19/10/2022

Artista Visual nova-olindense, Filipe Alves, participa da Mostra de Arte da Juventude-MAJ | SÃO PAULO-SP

Lucélia Muniz

Ubuntu Notícias, 19 de outubro de 2022

@luceliamuniz_09 @ubuntunoticias @agenciaclick__  @filipealvesss_

A Mostra de Arte da Juventude segue em itinerância para o Sesc Consolação em São Paulo reunindo 40 artistas de todo o Brasil, entre estes está o nova-olindense Filipe Alves, artista visual e pesquisador de arte e cultura que apresenta o trabalho “Mixaria no Sertão e Ouro no Exterior”.

O referido trabalho aborda uma discussão sobre o tráfico de fósseis na região do Cariri Cearense. A obra é uma instalação com as técnicas de pintura, desenho e colagem digital, trazendo composições que remetem aos fósseis em cores de ouro, bronze e prata que alertam sobre a comercialização e contrabando na Chapada do Araripe.

Veja a obra em:

https://maj.sescsp.org.br/30maj/obras/mixaria-no-sertao-e-ouro-no-exterior

A abertura da exposição acontece no sábado (22), às 16h no Sesc Consolação-SP, com a participação dos 40 artistas e da curadoria que é composta por André Pitol e Luciara Ribeiro.

Sobre a MAJ - Mostra de Arte da Juventude

Aparentemente abstrato, o tempo pode se tornar perceptível por meio de uma experiência concreta, que deixa vestígios, como a própria vida, e, por imprimir memória, é capaz de recontar histórias e registrar acontecimentos. Um processo em movimento que norteia o presente e ascende projeções para o futuro.

Nesse contexto, a Mostra de Arte da Juventude (MAJ) – longeva iniciativa realizada no Sesc Ribeirão Preto – criada com o intuito de dar visibilidade à produção de artistas emergentes, busca apresentar um panorama da jovem arte contemporânea, proporcionando o intercâmbio cultural e artístico, bem como ações formativas para os distintos públicos.

Desde a primeira edição, em 1989, a receptividade obtida fomentou sua continuidade e, de forma significativa, ampliou seu alcance, partindo da esfera municipal, tornou-se regional e, posteriormente, nacional.

Nesse ensejo, com formato híbrido, contempla o ambiente físico e virtual. Considerada um dos relevantes projetos de estímulo à produção emergente realizada no interior paulista, se destaca como lugar de trocas e discussões acerca das problematizações do campo da arte, por meio de oficinas, bate-papos e orientação artística.

Ao realizar a edição comemorativa da 30ª edição da Mostra de Artes da Juventude, o Sesc valoriza a pluralidade e a diversidade contidas nas manifestações culturais - derivadas de sonhos e ideais de jovens - que, ao mergulharem no território fértil da arte, irrompem, iluminando expressões de seu tempo e acenando para perspectivas futuras.

As potências construídas e reveladas nos processos educativos e artísticos, se apresentam como um convite para explorar universos particulares, que espelham de forma coletiva as aspirações humanas contemporâneas. Que sejam caminhos para descobrir, por meio das artes, outras tessituras e espessuras do presente.

Danilo Santos de Miranda – Diretor Regional do Sesc São Paulo

0 comments:

Postar um comentário

Deixe seu comentário mais seu nome completo e localidade! Sua interação é muito importante!