16/06/2024

Experiência do Canteiro de Plantas Medicinais da EEMTI Padre Luís Filgueiras | NOVA OLINDA-CE

Jornalista Lucélia Muniz – Reg 0004886/CE

Ubuntu Notícias, 16 de junho de 2024

@luceliamuniz_09     @ubuntunoticias

Na quinta-feira (13), estudantes da Eletiva de Medicina Popular apresentaram a experiência do Canteiro de Plantas Medicinais. O projeto Medicina Popular: a experiência do canteiro de plantas medicinais “Zé Manga” da EEMTI Padre Luís Filgueiras de Nova Olinda-CE/Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação-18ª CREDE acontece como uma ação pedagógica da Unidade Curricular Eletiva Medicina Popular da área de Ciências da Natureza e suas Tecnologias-CNT e conta com a participação de estudantes das turmas de 2º ano.

A relevância do referido projeto está em reconhecer os principais usos e cuidados com as plantas medicinais indicadas pela SESA (Secretaria Estadual de Saúde), bem como associá-las ao conhecimento popular. Ao desenvolver esta prática pedagógica é possível promover o reconhecimento da importância da diversidade cultural cearense e a valorização das expressões da cultura popular tradicional com uma prática aliada ao saber científico.

Como resultado desta ação temos um canteiro com 33 espécies de plantas medicinais mais um catálogo destas com suas propriedades medicinais. O Canteiro Zé Manga é uma homenagem ao auxiliar de serviços gerais que trabalhava em nossa instituição de ensino e veio a óbito no ano 2022. 

A poda destas nos permite o controle do crescimento e utilizar folhas, frutos e sementes para doar aos estudantes, funcionários e comunidade. 

Numa das aulas chegamos a organizar em buquês cerca de 08 destas plantas para realizar a doação. Também retiramos mudas para assim levá-las para o plantio em outras localidades.

Através desta experiência aliamos o saber cientifico ao saber popular. Os cuidados para manter o canteiro de plantas incluem a irrigação, inserção de adubos, retirada das ervas daninhas, cobertura com folhas secas, poda, campanha de arrecadação de mudas e sementes para o plantio, doação, estudo de suas propriedades medicinais, organização em um catálogo com imagens e suas propriedades.

Este ano a Eletiva contou com um manual onde é possível estudar conceitos relacionados a Fitoterapia e sobre o preparo das plantas medicinais: chás, sucos, saladas, xaropes, na refeição. A apresentação desta experiência foi feita pelas estudantes Aryanne Domiciano dos Santos (2ºB), Antonia Izabela Domiciano dos Santos (2ºB) e Maria Lívia Almeida de Sousa (2ºD). Na ocasião foi servido aos visitantes chá de capim santo, cidreira, malva do reino e suco de abacaxi com hortelã.

Quero deixar um agradecimento especial aos estudantes matriculados na eletiva e aos estudantes da EJA- Educação de Jovens e Adultos: Tereza Lisiane, Roseli, Jaqueline, Luana, Irenilda, e Lailson, pela doação de sementes e mudas! 

Gratidão! Agradeço também o apoio do Coordenador Escolar Eduardo, os Professores Alysson e Jardeanny, Gilmar e Ritinha do refeitório que nos auxiliam no preparo das plantas.



0 comments:

Postar um comentário

Deixe seu comentário mais seu nome completo e localidade! Sua interação é muito importante!