28/03/2020

Confira as Diretrizes para as unidades estaduais de ensino do Ceará durante o período da suspensão das aulas presenciais | SEDUC/APEOC

Lucélia Muniz
Ubuntu Notícias, 28 de março de 2020
Via Assessoria de Comunicação da Seduc
A Secretaria da Educação (Seduc) e o Sindicato dos Trabalhadores da Educação (Apeoc) divulgaram, neste sábado (28), um conjunto de diretrizes para subsidiar o processo de ensino a distância/domiciliar a ser organizado pelas unidades de ensino da rede pública estadual do Ceará. Com base em um Plano de Atividades Domiciliares, o documento apresenta estratégias para o cumprimento da carga horária do trabalho escolar durante o período de suspensão das atividades educacionais presenciais por conta da pandemia do coronavírus.

Segundo as diretrizes, o atual período não configura antecipação das férias escolares, salvo quando o contrário estiver expresso em ato governamental. A reposição da carga horária correspondente aos dias letivos, acontecerá por meio de atividades realizadas pelos estudantes em casa.

Nesta perspectiva, os professores utilizarão estratégias de ensino e acompanhamento da aprendizagem de forma remota, as quais podem utilizar o suporte de tecnologias ou não. As diretrizes apontam o livro didático como principal ferramenta para as aulas remotas.

A Secretaria da Educação apoiará estudantes e educadores para o uso de aparatos tecnológicos a fim de facilitar a conexão neste período de ensino domiciliar.  Entre as plataformas disponíveis pela Seduc estão o Aluno Online, Professor Online e o Google Classroom.

O documento também estabelece que as avaliações dos conteúdos ministrados durante o período de suspensão das aulas presenciais poderão ser aplicadas quando os estudantes retornarem às escolas ou utilizando recursos dos ambientes virtuais de interação quando for possível.

“A aprendizagem é desenvolvida independentemente do lugar e do tempo, embora seja a escola o lócus de interação entre os sujeitos e seus diferentes saberes. Contudo, no momento de isolamento social, recorre-se aos artefatos tecnológicos e materiais didáticos disponíveis para as/os estudantes, com o propósito de garantir o cumprimento da programação curricular, objeto destas Diretrizes”, diz trecho do documento.

O Plano de Atividades Domiciliares das unidades de ensino da rede estadual terá a orientação e acompanhamento das Coordenadorias Regionais de Desenvolvimento da Educação (Credes) e da Superintendência das Escolas Estaduais de Fortaleza (Sefor). A Seduc disponibilizará uma equipe técnica para tirar dúvidas a respeito das diretrizes e também orientar os educadores quanto ao uso de tecnologias digitais para o trabalho remoto, aulas e eventos não presenciais.

Confira aqui as Diretrizes

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