15/07/2024

Rota turística em desenvolvimento busca divulgar e resgatar a memória da heroína Bárbara de Alencar | CAMPOS SALES-CE

Jornalista Lucélia Muniz – Reg 0004886/CE

Ubuntu Notícias, 15 de julho de 2024

@luceliamuniz_09     @ubuntunoticias    @eceibarbara

Com Informações da Estação de Cultura Ecopedagógica e Instituto Bárbara de Alencar-Eceibarbara

“Lute como uma Bárbara”

Semana passada entrei em contato com a Raimundinha Feitoza, biógrafa de Bárbara de Alencar, sua Patrona na Academia de Letras do Brasil/Seccional Regional Araripe-CE. E também falei com a Magnólia Arrais uma das idealizadoras da Estação de Cultura Ecopedagógica e Instituto Bárbara de Alencar localizada no município de Campos Sales-CE.

É no referido município onde repousam os restos mortais da heroína Bárbara de Alencar na Capela de Nossa Senhora do Rosário no Distrito Itaguá. No dia 28 de junho, estas participaram de uma audiência pública no Centro Cultural do Cariri, em comemoração ao bicentenário da Confederação do Equador, que tem a frente uma comissão do Senado Federal. Bárbara de Alencar juntamente com seus filhos, José Martiniano e Tristão Gonçalves, participaram de forma direta desse grande movimento revolucionário.
A Eceibarbara, levou a proposta da Rota Turística Caminhos de Bárbara, onde se conta com a participação dos estados de Pernambuco, Ceará e Piauí, refazendo os passos de Bárbara.

“A Rota turística em desenvolvimento busca divulgar e resgatar a memória de um ícone feminino da luta nordestina na luta pela República, abrangendo Ceará, Piauí e Pernambuco”.

Especialistas e pesquisadores trabalham para manter vivo o legado deixado por Bárbara, por meio do projeto “Caminhos de Bárbara”, que consiste na criação de uma rota turística elaborada para revisitar os locais mais emblemáticos da vida dela.

Segundo Magnólia Arrais, professora e diretora da Estação de Cultura Ecopedagógica e Instituto Bárbara de Alencar, a ideia teve iniciou ainda na pandemia do Covid-19, quando foram realizadas rodas de conversas no distrito de Itaguá, resgatando o legado deixado pela figura que dá nome ao Instituto. A professora aposentada e historiadora Raimundinha Feitoza, também atuante na criação do projeto “Caminhos de Bárbara”, afirma ser necessário entender a importância da revolucionária.

A mobilização vem se popularizando junto a muitas lideranças políticas como Izolda Cela, De Assis Diniz, da Vice-governadora Jade Romero, Onélia Santana, Cid Gomes, Camilo Santana, por exemplo.

0 comments:

Postar um comentário

Deixe seu comentário mais seu nome completo e localidade! Sua interação é muito importante!