Lucélia Muniz
Ubuntu Notícias, 27 de janeiro de 2021
@luceliamuniz_09 @ubuntunoticias @agenciaclick__
Via Informações da Coordenadoria de Gestão Pedagógica do Ensino Médio-Cogem
do Estado do Ceará para as escolas da rede estadual de ensino
SOBRE A BASE LEGAL
Parecer CNE/CP nº 5, de 28
de abril de 2020
Dos Direitos e Objetivos
de Aprendizagem
[...] A principal finalidade do processo educativo é o atendimento dos direitos e objetivos de aprendizagem previstos para cada etapa educacional que estão expressos por meio das competências previstas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e desdobradas nos currículos e propostas pedagógicas das instituições ou redes de ensino de Educação Básica ou pelas Diretrizes Curriculares Nacionais.
Lei nº 14.040, 18 de
agosto de 2020
§ 3º Para o cumprimento dos objetivos de aprendizagem e desenvolvimento, a integralização da carga horária mínima do ano letivo afetado pelo estado de calamidade pública referido no art. 1º desta Lei poderá ser feita no ano subsequente, inclusive por meio da adoção de um continuum de 2 (duas) séries ou anos escolares, observadas as diretrizes nacionais editadas pelo CNE, a BNCC e as normas dos respectivos sistemas de ensino.
SOBRE O CONCEITO
Parecer CEE nº 299, 10 de
novembro de 2020
Entende-se por continuum curricular a flexibilização do currículo, com a readequação, no ano subsequente, de seus conteúdos e respectivas avaliações, para cumprimento dos objetivos de aprendizagem definidos na BNCC.
SOBRE A PRIORIZAÇÃO
CURRICULAR
Parecer CEE nº 299, 10 de
novembro de 2020
Para adoção do continuum curricular, deverão ser priorizados os objetos do conhecimento (conteúdos curriculares) necessários para prosseguimento no ano.
É o conjunto de objetos do conhecimento de cada ano/série que os estudantes não podem deixar de ver no ensino médio.
BNCC - Base Nacional Comum
Curricular
DCRC - Documento Curricular
Referencial do Ceará
MCB - Matriz de Conhecimentos
Básicos
PEC - Plano de Execução Curricular
SOBRE OS PRÉ-REQUISITOS
Conjunto de objetos do conhecimento essenciais, identificados pela/o professora/or, para que a/o estudante consiga avançar na aprendizagem do/da ano/série seguinte.
Os pré-requisitos são importantes para nortear a elaboração da avaliação diagnóstica.
SOBRE O PLANO DE EXECUÇÃO
CURRICULAR
O Plano de Execução Curricular (PEC) é o instrumento pedagógico que reúne os objetos do conhecimento priorizados pela/o professor, após a avaliação diagnóstica, e que visa institucionalizar a correspondência das atividades remotas/híbridas e a carga horária de cada componente curricular/área do conhecimento.
SOBRE A RECUPERAÇÃO DA
APRENDIZAGEM
A avaliação diagnóstica identifica as lacunas de aprendizagem para nortear as intervenções a serem realizadas no decorrer do percurso pedagógico e a elaboração do PEC, promovendo, assim, a recuperação das aprendizagens.
ETAPAS DO CONTINUUM
CURRICULAR
1- ANÁLISE DA MATRIZ DE
CONHECIMENTOS BÁSICOS
2 - DEFINIÇÃO DOS
PRÉ-REQUISITOS
3 - ELABORAÇÃO E APLICAÇÃO DA
AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA
4 - ELABORAÇÃO DO PEC
5 - RECUPERAÇÃO DAS APRENDIZAGENS
Via Secretaria
Executiva do Ensino Médio e Profissional e Coordenadoria de Gestão Pedagógica
do Ensino Médio-Cogem
0 comments:
Postar um comentário
Deixe seu comentário mais seu nome completo e localidade! Sua interação é muito importante!