Jornalista
Lucélia Muniz – Reg 0004886/CE
Ubuntu
Notícias, 28 de julho de 2024
@luceliamuniz_09 @ubuntunoticias
Em 01 de Janeiro de 2025 a ALB 'Da Ordem de Platão' completará 25 anos, dedicados à difusão de 11 pontos essenciais da filosofia e organização institucional de fundação que a norteiam, sendo a ALB, resumidamente:
1. Aberta para todo escritor brasileiro, sem número máximo de Cadeiras nas Seccionais.
2. Não se exige taxas de adesão ou cobranças de taxas mensais e ou anuidades dos Membros.
Shows; feiras de livros bairro a bairro semanais; palestras, com ingressos a preços mínimos nas áreas de interesses, formações e domínios dos Membros; teatro; livrarias; ofertas de cursos livres estruturados pelos Membros; publicação periódica de Jornal 'físico' e Revista 'física' da ALB nos municípios, com venda de espaços publicitários - como exemplo: JORNAL FOLHA DO ARARIPE - JORNAL FOLHA DE NOVA OLINDA - JORNAL FOLHA DE PORTO SEGURO - FOLHA DE CAMPOS DOS GOYTACAZES...; organização institucional de publicações de livros de interesses dos municípios - nas áreas de 'história e educação' podem ser comercializados com os municípios e os recursos administrados pelas Seccionais, oferecendo-se retornos financeiros aos 'Membros co-autores' e suprirem as necessidades de recursos das Seccionais... Isto, entre outras iniciativas pro-ativas de ALB's empreendedoras - sem quaisquer ofertas ou destinação de percentuais sobre arrecadações às Presidências ou Seccionais Estaduais e Organização Nacional.
Cem por cento (100%) dos recursos gerados nas Seccionais são destinados aos Membros, construção e manutenção física das sedes, projetos gratuitos de retornos à sociedade e reinvestimentos na Seccional.
3. Patronos de Cadeiras, se fazem aqueles cidadãos, falecidos, do próprio município sede da ALB ou do município de origem dos Membros, com relevantes contribuições sobretudo LITERÁRIAS. Na falta de escritores locais, falecidos, elejam-se Patronos: professores, humanistas, políticos 'honestos não extremistas', religiosos 'ponderados', empresários, jornalistas, médicos(as) ou cientistas... Sempre e necessariamente, com estreitas relações com a Literatura...
A ALB objetiva trazer para a IMORTALIDADE, como Patronos, novos nomes, com novas histórias de contribuições sócio-evolutivas. Havendo Membros da Seccional Municipal falecidos, fazem-se estes, seus nomes, prioritários à assumirem a condição de Patronos das Cadeiras ocupadas em vida. Uma mesma Cadeira pode contar com mais de um Patrono, dependente do número de escritores ocupantes 'da mesma' falecidos. Grandes nomes da Literatura brasileira, como Machado de Assis, Castro Alves, Olavo Bilac, Tobias Pinheiro, Josué Montello, entre outros(as) são merecidamente homenageados todos os dias, por centenas de instituições. A ALB propõe-se à descoberta e visibilidade de novos nomes, trazendo-os também para o cenário histórico brasileiro.
4. A ALB - Academia de Letras do Brasil 'Da Ordem de Platão' não adota, em suas bases de fundação, os modelos da Academia Francesa e Academia Brasileira de Letras. Busca, isto sim, enquanto bases filosóficas, a Ordem de Platão, em suas fontes e origens.
5. Constitui-se a ALB, por assumir a Ordem de Platão, em Organização Literária Mundial Politicamente Ativa - única instituição cultural Brasileira politicamente ativa.
6. Obras humanistas, crítico-construtivas e de proposições científicas, populares e ficcionais de resoluções de problematizações nacionais e internacionais, humanas e naturais, ocupam lugar privilegiado nos ideais filosóficos e sublimes fins de criação da ALB.
7. A Coletânea IMORTAIS, publicada anualmente em parceria com a Editora Alternativa de Porto Alegre, constitui-se na Obra de referência nacional de publicação conjunta dos escritores Membros da ALB - Academia de Letras do Brasil ‘Da Ordem de Platão’.
8. Todo Membro da ALB pode indicar diretamente à Presidência Nacional, novos Membros. Ainda, propor-se organizar e instalar novas Seccionais microrregionais ou municipais ou, indicar escritores com perfis à gestão de novas Seccionais, no Brasil e Internacionais.
9. Os escritores Membros da ALB 'Da Ordem de Platão, o são, incondicionalmente, vitalícios, não havendo instâncias contrárias.
10. Compete sobretudo aos Membros, sensibilidade, para eleger seus Presidentes Municipais, sob bases de competência para gerenciar os interesses conjuntos do colegiado acadêmico. Em especial e particular, deve o Presidente demonstrar competência de gestão e empreendorismo altruísta, administrando os interesses financeiros do sodalício para o coletivo, jamais em causa própria, sejam estes oriundos de valores de participação dos Membros e Convidados em Coletâneas institucionais, sob a sigla ALB, ou, reunidos por outros meios e iniciativas amplamente aprovada e auditada pela Diretoria, Conselho Superior da ALB local ou microrregional, com aquiescência deliberativa por relatoria com aprovação de maioria absoluta do colegiado acadêmico.
11. Presidentes Estaduais da ALB não são eleitos, fazendo-se por indicação da Presidência Nacional, constituindo-se em Cargos de Confiança, com confirmações ou renovações bianuais - podendo constar em lista única ou tríplice apontados pelo colegiado estadual para deliberação de confirmação ou escolha pela Presidência Nacional.
IMPORTANTE
A ALB 'Da Ordem de Platão' não comercializa, títulos, diplomas, méritos, medalhas, comendas, fardões, togas, pelerines ou promove arrecadações de recursos por doações populares, cobranças de mensalidades ou anuidades, de seus Membros, em as suas amplas instâncias organizacionais.
Escritores que sintam-se desconfortáveis em suas Seccionais Municipais, Regionais e Estaduais, ou não consigam agendar suas diplomações e ou por deliberada opção, podem entrar no Site Oficial da ALB, no mês de outubro de cada ano, para 'requerer' o direito assegurado a todo 'comprovado escritor brasileiro' de se fazer Membro Vitalício da ALB - Academia de Letras do Brasil 'Da Ordem de Platão, sem quaisquer custos financeiros à diplomação ou à posteriori. Instância está, disponível anualmente, no mês de outubro.
Orientações locais ou evoluções de Seccionais Estaduais, Regionais e Municipais, divergentes às bases filosóficas e organizacionais de princípios fundamentais de instalação e gestão da sigla ALB, no Brasil e países onde constem Seccionais Internacionais, devem ser revistas, ainda que estatutariamente, à harmônica contextualização de diretrizes expansionais de ideais nacionais e internacionais, sob bases regionais de realidades locais do sonho sob a sigla ALB - Academia de Letras do Brasil 'Da Ordem de Platão'.
Entre outros pontos, estes 11, supra, constituem-se, estratificadamente, nas bases fundamentais de identidade própria da ALB 'Da Ordem de Platão'.
Confrade!
Prof. Dr. Mário Carabajal
Presidente/ALB 'Da Ordem de Platão'
0 comments:
Postar um comentário
Deixe seu comentário mais seu nome completo e localidade! Sua interação é muito importante!