19/06/2024

Lançamento do Documentário “Fragmentos da Memória de Santana do Cariri” | SANTANA DO CARIRI-CE

Jornalista Lucélia Muniz – Reg 0004886/CE

Ubuntu Notícias, 19 de junho de 2024

@luceliamuniz_09     @ubuntunoticias  @sandro.cidrao

Na noite do sábado (15), assisti o lançamento do Documentário “Fragmentos da Memória de Santana do Cariri”, resultante do projeto “PRESERVARTE”, contemplado pela Lei Paulo Gustavo e que tem como proponente o Historiador e Escritor Raimundo Sandro Cidrão.

Foto - Agência Click

O evento aconteceu nas dependências do Centro Educacional Senhora Santana e contou com a apresentação do cerimonialista, o ator Denir Duarte, que deu um tom de humor ao conduzir o evento, característica marcante de suas atuações e que nos remetem ao próprio Paulo Gustavo.

Foto - Agência Click

E foi com essa leveza e a riqueza cultural proporcionada pelo momento que os presentes conferiram – uma Exposição de Arte e Literária; Apresentação Artística; Visitação ao Espaço Literário Poeta Maranhão, culminando com o lançamento do documentário.

O projeto “PRESERVARTE” – cujo produto final resultou na produção de um documentário intitulado “FRAGMENTOS DA MEMÓRIA DE SANTANA DO CARIRI” foi contemplado pela Lei Paulo Gustavo que visa o apoio a produções audiovisuais, curtas e videoclipes, por meio do Ministério da Cultura e do governo federal, em todo o território brasileiro. No município de Santana do Cariri sob o fomento da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo por meio da prefeitura municipal.

Já na abertura do evento contamos com uma visitação à exposição fotográfica e de artes plásticas intitulada “SANTANA ONTEM E HOJE”, com fotografias antigas, quadros e telas de artistas da terra, com exclusividade os trabalhos de Océlio Alencar, radicado em São Paulo.

E também teve visita às novas dependências do espaço literário Poeta Maranhão e da galeria livraria sebo – mostra literária. Os presentes ainda conferiram a exibição de vídeos antigos, em telão, com momentos diversos, da área educacional, cultural, da religiosidade e da arte, sobre Santana do Cariri, convertidos de fitas VHS e DVD’s para arquivos digitais.

Ao assistir à exibição dos vídeos me deparei com uma fotografia minha junto ao nobre colega da Academia de Letras do Brasil/Seccional Regional Araripe-CE, Sandro Cidrão, em sua posse na referida academia, momento em que participei como convidada e fiz alguns registros fotográficos. Na ocasião eu ainda não compunha o quadro de acadêmicos da ALB/Seccional Regional Araripe-CE.

Assistimos ao número artístico “Exaltação à Chapada do Araripe” com a esquete teatral musical “PULMÃO DO CARIRI” - música de autoria de Sandro Cidrão, teatralizada por artistas da terra. A apresentação contou com a interpretação de Otília Gonçalves, alguns componentes da Sociedade Teatral e de pessoas que integraram o grupo dos bolsistas do projeto - Sidney Paz, Selma Silva, Ramon Sousa, Lígia Nunes, Pantika Moreno e Denir Duarte.

Para composição da mesa de honra foram convidados para dá início ao momento mais formal da cerimônia de lançamento do documentário, o Secretário de Cultura e Turismo do município de Santana do Cariri, Ypsilon Felix; o proponente do documentário, o Historiador e Escritor, Sandro Cidrão; o Presidente da Academia de Letras do Brasil/ Seccional Regional Araripe-CE, o Dr Adriano Sousa; a Professora e apoiadora da Sociedade Teatral santanense, Eliane Brilhante; e a Professora e Escritora Luciana França.

Para a execução do hino do município de Santana do Cariri que tem letra da poetisa Maria Eurenice Coelho e musicado por Irineu Sisnando do Vale, na ocasião, o referido hino foi executado com a interpretação de Otília Gonçalves acompanhada pelo músico violonista Wanderson Laurentino. Já o hino nacional foi apresentado através de um vídeo reflexivo  numa interpretação de Marcus Viana, cujas imagens reforçam a necessidade urgente de preservação do nosso “berço esplêndido”, o Brasil.

O documentário que foi lançado, intitulado “FRAGMENTOS DA MEMÓRIA DE SANTANA DO CARIRI”, tem como objetivo principal não deixar que a memória histórica se perca nas brumas do tempo e está roteirizado com base no rico e diversificado acervo do Museu da Memória Histórica Santanense, criado pelo autor do projeto PRESERVARTE, o Senhor Sandro Cidrão.

A Senhora Monalisa Cidrão realizou a entrega de “kits literários” às instituições ligadas ao livro e à leitura, como contrapartida do projeto espaço literário Poeta Maranhão.

Foto - Agência Click

Para assistir o lançamento do documentário se fizeram presentes os acadêmicos da ALB/Seccional Regional Araripe-CE, Vandir Alencar (Araripe); Dr Adriano Sousa (Araripe), Luciana França (Nova Olinda) e eu – Lucélia Muniz (Nova Olinda). E dentre os presentes a Dra Cristina Araripe e componentes da sua equipe da Fiocruz.

Um comentário:

Deixe seu comentário mais seu nome completo e localidade! Sua interação é muito importante!