13/11/2022

Comunidades de Milagres apresentarão plano de ação Por Joelmir Pinho

Lucélia Muniz

Ubuntu Notícias, 13 de novembro de 2022

@luceliamuniz_09   @ubuntunoticias   @agenciaclick__   @joelmirpinho

Com Informações e fotos de Joelmir Pinho

Será realizado na próxima quinta-feira (17), a partir das 18 horas, na comunidade de Oitis, na zona rural de Milagres, no Cariri cearense, o Seminário de Apresentação do Plano de Ação Comunitário, Territorial e Organizacional de Oitis e Catolé para os anos de 2023 e 2024.

O Plano, apelidado de PACTO, se insere no contexto da metodologia de planejamento territorial participativo denominada Comunidades Cuidadoras, experienciada pelas duas comunidades entre os meses de julho e novembro deste ano, como parte das atividades de cartografia social desenvolvidas pelo educador, gestor social e escritor Joelmir Pinho para o mestrado em Desenvolvimento e Gestão Social da Universidade Federal da Bahia (UFBA).

Como explica o próprio Joelmir, “a metodologia Comunidades Cuidadoras é, ao mesmo tempo, uma proposta metodológica de planejamento territorial participativo e um referencial pedagógico de percurso formativo que toma por base os saberes e fazeres da própria comunidade, o potencial interno do lugar e a tessitura de redes de solidariedade e parcerias institucionais”.

Para o evento de quinta-feira foram convidados representantes de várias instituições públicas e organizações da sociedade civil potencialmente parceiras da execução do Plano, a exemplo do governo municipal de Milagres, órgãos do governo do estado, ACB, universidades e entidades sindicais.

Dentro da programação do evento estão previstas, além da apresentação do Plano, a realização de uma Feira de Economia Solidária, a exibição de um documentário sobre o tema e a apresentação de artistas locais.

O evento será aberto à participação dos moradores das duas comunidades e de quem mais tiver interesse na agenda do mesmo.

0 comments:

Postar um comentário

Deixe seu comentário mais seu nome completo e localidade! Sua interação é muito importante!