Lucélia
Muniz
Ubuntu
Notícias, 14 de novembro de 2023
@luceliamuniz_09 @ubuntunoticias @albararipe
Cumprindo objetivos de defesa e salvaguarda da cultura regional, a Academia de Letras do Brasil/Seccional Regional Araripe-CE resolve, por meio de decreto, condecorar Casarões Centenários e Fachadas Originais dos municipais do Cariri Oeste. O referido decreto contempla os municípios de Altaneira, Antonina do Norte, Araripe, Assaré, Campos Sales, Nova Olinda, Potengi, Salitre, Santana do Cariri e Tarrafas.
Podem ser condecorados os casarões, públicos ou privados, inclusive residenciais, construídos em qualquer parte do território municipal de quaisquer dos municípios a que se refere o decreto, desde que se prove a sua construção centenária. Para este quesito não há a necessidade que este mantenha a forma original.
Para tal ato foram criados os símbolos
que designam as homenagens:
Certificado do Mérito de Conservação – a ser entregue a família, ou responsável direto,
do prédio condecorado;
Placa de Conservação – a ser fixada na fachada do prédio condecorado.
Cada município poderá tem uma homenagem por ano, seja Casarão Centenário ou Fachada Original. “Na tentativa de reconhecer e preservar o patrimônio histórico do Cariri Oeste, criamos em 2018 o projeto Casarões Centenários/Fachadas Originais, o qual evocamos em 2023 a fim de dar continuidade a esta atitude que tanto pode enriquecer a região no quesito patrimonial”, ressalta Dr Adriano Sousa, Presidente ALB/Araripe-CE.
Para coordenar esta ação cultural foi designado pelo Presidente Dr Adriano Sousa uma Comissão de Conservação Histórica nomeada para reconhecimento dos Casarões Centenários e as Fachadas Originais dos municípios do Cariri Oeste.
A referida comissão é composta por Francisca Andréia Teles Barbosa Nergino, Cadeira 19, representante do município de Nova Olinda-CE e Diretora do Patrimônio Monumental e Imaterial ALB-Araripe-CE nomeada em 14 de outubro de 2023; Indra Dias Timoteo, Cadeira 16, representante do município de Araripe-CE; e José Vandir de Araújo Alencar, Cadeira 13, representante do município de Araripe-CE.
A DIRETORIA DE PATRIMÔNIO MONUMENTAL E IMATERIAL, através da sua Diretora Francisca Andréia Teles Barbosa Nergino publicou um ato sobre a condecoração do Casarão Centenário que abriga a Casa Paroquial de Araripe-CE.
O Casarão Centenário está situado à Rua Monsenhor Alexandrino, 63, no centro histórico da cidade de Araripe-CE. Trata-se de um prédio público, pertencente a Igreja Católica Apostólica Romana, de categoria residência, por abrigar os padres que assumem a Paróquia de Santo Antônio de Araripe.
Este Casarão Centenário passou, ao
longa da sua existência, pelas reformas necessárias para que atendesse as
necessidades dos seus moradores. No entanto, a sua condecoração se dá no
quesito CENTENÁRIO. Através do ato ficou estabelecido a data de 26 de novembro deste
ano para a condecoração do Casarão Centenário – Casa Paroquial de Araripe-CE, que
irá receber as seguintes homenagens:
Certificado do Mérito de Conservação –
a ser entregue ao Administrador Paroquial (Pároco);
Placa de Conservação – a ser fixada na fachada da Casa Paroquial de Araripe-CE.
O Ubuntu Notícias enquanto parceiro da
Academia de Letras do Brasil/Seccional Regional Araripe-CE terá sua logomarca na
placa de conservação por sua atuação cultural. Desde já agradeço ao Presidente
Dr Adriano Sousa por oportunizar esta participação e pelo reconhecimento dado a
este portal de comunicação.
Parabéns a Academia de Letras Seccional Araripe por vc existir, para dá ênfase a essas homenagens a esse Casarão, onde se torna patrimônio histórico e cultural. Parabéns ao Dr.Adriano pelo ensejo à Académica, Francisca Andreia. Esse momento magnífico, enaltece a todos nós. Um abraço!
ResponderExcluir