Lucélia
Muniz
Ubuntu
Notícias, 29 de setembro de 2023
@luceliamuniz_09 @ubuntunoticias
Quando criança morávamos no Sítio Patos localizado a cerca de 3 km da área urbana do município de Nova Olinda-CE. O terreno onde ficava nossa residência era de um solo conhecido como massapê e dado as suas condições não era possível cultivar nesta área, sendo possível apenas mediante a correção deste.
Então, papai, o Senhor Antonio Belo, arrendava outras terras e pagava com sementes ou em dinheiro mesmo. Certa vez, este arrendou um terreno no Sítio Bujari, próximo a localidade onde morávamos. Era um terreno bem irregular e cheio de grotas de tal forma que não conseguíamos descer se não caminhando de lado para ir se apoiando e mantendo o equilíbrio ao passo que plantávamos as sementes as depositando no solo. Era milho, feijão e fava.
Ao
final de uma semana de trabalho já estávamos bem cansados, contando que dali
iríamos para casa e retornaríamos apenas para cuidar do cultivo e depois fazer
a colheita, mas papai me chamou e fez o seguinte pedido:
- Lucélia, minha filha, pegue esta cuia com sementes de gergelim, escolha uma parte do terreno e realize o plantio destas. Estava exausta! Lembrei que quanto menores as sementes, mas raso precisa ser o espaço onde plantá-las. Pensei comigo: Cada semente, um pequeno buraco! Vou perder muito tempo aqui para realizar este trabalho! Então, se eu fizer um buraco bem fundo e jogar todas as sementes neste, ficarão sufocadas e não germinarão!
Papai
com certeza me indagaria o porquê de nenhuma semente germinar e eu iria
argumentar que o solo não é fértil e por isso tudo aconteceu. O tempo passou e
papai foi até o nosso roçado. Voltou e me procurou, dizendo:
- Sabe Lucélia, as sementes de gergelim formam uma gigante touceira e eu nunca vi tantas vagens com sementes. Ele estava feliz mesmo sem entender qual técnica eu teria usado para aquele plantio do gergelim. Apesar das adversidades, as sementes germinaram!
Assim
é a vida! Mesmo quando pensam ser improvável o nosso desabrochar, provamos o
contrário! Somos sementes prontas para germinar, apesar das adversidades!
0 comments:
Postar um comentário
Deixe seu comentário mais seu nome completo e localidade! Sua interação é muito importante!