Lucélia Muniz
Ubuntu Notícias, 03 de maio de 2020
Via Movimento Maio Amarelo
Perceba
o risco. Proteja a vida – Maio Amarelo 2020
O sétimo
ano do Movimento Maio Amarelo será um desafio e tanto. O Movimento, construído
em cima de relações, contato social e reuniões terá que se reinventar em 2020,
afinal enfrentamos uma pandemia e as recomendações das autoridades de saúde
pública são para que todos pratiquemos o isolamento social, evitando assim a
propagação do vírus que acomete milhões de pessoas em todo mundo.
Por isso, a
coordenação do Movimento Maio Amarelo nacional, realizada pela equipe do
OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, decidiu em conjunto com o Denatran
(Departamento Nacional de Trânsito) promover um movimento totalmente digital,
durante o mês de maio. As ações presenciais foram aconselhadas a serem
realizadas no próximo mês de setembro, quando o cenário da pandemia já deve ter
mudado e também onde já é celebrada a Semana Nacional de Trânsito.
Com isso, o
Maio Amarelo vai acontecer somente pelo contato virtual, seja pelos sites,
pelas redes sociais ou mesmo pelos aplicativos de mensagens instantâneas. O
Maio Amarelo vai levar a mensagem de um trânsito seguro mesmo sem o encontro de
pessoas em 2020.
O slogan
desse ano é: “Perceba o risco. Proteja a vida”.
É assim, divulgando os riscos que o trânsito apresenta por intermédio das
ferramentas de comunicação que hoje temos, é que vamos fazer desse ano o mais
abrangente de todos na história do Movimento. Abranger no sentido de fazer a
nossa mensagem chegar nos milhões de smartphones de todo país, por meio de
GIFs, de vídeos curiosos, de figurinhas, além é claro de mensagens de áudio,
posts e stories em todos os canais mais populares que hoje fazem tanto sucesso,
seja qual for a idade do internauta.
A ideia
desse mote foi exatamente passar à sociedade uma fala já comum entre os
técnicos de segurança viária que é a tal percepção de risco. “Quando o cidadão entende que, usar o cinto
pode salvar a vida dele, ele passa a usá-lo sem esquecer nos mais curtos
deslocamentos. E assim é com o celular, com a manutenção preventiva, com o
respeito a velocidade máxima permitida, etc. E foi pensando em ampliar esse
conceito junto à sociedade que nasceu o tema de 2020: Perceba o risco. Proteja
a vida”, explica José Aurelio Ramalho, diretor-presidente do OBSERVATÓRIO.
A agência
Atua, de Sorocaba/SP, assina todo conteúdo da campanha de 2020 e teve o desafio
de criar um material que fosse totalmente digital, priorizando os aplicativos
de mensagens instantâneas que hoje são a principal forma de comunicação, num
momento em que o isolamento social é necessário.
Para Carlos
Bonassi, diretor executivo da Atua, “fazer
mais uma campanha do Movimento Maio Amarelo é um orgulho para toda equipe. O
trabalho neste ano foi realmente um desafio, mas conseguimos fazer uma campanha
home-office, ou seja, uma campanha “all type”, seguindo as recomendações do
Ministério da Saúde, ou seja, sem foto, filme e sem qualquer encontro de
pessoas. Esperamos que ela cumpra seu papel e se espalhe entre amigos, nos
grupos de WhatsApp, nas redes sociais e a mensagem para que todos avaliem os
riscos do trânsito chegue a todos os brasileiros”, conta Carlos.
Para o
diretor geral do Denatran, Frederico de Moura Carneiro, o “importante é preservar a vida de todos no trânsito. Por isso, vamos
fazer uma campanha digital para levar informação principalmente para quem não
pode parar, que são os caminhoneiros e entregadores, seja de motocicleta, seja
de bicicleta, além dos profissionais da segurança pública e de saúde”.
ABERTURA
VIA LIVE
Havia duas
aberturas previstas para esse ano: uma nacional que seria realizada em
Blumenau/SC e outra, internacional, em Montevidéu/Uruguai, porém, por conta da
pandemia do coronavírus ambas foram canceladas. Entretanto, para registrar a
data, na noite do último dia 29 de abril, uma live marcou o lançamento do
Movimento Maio Amarelo 2020, via Facebook e Instagram em todo país. Nos 45
minutos de conversa, Ramalho e Francisco Garonce, relações institucionais do
OBSERVATÓRIO, puderam apresentar a campanha de 2020, todas as peças produzidas,
como nasceu o conceito e como cada uma deve ser usada, nas mais variadas
plataformas de comunicação. Mais de 500 pessoas acompanharam a live que foi a
1ª oficial na história do Movimento.
O material
do Movimento em 2020, que poderá ser usado por qualquer pessoa, empresa ou
entidade já está disponível com versões para que o apoiador insira seu logo na
peça, no vídeo ou mesmo nos banners ou stories. “Temos certeza que, por meio das redes sociais e dos apps de mensagens
pelo celular, faremos nossa mensagem de segurança no trânsito chegar a mais e
mais brasileiros, trazendo mais consciência e responsabilidade a todos que
transitam”, finaliza Ramalho.
Conheça e compartilhe os materiais do
Movimento Maio Amarelo!
0 comments:
Postar um comentário
Deixe seu comentário mais seu nome completo e localidade! Sua interação é muito importante!