Lucélia
Muniz
Ubuntu
Notícias, 14 de julho de 2023
@luceliamuniz_09 @ubuntunoticias
Com Informações do Atlas da Notícia
O Atlas da Notícia é uma iniciativa para mapear veículos produtores de notícias – especialmente de jornalismo local – no território brasileiro. Através deste é identificado e mapeado veículos que publicam, mesmo que só esparsamente, notícias de interesse público – sejam impressos ou digitais – e com periodicidade diária, semanal ou quinzenal.
“Estamos falando de produtores de notícias sobre a prefeitura e a câmara municipal e temas como contas públicas, saúde, educação, segurança, mobilidade e meio-ambiente”. O projeto é uma iniciativa do Instituto para o Desenvolvimento do Jornalismo (Projor), mantenedor do Observatório da Imprensa, em parceria com Volt Data Lab.
O Atlas da Notícia é inspirado no projeto America’s Growing News Desert, da revista Columbia Journalism Review, que mapeou a presença de jornais nos Estados Unidos em meio às mudanças no modelo de negócios do jornalismo que levaram ao fechamento de diversos veículos.
A metodologia do projeto é baseada, principalmente, na contabilização de veículos de notícia no Brasil, seja através de pesquisa própria como de colaboração de terceiros. A primeira edição do Atlas da Notícia foi publicada em novembro de 2017, com um recorte sobre jornais impressos e veículos online de notícias.
No mês de abril, a estudante de Jornalismo Karízia, da Universidade Federal do Ceará-UFC, entrou em contato através do Instagram do Ubuntu Notícias e disse que estava fazendo um mapeamento de veículos de notícias do Ceará em um projeto com o Atlas da Notícia. Esta me encaminhou algumas perguntas para ver se o Ubuntu Notícias se encaixava nos requisitos para ser mapeado.
A Karízia, encaminhou o cadastro, o Ubuntu Notícias foi avaliado e incluído entre os 80 veículos de comunicação (veículos de comunicação cadastrados até a presente data), no segmento online, ativo, da Região Nordeste no Estado do Ceará onde você pode consultar em https://www.atlas.jor.br/
Aproveito
para compartilhar com vocês mais esta conquista. Agradeço a estudante de
Jornalismo Karízia pelo contato e realização do cadastro. Aos nossos apoiadores
fica aqui também um agradecimento especial. Agradeço também aos colaboradores
que encaminham sugestões de pauta e a vocês que me motivam a continuar com este
trabalho! Minha gratidão!
0 comments:
Postar um comentário
Deixe seu comentário mais seu nome completo e localidade! Sua interação é muito importante!