aos pais de Sandro Cidrão. A casa foi uma aquisição de seus pais na década de 1970. Sandro é filho do Senhor Antonio Almenir Cidrão muito conhecido pela sua religiosidade, a pessoa que “tirava as renovações” em sua comunidade numa época em que as missas eram celebradas em latim; e filho da Senhora Maria da Silva Cidrão, artesã.

Sandro me falou que a ideia de se fundar o museu surgiu depois de ter realizado uma grande exposição sobre a história e a cultura do município de Santana do Cariri. Parte do acervo do museu é formado por utensílios, móveis, imagens sagras, objetos que pertenceram a seus pais. Outra curiosidade sobre o acervo é que Sandro Cidrão sempre esteve atento na preservação de muitas peças, hoje expostas no museu. E isso acontece desde relíquias da menina Benigna, jornais da época da Lei Áurea e da Proclamação da República.

O que para muitos poderia ser descartado, para Sandro Cidrão era História e Cultura e assim ele resgatou muitas peças importantes do museu, preservando a história local e regional.

Dentre as personalidades apresentadas no museu, estão duas Patronas da Academia de Letras do Brasil/Seccional Regional Araripe-CE – a Senhora Generosa Amélia da Cruz e a Senhora Maria Eurenice Coelho (Madrinha da Farmácia).

Outra personalidade marcante é o Padre Cristiano Coelho que viveu seus últimos 38 anos como pároco no município de Santana do Cariri. E foi conterrâneo da menina Benigna estando diretamente ligado a história da beata.

E também Antonio Jeremias Pereira, líder político na emancipação de Nova Olinda. Em Santana do Cariri foi vereador e prefeito.

Saí do museu com uma sensação de viagem no tempo, pois suas peças, sua história é a nossa história, a história que remete aos nossos costumes, aos nossos antepassados, e muito do que vivemos na infância. Do que aprendemos com os nossos pais sobre a nossa família!

Para fazer uma Visita ao Museu da Memória Histórica Santana entre em contato e agende:

(88) 9 9633 3099 (WhatsApp)  

0 comments:

Postar um comentário

Deixe seu comentário mais seu nome completo e localidade! Sua interação é muito importante!