07/07/2024

ALB/Araripe-CE realiza a Missa dos Patronos 2024 | CAMPOS SALES-CE

Jornalista Lucélia Muniz – Reg 0004886/CE

Ubuntu Notícias, 07 de julho de 2024

@luceliamuniz_09     @ubuntunoticias     @albararipe

Na manhã do sábado (06), foi realizada em Itaguá no município de Campos Sales-CE, a tradicional Missa dos Patronos. A celebração em memória dos Patronos da Academia de Letras do Brasil/Seccional Regional Araripe-CE foi presidida na capela de Nossa Senhora do Rosário local de repouso de Bárbara de Alencar, uma das Patronas/ALB. A capela de Nossa Senhora do Rosário de Itaguá é uma construção que começou a ser erguida por volta do ano de 1750 e a primeira imagem de Nossa Senhora veio de Portugal, mantida na capela até hoje.

A celebração lembra a memória dos nossos patronos/patronas, sendo estes:

Elizabeth Antão de Oliveira Lima, Euclides Nogueira Santana, Fausta Venâncio David, Noemi de Alencar Arraes, José Pereira Lima, Theodolina Rodrigues Pimentel, Elói Francisco da Silva, Padre Raimundo Araújo Silva, Umbelino Nunes de Alencar, Joaquina Amélia de Sousa, Álvaro José de Sousa, Maria Luiza Leite, Francisca Pio de Oliveira, Generosa Amélia da Cruz, Alexandre Alexandrino de Alencar, José Dalmir Rodrigues, Maria Eurenice Coelho, José Oêmio Timoteo de Arruda, Antônia Teles Barbosa, Antonio Mendes Amorim, Josefa Matos Cordeiro de Carvalho, Maria Emília Barbosa de Alencar, José Alves Batista, Antonio Paulino de Lima, Antonio José de Lira, Euclides Guedes Rodrigues, Antonio Alves Cavalcante, José Júnior Leite, Aurenívia Pacífico da Silva, Antonio Girão Barroso, Alexandre Manuel da Silva, Luzinete Martins de Souza, Antonio Rodrigues dos Santos, Raimundo Luiz Vieira, João Sabino Dantas, Maurício Alves Caldas, Maria Constância da França Muniz, Bárbara Pereira de Alencar, Antonio José dos Santos, Antonia Rosa Ribeiro, Mariano Lima de Carvalho, Enoque Antônio do Nascimento, Francisco Crispim de Melo.

A Academia de Letras do Brasil Seccional Regional Araripe-CE reúne-se, anualmente, através dos seus acadêmicos, familiares e amigos, para lembrar a memória dos seus patronos. Pessoas de reconhecido valor, os quais os acadêmicos escolheram para seguir o exemplo de vida. Esta zelará por esses nomes e pela história de luta e trabalho incansáveis no propósito de desenvolvimento do Cariri Oeste cearense.

A Academia de Letras do Brasil é uma instituição cultural que se destina a defesa da cultura nacional a partir de suas seccionais estaduais, regionais e municipais. A Seccional Regional Araripe-CE congrega dez municípios: Altaneira, Antonina do Norte, Araripe, Assaré, Campos Sales, Nova Olinda, Potengi, Salitre, Santana do Cariri e Tarrafas; e conta com 42 Cadeiras sendo que cada uma delas nomeada por um Patrono.

Na ocasião, foram entregues aos acadêmicos ALB, um QRCode em cerâmica com acesso a biografia de cada patrono/patrona para serem fixados nos seus jazigos. Neste momento já foi deixado fixado na capela o QRCode que dá acesso a biografia de Bárbara de Alencar.

E a Senhora Francisca Pipia Arraes, responsável pela capela de Nossa Senhora do Rosário recebeu uma comenda das mãos dos acadêmicos ALB Campos Sales, reconhecendo a sua valorosa contribuição na preservação e salvaguarda da memória histórica da Capela de Nossa Senhora do Rosário do Distrito de Itaguá, Campos Sales-CE, local de repouso da heroína Bárbara Pereira de Alencar.

Se fizeram presentes a celebração, os acadêmicos: Francisco Adriano de Sousa (Araripe); Francisca Ionete Pereira (Araripe); Linik de Deus Costa Lima (Araripe); Reginaldo de Sousa Venâncio (Altaneira); José Vandir de Araújo Alencar (Araripe); Indra Dias Timóteo (Araripe); Luciana Muniz da França (Nova Olinda); Maria de Fátima Amorim (Araripe); Francisca Andreia Teles B. Nergino (Nova Olinda); Pedro Alves Cavalcante Neto (Campos Sales); Maria Oliveira Lino (Altaneira); Lucélia Muniz da França (Nova Olinda); Raimunda Máximo P. Feitoza Costa (Campos Sales); e Mariano Carvalho (Campos Sales).

“Vou falar do Teu coração

Com ternura nas mãos e na voz

Proclamar que a vida é bem mais

Do que aquilo que o mundo ensina, e cantar

Cantar um canto ensinado por Deus

Com poesia, ensinar nossa fé

Plantar o chão, cultivar o amor

Como poetas que querem sonhar

Pra realizar o que o Mestre ensinou

Viemos cear, restaurar o coração

Fonte de vida no altar a brotar

A nos alimentar”

0 comments:

Postar um comentário

Deixe seu comentário mais seu nome completo e localidade! Sua interação é muito importante!