Jornalista
Lucélia Muniz – Reg 0004886/CE
Ubuntu
Notícias, 18 de junho de 2024
@luceliamuniz_09 @ubuntunoticias
“Plantando ideias, formando pessoas”
Na sexta-feira (14), participei da formação “Oficinas Pedagógicas: Saúde e Meio Ambiente nas Escolas” - espaço de formação continuada que busca contribuir para o professor que trabalha com saúde e meio ambiente na educação. A formação foi realizada no Bairro Inhumas na Casa da Pedra no município de Santana do Cariri-CE.
O Livro “Histórias para Inspirar futuras Cientistas” de autoria de Juliana Krapp e Mel Bonfim com ilustração de Flávia Borges, é dedicado a todas as mulheres que, em qualquer parte do mundo e do tempo, insistiram em fazer perguntas e em duvidar das respostas.
A obra é uma produção da FIOCRUZ e nos apresenta as seguintes cientistas: Alzira Maria Paiva de Almeida; Bertha Lutz; Célia Landmann Szwarcwald; Christina Morais; Euzenir Sarno; Marcia Chame; Margareth Dalcolmo; Maria Cecília de Sousa Minayo; Maria José Von Paumgartten Deane; Marilda de Souza Gonçalves; Miriam Tendler; Nisia Trindade Lima; e Zélia Maria Profeta da Luz.
“O livro Histórias para inspirar futuras cientistas, que chega às nossas mãos, foi preparado com muito cuidado por duas profissionais da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) que pesquisaram biografias e trajetórias de mulheres que vêm fazendo ciência na área da saúde pública. O trabalho de Juliana Krapp e Mel Bonfim tem uma ligação profunda com a história da Fiocruz”, ressalta Dra. Cristina Araripe na apresentação do livro.
Na ocasião, no primeiro dia da oficina, tivemos a oportunidade de conhecer a história da Dra. Alzira Maria Paiva de Almeida, uma das homenageadas no livro. Pernambucana, nascida no município de Palmares em 1943. Esta foi a primeira mulher a integrar a equipe do Plano Piloto de Peste, uma missão científica para enfrentar o aumento do número de casos da doença no Brasil.
Eu, Professora Lucélia Muniz da França, e o Professor Roberto
Wander Aquino Nuvens, lecionamos na EEMTI Padre Luís Filgueiras de Nova
Olinda-CE, participamos da oficina, e recebemos o livro autografado das mãos da
Dra. Alzira Maria Paiva de Almeida. Para a gente, motivo de emoção, uma injeção
de ânimo ao vê-la tão firme em sua missão nos dando uma verdadeira aula de
superação. Que mais mulheres possam nos presentear com suas contribuições na Ciência!
Porque a Ciência Salva Vidas!
Brilhante o seu jornal, Imortal Lucélia Muniz! Gostei muito da profícua matéria que trata sobre o lançamento do livro 'História para inspirar futuras cientistas'. Conheci, a Dra. Alzira Maria Paiva de Almeida e passo a admirá-la. Brilhante autora e produtora de nossa literatura científica, merecedora da nossa indicação à outorga do Prêmio 'Causas Imortais/2024 da ALB Internacional, pela nobreza e repercussão positiva de seus ideais sobre milhões de seres, elevando as ciências do Brasil aos olhos da Comunidade Científica Internacional. Prof. Dr. Mário Carabajal. Presidência Global/ALB.
ResponderExcluir