04/07/2024

Mestre Espedito Seleiro participa do Encontro Funarte Rede das Artes: da Retomada à Política Nacional das Artes | RIO DE JANEIRO-RJ

Jornalista Lucélia Muniz – Reg 0004886/CE

Ubuntu Notícias, 04 de julho de 2024

@luceliamuniz_09     @ubuntunoticias    @espeditoseleirooficial

E na manhã desta quinta-feira (04), o Mestre Espedito Seleiro e a Irenilda Seleiro participam do Encontro Funarte Rede das Artes: da Retomada à Política Nacional das Artes no Rio de Janeiro.

A Fundação Nacional de Artes e o Ministério da Cultura, na presença da Ministra Margareth Menezes e a presidenta da Funarte Maria Marighella, divulgam o resultado do Funarte Rede das Redes - Programa de Difusão Nacional, formado por um conjunto de cinco editais. São iniciativas bem-sucedidas da história da Funarte, que permanecem vivas na memória coletiva.

Seus nomes também celebram e homenageiam personalidades reconhecidas por suas trajetórias de dedicação às artes brasileiras: Carequinha, no Circo; Klauss Vianna, na Dança; Marcantonio Vilaça, nas Artes Visuais; Myriam Muniz, no Teatro; e Pixinguinha, na Música. Como desdobramento do programa, também é anunciada a criação da Plataforma Funarte Rede das Artes, uma tecnologia virtual de integração entre agentes, espaços artísticos e o público.

O encontro também faz homenagem às 50 mestras e mestres das artes brasileiras, reconhecidas pelo Prêmio Funarte Mestras e Mestres das Artes e divulga a criação de um fórum entre Funarte e gestores dos 26 estados brasileiros e o Distrito Federal que realizarão junto ao Observatório de Economia Criativa da Bahia (OBEC-BA), será realizada uma pesquisa profunda sobre o fomento às artes. O estudo irá contribuir para a construção de diretrizes da Política Nacional das Artes, uma demanda histórica do setor cultural que está em pleno processo de criação no âmbito do MinC, sob a coordenação da Funarte.

E na abertura da exposição Nóis Morre, As Coisa Fica” em Celebração aos 40 anos da Sala do Artista Popular logo mais às 17h, teremos a presença da Ministra da Cultura, Margareth Menezes, do Presidente do Iphan, Leandro Grass e da Presidenta da Funarte, Maria Marighella. E ainda alguns dos mestres das artes premiados pela Funarte como Espedito Seleiro, Zé Diabo, Lia de Itamaracá e Nei Lopes!

0 comments:

Postar um comentário

Deixe seu comentário mais seu nome completo e localidade! Sua interação é muito importante!