19/01/2024

Estudante Ana Clara é nota 980 na Redação do ENEM 2023 | NOVA OLINDA-CE

Jornalista Lucélia Muniz – Reg 0004886/CE

Ubuntu Notícias, 19 de janeiro de 2024

@luceliamuniz_09     @ubuntunoticias    @financeiroswbf

Ana Clara Cordeiro de Oliveira, 18 anos, é filha da professora Maria Aparecida Cordeiro e do agricultor Sebastião Cordeiro de Oliveira. Esta é recém formada no Curso Técnico em Finanças pela EEEP Wellington Belém de Figueiredo de Nova Olinda-CE. Foi no 6º ano que a mesma passou a estudar em escola pública e sua família comemora sua nota 980 na Redação do ENEM que teve como tema "Desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil”.

O gosto pela leitura começou aos 11 anos quando pediu aos pais que comprasse a obra Harry Potter - uma série de sete romances de fantasia escrita pela autora britânica J. K. Rowling. Ela ainda destaca que começou a assistir sobre resenhas de livros no YouTube e aí realmente se envolveu com o universo da leitura. Ana Clara ressalta a importância de seus pais como motivadores na sua formação e que sempre contou com o apoio da mãe que é professora e a auxiliava com as atividades escolares e que os mesmos não interferiram na hora desta escolher um curso para fazer vestibular.

Como referencial na hora de elaborar a redação para o ENEM, na qual obteve 980 pontos, utilizou citações de alguns autores. “Nas minhas redações eu sempre começo usando um repertório da Escola Literária do Romantismo, onde os autores tinham umas ideias mais nacionalistas, onde se pregava um Brasil perfeito. Só que na introdução a gente já tem que problematizar o tema, aí já coloco que no país onde vivemos não temos como ter esse tipo de ideal nacionalista”, descreve Ana Clara.

No desenvolvimento da redação, Ana Clara usou uma citação do economista Jhon Maynard Keynes - "O Estado deve garantir as bases para o bem-estar social". “Onde o Estado tem que intervir neste problema, pois é a função do Estado”, disse. Esta também citou o sociólogo e filósofo polonês, Zygmunt Bauman, que diz - "Nenhuma sociedade que esquece a arte de questionar pode encontrar as respostas para os problemas que a aflige". “Se a sociedade se esconde e se nega a enxergar o problema, como a gente vai ver e argumentar?”, ressalta.

Ana Clara foi aprovada no vestibular da Universidade Regional do Cariri-URCA e já se encontra matriculada no Curso de Direito, mas com o resultado da sua pontuação no ENEM pode pleitear vagas em outros cursos. “Eu vou colocar no SISU Jornalismo que é meu sonho e como segunda opção Ciências Contábeis mais alinhado a Finanças”, disse. 

Para ela o grande sonho mesmo é fazer Fotojornalismo, porque ama fotografia como forma de contar histórias e ela já tem uma câmera fotográfica e tem muitas de suas fotografias emolduradas na parede de casa.

“Quando você chega no 3º ano é aquela tensão, Spaece, Vestibular, Enem, mas é você se esforçar e ter em mente o que você quer... é só uma prova que mede conhecimentos, mas não mede quem você é...”, pontua Ana Clara.

Ela ainda fez um pedido especial que citasse seus amigos Clécio, Bianca, Flávio, Fabia e Ícaro. “...na escola geralmente nos juntávamos pra ler as redações e fazer e debatíamos, eles foram muito importantes”, ressalta.

 

0 comments:

Postar um comentário

Deixe seu comentário mais seu nome completo e localidade! Sua interação é muito importante!