Lucélia
Muniz
Ubuntu
Notícias, 28 de novembro de 2023
@luceliamuniz_09 @ubuntunoticias @peluis_plf
A matéria compartilhada é resultado de um Trabalho de Pesquisa apresentado como requisito para obtenção de nota e aprovação do Componente Curricular - Núcleo de Trabalho, Pesquisa e Prática Social (NTPPS) ministrado pela Professora Sandra Matos. A equipe que realizou a pesquisa é composta pelos estudantes do 1ºA - Antonio Eduardo Silva Cruz, Emily Bruna Pereira dos Santos, Junior Ruan da Silva, Laísa Alves Brito, Maísa Souza Santos, Miguel Campos Andrade, Tailany Ferreira da Silva, e Tânia Ingridy de Souza Silva, tendo como Professor Orientador Daniel Rodrigues.
O eixo da pesquisa é SAÚDE NA ESCOLA com o tema IMPACTOS DO USO DO CELULAR NA APRENDIZAGEM. O uso do celular em sala de aula apresenta excelentes vantagens quanto ao ensino, mas claro que isso depende se o professor trabalha com essa ferramenta no processo de aprendizagem dos alunos. Do contrário, ao invés de ser benéfico, trará prejuízos aos alunos, por causar distração com assuntos que não estão relacionados à aula.
Smartphones têm função de ajudar, mas também podem prejudicar na vida social e na escolar. Dessa forma é preciso pensar nessa tecnologia como uma ferramenta de apoio para o ensino dos estudantes, e também em práticas eficazes que possam ampliar suas vantagens.
A pesquisa foi desenvolvida com o objetivo de analisar os impactos diretos e indiretos do uso do celular em sala de aula. Para tanto, foram usados questionários aplicados nas turmas de primeira série da EEMTI PADRE LUÍS FILGUEIRAS com o intuito de analisar a forma como os alunos têm utilizado o celular em sala de aula assim como os professores.
Vivemos hoje um período em que o uso das tecnologias digitais está cada vez mais avançado e, por isso, praticamente todas as pessoas possuem ou tem acesso ao aparelho celular, fazendo com que as informações se espalhem de forma mais rápida. Entretanto, no ambiente escolar a utilização de aparelhos digitais é feita de maneira a proporcionar o aprendizado significativo para os estudantes.
Dessa forma, é extremamente importante debater sobre o uso do celular em sala de aula e propor medidas de intervenção que viabilizem reduzir os impactos negativos do uso do aparelho em sala de aula. Além disso, é importante entender o posicionamento de alunos e professores acerca do tema debatido.
Entendemos que é praticamente impossível vivermos sem os aparelhos celulares, seja para as redes sociais, obter informações ou com algum fim pedagógico. Por isso, partimos de ideias que não é a melhor opção simplesmente impedir seu uso em sala de aula, mas sim, utilizá-lo de forma a contribuir com o processo de aprendizado.
A pergunta norteadora da pesquisa foi: - Quais os impactos positivos e negativos do uso do celular nas turmas de 1º ano da EEMTI Padre Luís Filgueiras?
Para tanto a metodologia utilizada foi uma pesquisa de campo, na qual foi aplicado um questionário elaborado no Google Forms. No total foram entrevistadas 35 pessoas, sendo 30 estudantes, 04 professores representando as quatro áreas do conhecimento e 01 representante do Núcleo Gestor. Os dados obtidos foram condensados em gráficos e analisados pela equipe.
Na pergunta “Você acha que o celular influência de forma mais
positiva ou mais negativa no aprendizado?”
44,1% responderam de forma positiva;
11,8% responderam de forma negativa;
e 44,1% responderam que de ambas as formas.
Na pergunta “Você usa o celular com alguma finalidade para o
ensino/aprendizado?”
94,1% responderam SIM;
e 5,9% responderam NÃO.
Os entrevistados na pesquisa ainda citaram alguns pontos positivos sobre o uso do celular na aprendizagem, tais como: desenvolvimento de pesquisas; acesso democrático ao conhecimento; dinamizar as aulas; como ferramenta pedagógica; para estudar; assistir vídeo aula; melhorar o ensino; para fazer as atividades; atividades online; aplicação de formulários, por exemplo.
Também citaram alguns pontos negativos sobre o uso do celular no aprendizado, tais como: desvio de atenção; bloqueio de raciocínio; falta de concentração (distração); distração nas redes sociais; demência digital; uso sem fins pedagógicos; tira o foco; usar o celular sem a autorização do professor; fake news; jogar free fire; atrasar os estudos; falta de atenção; vírus.
Ao longo do projeto pode-se perceber que os alunos da EEMTI Padre Luis Filgueiras, muitas vezes, usam o celular como ferramenta de distração, ficando muito tempo nas redes sociais e em jogos e por isso não prestam atenção aos conteúdos ministrados em sala de aula. Ficam praticamente a noite toda o utilizando. Quando vão à escola logo pela manhã ficam dormindo nas aulas e por isso acabam se prejudicando nas notas de verificação da aprendizagem.
Por essa razão, o uso do celular tem sido um alvo muito debatido em sala de aula, visto a falta de concentração e de foco sobre o conteúdo ministrado. Por isso o trabalho tentou trazer uma reflexão sobre essa demência digital, porque é praticamente impossível acabar de vez com uso do celular em sala de aula, mas podemos tentar aliviar ou fazer com que a tecnologia seja aliada na aprendizagem dos estudantes.
Uma boa orientação do professor pode conduzir a um aprendizado de sucesso, usando o celular como aliado ao ministrar aulas com jogos educacionais, criação de atividades online para os alunos responderem utilizando o aparelho celular e assim o teremos como uma ferramenta aliada no processo de ensino-aprendizagem.
REFERENCIAL BIBLIOGRÁFICO
CHEROLET, Brenda. Celular em sala da aula afeta a aprendizagem
de diversas formas, diz estudo. Disponível em: https://www.educamaisbrasil.com.br/educa-cao/escolas/celular-em-sala-da-aula-afeta-a-aprendizagem-de-diversas-formas-diz-estudo
Acesso em 02 de outubro de 2023.
COLÉGIO EQUIPE. Celular: aliado ou vilão dos estudos? Disponível
em: https://g1.globo.com/mg/zona-da-mata/especial-publicitario/colegio-equipe/equipe-mandando-bem/noticia/2022/10/06/celular-aliado-ou-vilao-dos-estudos.ghtml
Acesso em 12 de novembro de 2023.
KHAN ACADEMY. Como aliar o uso de celular em sala de aula aos
estudos? Disponível em: https://blog.khanacademy.org/pt-br/como-aliar-o-uso-de-celular-em-sala-de-aula-aos-estudos/
Acesso em 18 de setembro de 2023.
0 comments:
Postar um comentário
Deixe seu comentário mais seu nome completo e localidade! Sua interação é muito importante!