Lucélia
Muniz
Ubuntu
Notícias, 11 de setembro de 2023
@luceliamuniz_09 @ubuntunoticias @peluis_plf
E falando do bioma Caatinga - duas adaptações importantes à vida das plantas são a queda das folhas na estação seca e a presença de sistemas de raízes bem desenvolvidos. A perda das folhas é uma adaptação para reduzir a perda de água por transpiração e raízes bem desenvolvidas aumentam a capacidade de obter água do solo.
O que fazer com as folhas secas?
Na EEMTI Padre Luís Filgueiras de Nova Olinda temos um projeto intitulado Canteiro Zé Manga onde são cultivadas algumas plantas medicinais e nesta época do ano temos o desafio de mantê-las verdes e não as perder para a seca.
Muitas árvores da própria escola já começaram a perder as folhas e estamos usando as folhas secas como adubo e cobertura para o solo.
Adubação
Se você consegue triturar as folhas, melhor ainda. Onde normalmente se usa esterco, pode ser substituído por folhas secas. Este material todo é carbono para as plantas e ainda equilibra o nitrogênio do solo. O que acontece também é que as folhas são digeridas por bactérias e minhocas e como resultado do processo de digestão temos o húmus que serve como fertilizante.
Servem como cobertura natural para o solo
As folhas secas fazem o trabalho de proteger o solo. Dessa forma se mantém a terra úmida, controla a temperatura do solo, serve como alimento para os micro-organismos e evita que nutrientes evaporem.
Fiquem ligados!
Toda segunda-feira, a contar desta data, vocês poderão conferir imagem mais informações das propriedades medicinais e plantas do Canteiro Zé Manga da EEMTI Padre Luís Filgueiras. Começamos esta semana apresentando a Crotalária - muito utilizada em adubação verde e que apresenta vários benefícios para a lavoura. Acompanhe em @luceliamuniz_09
Fonte
0 comments:
Postar um comentário
Deixe seu comentário mais seu nome completo e localidade! Sua interação é muito importante!