Ubuntu Notícias, 11 de abril de 2023
@luceliamuniz_09
@ubuntunoticias
Por Aldemir Ribeiro de Sousa – Cadeira 34 da
Academia de Letras do Brasil/Seccional Regional Araripe-CE
No dia 1º de abril no I ENCONTRO CULTURAL E LITERÁRIO DO CARIRI OESTE em Araripe-CE, foi lançada pela ALB/Araripe-CE a REVISTA ACADÊMICA DO CARIRI OESTE como proposta de divulgar a Região do Cariri Oeste com sua cultura plural através de uma instituição de renome e reconhecimento internacional que é a Academia de Letras do Brasil.
A primeira edição retrata em sua capa a imagem da Beata Benigna, a menina martirizada de Santana do Cariri que se tornou a primeira Beata do Ceará pelo seu processo de beatificação.
Outro momento peculiar da revista é a divulgação de um poema exclusivo de autoria de Patativa do Assaré; nas demais páginas o leitor irá se deparar com a cultura, a fé e a arte gravada nas pedras cariri ao longo dos anos.
“Nas sessenta páginas que compõem a publicação, em cada uma delas um ensinamento, um exemplo a ser seguido, uma experiência exitosa... peculiaridades de um Cariri que resolveu se unir através da Literatura”, ressaltou Sandro Cidrão.
Já na primeira edição a Revista foi destacada como “marco histórico” da produção literária da Academia cearense ao colocar a ALB/Seccional Regional Araripe “em posição exemplar de grande destaque no cenário literário nacional brasileiro” nas palavras do Dr. Mário Carabajal, Presidente Nacional da Academia de Letras do Brasil.
A revista que terá publicação anual foi escrita e produzida pelos membros da ALB/Araripe-CE, sob a direção do acadêmico e jornalista Antonio Hélio da Silva.
Uma pequena tiragem foi produzida por meio de patrocínios e será
distribuída entre os municípios do Cariri Oeste sendo o grande destaque a
revista on-line que está acessível através das mídias sociais: Facebook
Albararipe Seccional ou pelo site:
https://online.fliphtml5.com/nuvsc/umtx/#p=55
A revista cearense já ganhou reconhecimento público da Academia de
Letras do Brasil enquanto que o Cariri Oeste ganha seu mais novo veículo de
comunicação para divulgar seus 400 milhões de anos de história.
0 comments:
Postar um comentário
Deixe seu comentário mais seu nome completo e localidade! Sua interação é muito importante!