Lucélia
Muniz
Ubuntu
Notícias, 23 de novembro de 2023
@luceliamuniz_09 @ubuntunoticias @peluis_plf
Matéria
elaborada com a colaboração dos estudantes da Eletiva Design Gráfico e Criação
de Mídias (2º e 3º ano) e estudantes do 2ºB da UC27-Oficina de desenvolvimento de
projetos
20 anos da Lei 10.639/03: Educação, Resistência e Equidade Racial
Na segunda-feira (20), data em que se comemora o Dia Nacional da Consciência Negra, a EEMTI Padre Luís Filgueiras fez a culminância das atividades desenvolvidas ao longo do ano referentes ao Projeto “aCORde uma voz”.
O projeto foi desenvolvido tendo como base atividades de valorização da Cultura e História Afro-Brasileira e Africana apresentando dados étnico-raciais sobre estudantes e educadores da Escola Padre Luís Filgueiras; Identidade; Ancestralidade; lideranças formadas por negros na libertação dos negros escravizados; a Capoeira; por exemplo.
Também foram apresentadas atividades sobre os povos originários. “Os povos originários são populações que se tornaram primeiros habitantes de um território, com forma de organização social e cultura exclusivas ao seu grupo. No Brasil, os povos originários são os indígenas brasileiros que habitaram o país antes da chegada dos europeus”.
Ao longo da caminhada foram apresentadas algumas lideranças indígenas, ícones da luta em prol dos direitos e com atuação de grande relevância nas causas sociais; artefatos indígenas da Cultura Cariri; Afirmação: resistência cultural, visibilidade e ocupação de espaços; e a apresentação do Reisado da Mestra Angelina.
Na caminhada a Fanfarra da PLF através de seus instrumentos de percussão sob o comando do Maestro Marcos Ferreira vieram acompanhados do balé formado por estudantes, tendo à frente à ex-aluna Daffny Duarte, da primeira formação da dança do balé da fanfarra.
Uma participação especial foi a presença do estudante Acácio, que está matriculado no Ensino Médio no turno noturno da escola.
Ao longo do percurso da caminhada os Professores Lucimar Macedo e Nicolau Neto se revezaram explicando a temática relacionada a caminhada e convidando a população a refletirem sobre às atividades apresentadas.
No período da tarde, já no Teatro Violeta Arrais da Fundação Casa Grande, foi dado sequência as atividades com apresentações artístico-culturais: Apresentação do coral PLF – Hino Sul Africano dialético zulu sob a coordenação do Professor de Música Daniel Rodrigues; Palestra com o professor João Luiz do Nascimento Mota da Universidade Regional do Cariri-URCA; Apresentação de slides contendo as fotos do ensaio fotográfico dos estudantes afro-indígenas da PLF; Vídeo Faces do Movimento Negro da Eletiva Designer Gráfico e Criação de Mídias; apresentação do grupo musical formado por estudantes; roda de Capoeira com o Professor Marcos Ramos; projeto Cotabilize, 2º lugar no Ceará Científico; Recital: SLAM, poesia de protesto, produzido pelo estudante Marcos Antônio do 2ºA, e interpretado por Eduard Fabrício, estudante da mesma turma; Musical: Respeita a minha pele Interpretado pelo estudante João Neto do 1º ano; Dança Afro-brasileira; Música: Resistência Interpretada pela estudante Ingrid Vitória, 3ºB; Música: A carne - Interpretada por Emilly Deylane, convidada, estudante do 9º ano da Escola Avelino Feitosa.
Os professores da área de Ciências Humanas idealizadores do referido projeto são – Lucimar Macedo, Nicolau Neto, Sandra Matos, Marta Lima, Aline Alves, Cicero Wellio, Alyson Santos, Elisangela Oliveira, Belarmino, Marcos Ramos e Messias; contando com o apoio dos demais professores das áreas de Ciências da Natureza, Matemática e Linguagens e Códigos, bem como gestão e funcionários.
No Dia Nacional da Consciência Negra fica uma importante reflexão:
que possamos todos os dias reconhecer os valores intrínsecos a nossa
identidade, respeitando o saber dos nossos ancestrais. Somos frutos de um
processo de miscigenação e temos uma riquíssima diversidade cultural.
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