03/07/2024

Convidando todos a votarem no fotógrafo nova-olindense, Samuel Macedo, que está concorrendo ao Prêmio PIPA 2024 | NOVA OLINDA-CE

Jornalista Lucélia Muniz – Reg 0004886/CE

Ubuntu Notícias, 03 de julho de 2024

@luceliamuniz_09     @ubuntunoticias    @samuelmacedo_fotografo

O PIPA Online é a categoria do Prêmio que acontece inteiramente na internet, e cuja participação é opcional para todos os artistas da edição vigente. Este ano, 50 dos 62 artistas fazem parte da votação. Assim como nas edições anteriores, o PIPA Online acontece em dois turnos. No primeiro turno é necessário votar em, no mínimo, três artistas, para que  haja um engajamento maior do público.

O 1º turno acontece entre os dias 01 e 07 de julho. Os artistas que conseguirem mais de 500 votos nessa primeira etapa serão classificados para o 2º turno, que vai de 15 a 21 de julho. Ao final do primeiro turno, todos os votos são zerados e a contagem começa novamente no início do segundo turno.

Os vencedores do PIPA Online 2024 serão os dois artistas que receberem o maior número de votos em sua página ao final do segundo turno e cada um receberá uma doação de R$ 5.000,00.

Vote em:

https://www.premiopipa.com/samuel-macedo/

Participante do Prêmio PIPA 2024

Fotógrafo e viajante, Samuel Macedo é um cearense do mundo. Ainda menino descobriu sua fascinação pela imagem por meio de seu avô, inventor nato de traquitanas fantásticas que, em sua oficina, gestou a primeira câmera de Samuel, uma pin hole. Sua formação teve início na Fundação Casa Grande – Memorial do Homem Kariri, mas foi observando os muitos personagens que povoam seu território e andando nas margens que aprendeu a flagrar o etnográfico e o poético, percebendo em traços e gestos narrativas das gentes do Brasil a fora. 

Em 2023, inaugurou sua primeira exposição individual, Encantarias Cariri. Com retratos de mestres e mestras do Cariri cearense, a mostra teve curadoria de Bitú Cassundé e Fabiana Barbosa. Também integrou a mostra Terra em Transe, com curadoria de Diógenes Moura. As produções, ambas expostas no Centro Cultural do Cariri Sérvulo Esmeraldo, apresentaram, respectivamente, o ofício e a vida de detentores de saberes da região e a manifestação do reisado de caretas, tema no qual tem se aprofundado em sua obra.

Por mais de cinco anos, Samuel visitou as regiões do país com o projeto Infâncias, criado pelas jornalistas Gabriela Romeu e Marlene Peret, que possibilitou intercâmbios entre crianças de distintas realidades – urbanas, ribeirinhas, quilombolas e indígenas. Como desdobramento do trabalho, foi produzido o livro Terra de Cabinha, vencedor do prêmio Jabuti 2017, e o curta Meninos e Reis, premiado como melhor documentário pela Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis em 2016.

Registrando as expressões musicais da cultura popular pelo Brasil, Samuel também integra o projeto Mestres Navegantes desde 2011, idealizado por Betão Aguiar. Na oportunidade vem gerando um amplo acervo de imagens e registros audiovisuais. Atualmente, a iniciativa é considerada um dos maiores acervos artísticos da cultura popular brasileira.

0 comments:

Postar um comentário

Deixe seu comentário mais seu nome completo e localidade! Sua interação é muito importante!