30/07/2023

Hoje conheceremos a história da nova-olindense Maria Emanuelle graduada em Engenharia Civil | NOVA OLINDA-CE

Lucélia Muniz

Ubuntu Notícias, 30 de julho de 2023

@luceliamuniz_09     @ubuntunoticias    @manu_fac19

Maria Emanuelle Batista Alves, 23 anos, é filha de José Marcondes Batista Lourenço (mecânico industrial e eletricista) e Antônia Alves de Macêdo (doméstica e zeladora escolar). Esta cresceu na cidade de Nova Olinda, interior do Ceará, desde cedo os estudos sempre a encantaram, aprendeu a ler aos 04 anos de idade. Aos 06 anos ganhou a primeira coleção de livros infantis contendo grandes clássicos como Chapeuzinho Vermelho, A Branca de Neve, Os Três Porquinhos. “Foi um presente da minha mãe, e assim se iniciou o meu amor pelos livros... Acompanhando a minha mãe entre uma faxina e outra aquele seu presente já estava mudando o nosso futuro mesmo sem que ela soubesse”, lembra Emanuelle.

A escola sempre representou para ela, um lugar muito importante. “Era lá que eu saciava a minha curiosidade sobre o mundo. Dada a minha condição social, sempre estudei em escola pública, mas não posso dizer que me sinto prejudicada por isso de alguma forma. Apesar das limitações do ensino público no nosso país, ao longo da minha jornada encontrei professores que foram para mim grandes mestres, sempre me dando incentivos e motivação de que eu poderia sonhar mais alto”, ressalta.

Durante o período escolar percebeu que dentre as áreas de ensino as ciências exatas sempre a atraia. “É prazeroso para mim a exatidão de um cálculo, a explicação racional através da física para os fenômenos da natureza e a previsibilidade das equações. Foi percebendo essa minha aptidão pelas ciências exatas que decidi ingressar na escola profissional Wellington Belém de Figueiredo como aluna do Curso Técnico em Edificações e que descobri mais uma paixão: a possibilidade de aplicar as ciências exatas na construção de algo”, destaca Emanuelle.  

Em 2016, último ano do ensino médio, esta realizou o ENEM-Exame Nacional do Ensino Médio e, já com a certeza de qual área queria seguir. “Lancei a nota do exame no SISU para o curso de Engenharia Civil na UFCA-Universidade Federal do Cariri. Para a minha felicidade e daqueles que torciam por mim, obtive a aprovação na instituição e ingressei em 2017 como discente de Engenharia Civil”, pontua.

“Foram anos de luta e noites de sono perdidas, mas me encantei ainda mais por essa área ao longo do curso. No dia 21 de julho de 2023, através da cerimônia de colação de grau, recebi o título de Engenheira Civil pela Universidade Federal do Cariri. Dedico essa conquista a Deus que sempre foi a minha principal fonte de força em todos os momentos, a minha família que sempre me apoiou no meu sonho e ao ensino público que foi tão essencial para a minha formação”, destaca.

Para Maria Emanuelle, a Engenharia Civil é uma área vasta e encantadora, não estando limitada somente a construção de casas ou edifícios, mas presente em quase todos os setores da sociedade, na construção de pontes, rodovias, barragens, usinas, nos projetos de saneamento básico e até mesmo nas bases espaciais.

“Um engenheiro civil é o profissional responsável por projetar, dimensionar, planejar e garantir a segurança a curto e longo prazo das estruturas sem desprezar o fator economia. Costuma-se dizer que a principal função de um engenheiro é solucionar problemas, tentando prever tudo que pode dar errado e evitando que a falha aconteça, por isso, é exigida para esta profissão um alto nível de responsabilidade e competência por estar constantemente trabalhando com vidas”, define.

Nossa Engenheira Civil, a Maria Emanuelle Batista Alves, conclui seu relato com as seguintes palavras:

“Para aqueles que ainda estão na jornada de estudos digo que nunca parem, independente de qual for o seu sonho, insista nele e seja a primeira pessoa a acreditar em você e em seu potencial. Não se limite a sua condição ou ao ambiente em que está, o único responsável por construir o seu futuro é você através do seu esforço. Aos pais, talvez um simples gesto de incentivo como um livro ou qualquer outro sinal de apoio possa ser fator decisivo para quem o seu filho irá se tornar. Por fim, sei que esse é o início de mais um capítulo da minha história. Lutarei para ser uma excelente profissional, trabalhando sempre com a honestidade e competência de alguém que ama o que faz”.

Aqui no Ubuntu Notícias estamos retomando a nossa série de matérias com recém-formados que nos contam histórias inspiradoras e nos fazem acreditar cada vez mais em um futuro melhor para os nossos jovens. Emanuelle, que Deus abençoe sua jornada e que esta seja a primeira de muitas conquistas! Gratidão por aceitar o nosso convite e partilhar a sua história conosco!

2 comentários:

  1. Nossos meninos e meninas voaram e há alguns anos pousam como profissionais apaixonados pelas suas escolhas. Muito orgulho de vc Manu. Não tenho dúvida de que serás uma excelente profissional. Avante!! Sucesso...

    ResponderExcluir
  2. Parabéns garota que Deus lhe dê sabedoria para trilhar os os caminhos da sua vida profissional.

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário mais seu nome completo e localidade! Sua interação é muito importante!