Lucélia
Muniz
Ubuntu
Notícias, 16 de outubro de 2023
@luceliamuniz_09 @ubuntunoticias
Segundo relatos de moradores mais antigos, o surgimento do Sítio Latão data do final do século XIX ao início do século XX. Este que fica localizado nas terras do município de Santana do Cariri no sul do estado do Ceará.
A trajetória começou quando o casal pioneiro José Latão e Maria Latão se estabeleceram na região, tornando-se uns dos primeiros desbravadores dessa terra fértil. Com coragem e determinação eles adquiriram vastas porções de terras, e aos poucos, o Sítio Latão ganhou forma. Em meio à exuberante paisagem desse campo, a casa do casal Latão erguia-se com simplicidade, próxima ao leito do rio Cariús.
Com o passar dos anos, outras famílias se estabeleceram na região, construindo novas casas como as do Senhor Joaquim Lulu, os Catingueiras, o Senhor João Jorvino; o Senhor Damião Reginaldo, o Senhor Marcelino, Dona Aldenoura, o Senhor Cristino, entre outras.
Os descendentes das famílias centenárias continuaram cultivando as propriedades, principalmente com as culturas do arroz, milho, feijão, algodão e também a criação de gado e de outros pequenos animais. Essa tradição cultural também contemplou os oleiros do Latão na fabricação de tijolos, telhas rústicas e utensílios de barros produzidos por muitas décadas por “Dona Maria Loiçera”.
Em contraponto, o Sítio Latão testemunhou o início de uma construção de um açude que, se concluído, alagaria praticamente toda a área da localidade. Felizmente, essa obra nunca foi finalizada, tornando-se um símbolo de tenacidade e superação diante das adversidades. Hoje nesse espaço configura-se uma torre de cimento armado, a "galeria", testemunha do tempo e da perseverança dos moradores locais.
Naquela época, o Ceará estava passando por transformações significativas. A economia em ascensão era o algodão. Essa importante matéria prima foi uma das principais culturas de produção do Sítio Latão e que garantiu a região sul do Ceará um desempenho significativo na economia local, contribuindo assim para o desenvolvimento da região.
Hoje, as raízes do Sítio Latão prosperam em afeto, amizade e tradição e continuam a sustentar a história dessa terra encantada. Esse importante legado é ressignificado pelas futuras famílias que seguem unidas, ativas e se reinventando no cultivo de valores sólidos com o seu trabalho árduo, cooperativo e singular.
As histórias aqui contadas em noites estreladas, a sua natureza exuberante sortidas dos mais variados cantos de pássaros que aqui habitam construíram em muitos dos seus filhos e filhas memórias saudáveis, senso de responsabilidade social e muito amor pela sua terra.
As famílias que aqui viveram e vivem perpetuam as memórias dos fundadores, José Latão e Maria Latão, cuja coragem deixaram um legado de amor por essa localidade, assim, a história do Sítio Latão continua a ser contada, recheada de detalhes e fatos marcantes do estado do Ceará na época e na atualidade. Suas tradições, cultura e a herança deixada pelos fundadores ecoam como uma canção que atravessa gerações, mantendo viva a essência dessa rica e encantadora localidade.
Fontes
Maria Adelice Pereira de Oliveira;
Francisco Pereira Martins "Chichico";
Pedro Lino da Silva (Pedro Lulu).
Texto escrito por Luiz Reginaldo Diniz da Silva com as
colaborações de Renata Lino da Silva, Francisca Aliane Pereira
"Biana", José Reginaldo Diniz e Aureliano Reginaldo Diniz.
Encantada com a riqueza do texto. Aquela estrutura que ilustra as informações, sempre me facinou
ResponderExcluirTrabalhei no levantamento topográfico do Açude Latão.
ResponderExcluirAté hj não saiu do papel esse açude.
ExcluirMuito importante conhecermos a história de uma localidade bonita e aconchegante, onde tivemos a oportunidade de desfrutar do lugar. Ficamos gratos pela interessante aula de história. Muito obrigada
ResponderExcluir