Jornalista
Lucélia Muniz – Reg 0004886/CE
Ubuntu
Notícias, 03 de dezembro de 2023
@luceliamuniz_09 @ubuntunoticias
A decisão de adotar um pet, seja um cãozinho ou um gatinho tem que primeiro passar por um planejamento para apoiar a decisão de adotar um animal e evitar o abandono, e este é o principal foco da Campanha Dezembro Verde, conforme o Conselho Federal de Medicina Veterinária.
Animais não são brinquedos ou passatempo, precisam de cuidados médicos, alimentação adequada, remédios, vacinas, atenção e os cuidados necessários para o seu bem estar. Eu sou tutora de três pets – Bill de 05 anos, Hanbal de 03 anos e Chico de 01 ano, são três gatinhos amáveis e dóceis, todos adotados.
“...ao planejar a aquisição de um animal, é necessário observar necessidades básicas, como alimentação, saúde, afetividade. Esses são alguns dos itens que devem constar na lista de um candidato a receber em casa um animal de estimação”, ressalta a médica veterinária Kellen de Sousa Oliveira.
Durante a pandemia ocorreu o abandono de muitos animais, principalmente gatos e cachorros. “Os responsáveis alegam problemas financeiros, questões comportamentais do animal, como desobediência, destruição de objetos em casa, marcação de território, latidos excessivos que geram incômodos ou atritos com vizinhos”, destaca Kellen de Sousa Oliveira.
Tratar do abandono de animais é uma questão de saúde pública, uma vez que pode ocasiona zoonoses, maus tratos, exposição a atropelamentos no trânsito, problemas ambientais, por exemplo. “Recentemente, a legislação de crimes ambientais foi atualizada, com a aprovação da Lei nº 14.064/2020, conhecida como Lei Sansão, que aumentou a punição para pessoas que provocam maus-tratos a animais. Antes, a pena era de detenção de três meses a um ano e multa. Com a lei, passou para reclusão de dois a cinco anos, multa e a proibição de o agressor ter a guarda de animais”.
Aqui no município de Nova Olinda-CE, temos a atuação de uma Organização não governamental (ONG), o Instituto Lilica @institutolilica que vem atuando no acolhimento e tratamento de animais em situação de abandono, bem como incentivando a adoção responsável. Os ativistas do referido instituto também já acompanharam e fizeram denúncias contra maus tratos aos animais.
“Maus tratos a animais é crime. A sua denúncia é muito importante.
Filme, fotografe porque ajuda muito na questão de provas do crime. Aqui em
Juazeiro do Norte temos o @grupamentoambientaljn da
guarda municipal que vem fazendo um excelente trabalho de combate aos maus tratos”,
pontua Jacqueline Gouveia – Ativista da Causa Animal há 30 anos em Juazeiro do
Norte-CE.
0 comments:
Postar um comentário
Deixe seu comentário mais seu nome completo e localidade! Sua interação é muito importante!