05/07/2024

Nova-olindense, Artur Matos, participa de publicação de trabalho sobre o uso medicinal do juazeiro | NOVA OLINDA-CE

Jornalista Lucélia Muniz – Reg 0004886/CE

Ubuntu Notícias, 05 de julho de 2024

@luceliamuniz_09     @ubuntunoticias     @arthurmatosc_

Artur Matos Cordeiro é graduando em Odontologia pelo Centro Universitário Dr Leão Sampaio de Juazeiro do Norte-CE e participou da publicação de um trabalho na Revista Contribuciones a Las Ciencias Sociales. O tema abordado foi “Perfil fitoquímico e avaliação da eficácia antimicrobiana do extrato do pó de Ziziphus joazeiro Mart. sobre o controle do biofilme e da cárie dentária.”

A Revista Contribuciones a Las Ciencias Sociales (ISSN: 1988-7833), é uma revista acadêmica multidisciplinar que tem como missão publicar e divulgar pesquisas que tragam reflexões que apresentem contribuições originais, de natureza teórica ou empírica, difundindo o conhecimento em diversas áreas.

Conforme as informações do trabalho de pesquisa:

O juazeiro ou simplesmente juá como é mais conhecido de nome científico Ziziphus joazeiro Mart. é uma planta endêmica da caatinga explorada pelo homem sendo notório o valor terapêutico nas práticas medicinais. É extraído a partir da casca da árvore e substituído pelo creme dental convencional, na escovação.

O uso de plantas medicinais como forma terapêutica é manifestado desde os primórdios em diferentes classes sociais, culturas e diferentes povos. O estudo teve como objetivo avaliar o perfil químico e eficácia antimicrobiana do pó de Ziziphus joazeiro Mart. sobre o controle do biofilme e Streptococcus mutans.

Numa das citações do trabalho é destacado como os estudos etnobotânicos estão relacionados as atividades farmacológicas das plantas, sendo este fomentado pelo costume popular da utilização de plantas fitoterápicas para a melhora de diversos sintomas, doenças e higiene.

Outro aspecto relevante abordado é sobre a democratização ao acesso a medicamentos farmacológicos e redes de atenção à saúde em determinadas regiões. Recursos ainda escassos em determinadas regiões, principalmente para pessoas em situação de vulnerabilidade social e sem acesso a informação. Daí a relevância do método fitoterápico como um dos meios para a solução de alguns problemas.

No Brasil, o uso das chamadas “ervas curandeiras” está cada vez mais em ascensão, pelas suas propriedades farmacológicas e o acesso da população.

0 comments:

Postar um comentário

Deixe seu comentário mais seu nome completo e localidade! Sua interação é muito importante!