01/06/2023

Estudantes da Escola Padre Luís Filgueiras são contempladas com o Projeto Dignidade Menstrual | NOVA OLINDA-CE

Lucélia Muniz

Ubuntu Notícias, 01 de junho de 2023

@luceliamuniz_09     @ubuntunoticias    @peluis_plf

Com informações da Secretaria da Educação do Estado do Ceará (Seduc)

O projeto de lei Dignidade Menstrual foi lançado no ano de 2021 com o intuito de distribuir absorventes higiênicos as estudantes das escolas públicas da rede estadual de ensino. O ano passado, as estudantes da EEMTI Padre Luís Filgueiras de Nova Olinda foram contempladas duas vezes durante o referido ano letivo.

A medida, visa garantir as estudantes de escolas públicas, condições básicas para a higiene menstrual adequada, que é uma razão considerável para as faltas escolares e o abandono escolar.

E para combater o abandono escolar e o constrangimento nas escolas, o Estado tem adquirido absorventes higiênicos e vem realizando a distribuição, garantindo assim, a qualidade na saúde íntima.

O projeto institui a “Atenção à Higiene Íntima Menstrual de Estudantes”, e busca combater o impacto da pobreza menstrual no acesso escolar garantindo o acesso a absorventes íntimos nas unidades escolares. A ausência de insumos básicos à saúde menstrual favorece à infrequência e o abandono escolar, por conta também de constrangimentos pelos quais estudantes possam passar no período menstrual.

Este ano, 258 estudantes, da EEMTI Padre Luís Filgueiras foram atendidas com o projeto. De acordo com o Instituto Ethos:

“A pobreza menstrual afeta diretamente a vida de milhares de pessoas no Brasil. O tema transita pela esfera dos direitos humanos, do acesso à educação, da desigualdade, do acesso ao saneamento básico e dos direitos sexuais e reprodutivos. A pobreza menstrual se explica por diversos fatores que resultam em crianças e adolescentes e pessoas adultas sendo afastadas da escola, do convívio social e das atividades laborais, impactando seu desenvolvimento, dignidade e autonomia e causando perdas econômicas e sociais para as empresas e para o país”.  

0 comments:

Postar um comentário

Deixe seu comentário mais seu nome completo e localidade! Sua interação é muito importante!