Lucélia
Muniz
Ubuntu
Notícias, 06 de agosto de 2023
@luceliamuniz_09 @ubuntunoticias
A campanha Agosto Lilás foi criada em referência à sanção da Lei Maria da Penha (Lei Federal nº 11.340/ 2006), assinada no dia 7 de agosto e que nesta segunda-feira completa 17 anos. Essa lei foi elaborada para amparar as mulheres vítimas de violência, seja ela física, sexual, psicológica, moral ou patrimonial e sensibilizar e conscientizar a sociedade sobre o fim da violência contra a mulher.
Em 2022, foram registrados 2.423 casos de violência contra a mulher, 495 deles terminaram em feminicídios. São Paulo e Rio de Janeiro registraram números alarmantes, concentrando quase 60% do total de casos. Só em São Paulo foram computados 898 casos de violência, sendo um a cada 10 horas. Infelizmente, o Brasil continua ocupando o quinto lugar no ranking mundial da violência contra a mulher.
A Informação é uma ferramenta importante nessa luta. Conhecer os casos previstos é fundamental para que tanto as vítimas, como familiares e amigos, possam identificar as agressões e procurar ajuda, denunciar os crimes e romper com o ciclo de violência.
A denúncia de violência contra a mulher pode ser feita em
delegacias e órgãos especializados, onde a vítima procura amparo e proteção. O
Ligue 180, central de atendimento à mulher, funciona 24 horas por dia, é
gratuito e confidencial. O canal recebe as denúncias e esclarece dúvidas sobre
os diferentes tipos de violência aos quais as mulheres estão sujeitas.
0 comments:
Postar um comentário
Deixe seu comentário mais seu nome completo e localidade! Sua interação é muito importante!