Lucélia
Muniz
Ubuntu
Notícias, 27 de junho de 2023
@luceliamuniz_09 @ubuntunoticias @peluis_plf
O Festival Alunos que Inspiram é uma iniciativa da Secretaria da Educação do Ceará (Seduc) que visa identificar, valorizar e dar visibilidade à produção artística e cultural das/os estudantes matriculadas/os na rede pública estadual de ensino do Ceará. Em virtude dos 20 anos da homologação da Lei nº 10.639/2003, que estabelece a inclusão da "História e Cultura Africana e Afro-Brasileira" na educação básica, a proposta do ano de 2023 para o VII Festival Alunos que Inspiram foi envolver a juventude da rede pública escolar em práticas culturais que trazem os desafios de viver a multiplicidade das identidades.
Assim, a partir do contato com a cultura afro-brasileira, busca-se ressignificar categorias e expressões artísticas que compõem o Festival, valorizando aspectos da cultura do povo negro (africano e afro-brasileiro), como a corporeidade, a memória, a história e os saberes, trazidos desde o Brasil Colônia.
Com esse direcionamento, objetiva-se que juntas/os, estudantes e educadoras/es, resgatem o respeito à cultura afro-brasileira, que é o conjunto de manifestações das identidades culturais que compõem o Brasil. As expressões culturais africanas se fizeram e se fazem presentes na formação da população brasileira.
Existem traços fortes da cultura africana, em variados aspectos da cultura brasileira, na música popular, na religião, na culinária, nas artes visuais (como o Graffiti), na criação literária, na dança, no teatro, no cinema, dentre outros.
Os estudantes da EEMTI Padre Luís Filgueiras de Nova Olinda concorreram na categoria Banda cover composta por Ana Rebeca da Silva Damasceno, Ygor Alves Silva, Keyllon Alves Lima, Gabriel Pereira de Souza, Igor Levy Pontes de Oliveira.
Na voz da estudante Ana Rebeca e na companhia dos demais estudantes que tocaram os instrumentos musicais foi apresentada a Obra Ancestralidade (Meddley de músicas em Yorùbá e em Português) - Oxóssi/Citação: Ponto de Oxóssi, Povoada, Ponto de Odé em yorùbá, ponto de Osun em yorùbá, Eu Vi Mamãe Oxum na Cachoeira, Ponto de Èsú em yorùbá, Canto das 3 raças.
Sob a orientação dos professores Marcos Ferreira e Daniel Rodrigues, os estudantes garantiram uma belíssima apresentação e o 1º lugar na etapa regional do VII Festival Alunos que Inspiram.
Quando perguntei a estudante Ana Rebeca sobre o que este momento
representava para a mesma, esta me respondeu: “É sobre carinho, afeto, crença,
ou a falta disso tudo…” (- Baco Exu do Blues).
0 comments:
Postar um comentário
Deixe seu comentário mais seu nome completo e localidade! Sua interação é muito importante!