Lucélia Muniz
Ubuntu Notícias, 27 de janeiro de 2021
@luceliamuniz_09 @ubuntunoticias @agenciaclick__
Via Informações da Coordenadoria de Gestão Pedagógica do Ensino Médio-Cogem
do Estado do Ceará para as escolas da rede estadual de ensino
CONTEXTUALIZAÇÃO
“Em decorrência da pandemia, o ensino remoto se tornou a principal alternativa para as instituições educacionais de todos os níveis de ensino, de todo o mundo, caracterizando-se como uma mudança temporária em circunstâncias de crise.” (RONDINI, 2020, v. 10, p.41)
ENSINO REMOTO
“O intuito do ensino remoto não é estruturar um ecossistema educacional robusto, mas ofertar acesso aos conteúdos curriculares que seriam desenvolvidos presencialmente.” (RONDINI, 2020, v. 10, p.41)
ENSINO REMOTO/HÍBRIDO
O conceito de ensino remoto/híbrido vai além do uso de tecnologias digitais, porque favorece a adoção de diferentes experiências de aprendizagem às/aos estudantes, com atividades que podem acontecer no espaço escolar ou não, de acordo com os princípios da equidade e da inclusão. (SEDUC, 2021)
ENSINO HÍBRIDO
EDUCAÇÃO HÍBRIDA - Quais princípios
compartilhamos?
GESTÃO HÍBRIDA - Que escolhas fazemos para
implementá-los?
ENSINO HÍBRIDO - Como formamos as/os profissionais e as/os estudantes?
PREMISSAS
O processo de ensino e de aprendizagem é híbrido porque ensinar e aprender podem ocorrer de inúmeras formas, em todos os momentos e em múltiplos espaços.
A proposta curricular é híbrida quando dá ênfase a competências cognitivas e socioemocionais.
A articulação entre áreas do conhecimento é híbrida, promovendo a interdisciplinaridade e o trabalho coletivo.
As práticas pedagógicas são híbridas quando há equilíbrio entre as aprendizagens individual e cooperativa, respeitando o ritmo e o estilo de aprendizagem de cada estudante.
Híbrido = composto por elementos diferentes
O ensino é híbrido quando integra ensino presencial e remoto, aliando tempos, espaços, tecnologias digitais e outros recursos.
Como será a organização do processo de ensino e de aprendizagem no ensino remoto/híbrido na rede estadual do Ceará?
DIRETRIZES 2021
- Organização Curricular:
- Componentes curriculares ou áreas do
conhecimento;
- Plano de Execução Curricular – PEC;
- Continuum Curricular;
- Avaliação formativa e Recuperação das aprendizagens.
CONTINUUM CURRICULAR
A adoção do ensino híbrido em um nível mais
profundo exige que sejam repensadas a organização da sala de aula, a elaboração
do plano pedagógico e a gestão do tempo na escola.
- ANÁLISE DA MATRIZ DE CONHECIMENTOS BÁSICOS
- DEFINIÇÃO DOS PRÉ-REQUISITOS
- ELABORAÇÃO E APLICAÇÃO DA AVALIAÇÃO
DIAGNÓSTICA
- ELABORAÇÃO DO PEC
- RECUPERAÇÃO DAS APRENDIZAGENS
ORGANIZAÇÃO DO REMOTO/HÍBRIDO
Frequência
Enquanto durar a necessidade de ensino remoto/híbrido, será entendido que a frequência dos estudantes equivalerá à execução/cumprimento/entrega de atividades que levarão em consideração o tempo para sua realização e o nível de complexidade.
Nesse contexto, a carga horária de cada componente curricular não terá relação com o tempo de aula convencional de 50 minutos e passa a considerar o tempo definido no Plano de Execução Curricular (PEC) para cada atividade realizada pela/o estudante.
Tempo presencial e tempo remoto:
- A participação das/os estudantes nas
atividades presenciais é facultativa.
- A realização das atividades remotas não é
facultativa.
- Sugere-se que os estabelecimentos de ensino organizem agendamentos para os momentos presenciais.
A organização da carga horária semanal de cada professora/or deverá prever tempo para o acompanhamento às/aos estudantes nos estudos remotos, nos ambientes virtuais de aprendizagem. A realização das atividades pedagógicas no contexto do ensino híbrido, dentre outras estratégias de interação poderão ser assessoradas pelas/os profissionais de Apoio aos Estudantes.
Via Secretaria Executiva do Ensino
Médio e Profissional e Coordenadoria de Gestão Pedagógica do Ensino Médio -
Cogem
0 comments:
Postar um comentário
Deixe seu comentário mais seu nome completo e localidade! Sua interação é muito importante!