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Notícias, 02 de abril de 2023
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Por Anderson Felix – Orientador Educacional na EEMTI Padre Luís
Filgueiras de Nova Olinda-CE
O Transtorno do Espectro Autista (TEA), é um transtorno do neurodesenvolvimento, apresentando um desenvolvimento acentuadamente prejudicado na interação social e comunicação, além de um repertório marcadamente restrito de atividades e interesses, além de evidenciarem-se padrões de comportamentos repetitivo e estereotipados.
Alunos com TEA, apresentam diversas formas de ser, agir, com
respostas diferentes entre si.
A inclusão escolar diz respeito às novas atitudes e relações às ações que permeiam o ambiente escolar.
A inclusão escolar traz consigo o pressuposto de que a escola deve se ajustar aos educandos, ao invés destes se ajustarem aquela. O espaço escolar deve ser pensado de maneira flexível afim de atender cada educando de forma particularizada. A comunidade escolar necessita conhecer e assim compreender as peculiaridades de cada educando para atuar com segurança.
“A educação necessita reconhecer, em todos os seres humanos, a capacidade de evoluir”, Orru (2012), para transformar a realidade em que estão inseridos. O estímulo recebido pelo educando com o TEA no ambiente escolar, no que se refere a socialização, é a base para o seu desenvolvimento.
Inclusão vai além de colocar uma criança na escola, deve-se
proporcionar aprendizagens significativas, investindo em suas potencialidades, assim,
construiremos um aluno que aprende, sente, participa de um grupo social e se
desenvolve a partir de toda sua singularidade. Autismo não é doença!
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