26/01/2024

Professoras Gerllanny e Cynara socializam o Projeto QUE HISTÓRIA É ESSA? UMA HISTÓRIA DE RESPEITO na Jornada Pedagógica da Escola Padre Luís Filgueiras | NOVA OLINDA-CE

Jornalista Lucélia Muniz – Reg 0004886/CE

Ubuntu Notícias, 26 de janeiro de 2024

@luceliamuniz_09     @ubuntunoticias

Na quinta-feira (25), segundo dia da Jornada Pedagógica da EEMTI Padre Luís Filgueiras, as professoras Gerllanny e Cynara socializaram o Projeto QUE HISTÓRIA É ESSA? UMA HISTÓRIA DE RESPEITO orientado por estas na EEMTI Adrião do Vale Nuvens de Santana do Cariri-CE. O referido projeto foi o 1º lugar na área de Linguagens na etapa regional do Ceará Científico e representou a CREDE 18 na etapa estadual em Fortaleza-CE.

As professoras Francisca Gerllanny Freire da Cruz e Maria Cynara Gonçalves de Alencar desenvolveram o projeto junto a um grupo de estudantes de uma escola de ensino médio em tempo integral, a Escola Adrião do Vale Nuvens.

O projeto objetivou desenvolver ações de educação antirracista através da contação de histórias, possibilitando o contato e reflexão das crianças acerca da questão racial contribuindo desse modo, para a sensibilização e formação das mesmas com ênfase no respeito à diversidade.

Para a concretização deste, a pesquisa foi realizada com a seleção de livros infantis com essa abordagem, seguido da elaboração de uma história infantil autoral, apresentada as crianças de 1º ano do ensino fundamental das escolas da sede do município, público ao qual melhor se adequou a narrativa.

Na ocasião foi oferecido um kit de livros com intuito de estimular a continuidade da abordagem da temática com os estudantes nas entidades visitadas, deste modo visando contribuir mesmo que simbolicamente para uma reflexão por uma educação igualitária e pela promoção do respeito à diversidade.

“O contato com histórias estimula não só o gosto pela leitura, mas desenvolve o potencial imaginativo e criativo, pois os textos literários são ferramentas de enriquecimento afetivo e intelectual, além de serem importantes na formação social dos sujeitos. E abordar o protagonismo preto nessas narrativas contribui para a naturalização das diferenças e a construção de uma postura mais respeitosa”. 

O produto resultante foi a elaboração de um livro intitulado “Zuri na Terra da Imaginação”, construído em dimensão padrão e em dimensão ampliada, partindo de aspectos de contos como cachinhos dourados, Alice no país das maravilhas, chapeuzinho vermelho e outros, dando fundamentação a história de Zuri, uma menina negra muito imaginativa que até em sonhos vivencia o preconceito devido a cor da sua pele.

A narração traz traços de histórias infantis bastantes conhecidas, porém, com uma ambientação e releitura das narrativas de modo a trazer a reflexão acerca do preconceito e da necessidade do respeito à diversidade.

A ilustração da narrativa conta com uma rica colaboração e dom artístico, se comprometendo a dar vida às personagens e assim, tornar a história palpável, algo que tem muita relevância na educação infantil.

Foram confeccionados kits de livros infantis que trazem histórias de respeito às diferenças. Após escolhidas e impressas e encadernadas, as referidas obras foram organizadas numa sacola temática e entregues para os profissionais das escolas visitadas, simbolizando a contribuição das ações do projeto com a temática abordada.

Quero aqui enfatizar a contribuição das professoras e dos estudantes da EEMTI Adrião do Vale Nuvens que de forma interdisciplinar, Gerllanny da área de Linguagens e Cynara da área de Humanas, construíram um projeto brilhante e com uma temática muito significativa.

Um comentário:

  1. Ficamos felizes em compartilhar essa experiência e trocar conhecimentos com os colegas da escola Padre Luís Filgueiras, ao mesmo tempo que somos gratas pelo reconhecimento deste trabalho e pelo convite para esse momento.

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