Lucélia Muniz
Ubuntu Notícias, 17 de fevereiro de
2020
“Em meio a uma realidade de
transformações rápidas e constantes, é reconhecido que para alcançar o sucesso
os indivíduos devem ir muito além dos conhecimentos cognitivos”.
Como se tratam de aspectos que devem
ser trabalhados na escola, é essencial que as competências socioemocionais sejam contempladas pelos currículos em todas as etapas da educação. Dessa forma, formaliza-se o
compromisso da instituição em trabalhar essas competências com os estudantes ao
longo da sua formação.
A Base
Nacional Comum Curricular (BNCC), criada com o objetivo de orientar a
elaboração dos currículos de todas as escolas brasileiras, adota dez competências gerais que perpassam
todos os componentes curriculares de toda a Educação Básica. Essas competências
podem ser divididas em três grandes
grupos, sendo um deles diretamente ligado ao caráter e às atitudes do
indivíduo.
Competências
ligadas ao conhecimento
1. Valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico, social,
cultural e digital para entender e explicar a realidade, continuar
aprendendo e colaborar para a construção de uma sociedade justa, democrática e
inclusiva.
2. Exercitar a curiosidade intelectual e recorrer à abordagem própria das
ciências, incluindo a investigação, a reflexão, a análise crítica, a imaginação
e a criatividade, para investigar causas, elaborar e testar hipóteses, formular
e resolver problemas e criar soluções (inclusive tecnológicas) com base nos
conhecimentos das diferentes áreas.
3. Valorizar e fruir as diversas manifestações artísticas e culturais,
das locais às mundiais, e também participar de práticas diversificadas da
produção artístico-cultural.
Competências
ligadas às habilidades
4. Utilizar diferentes
linguagens - verbal (oral ou visual-motora, como Libras, e escrita), corporal,
visual, sonora e digital, bem como conhecimentos das linguagens artística,
matemática e científica, para se expressar e partilhar informações,
experiências, ideias e sentimentos em diferentes contextos e produzir sentidos
que levem ao entendimento mútuo.
5. Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e
comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas
práticas sociais (incluindo as escolares) para se comunicar, acessar e disseminar
informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo
e autoria na vida pessoal e coletiva.
6. Valorizar a diversidade de saberes e vivências culturais e apropriar-se de
conhecimentos e experiências que lhe possibilitem entender as relações próprias
do mundo do trabalho e fazer escolhas alinhadas ao exercício da cidadania e ao
seu projeto de vida, com liberdade, autonomia, consciência crítica e
responsabilidade.
Competências
ligadas a atitudes e ao caráter
7. Argumentar com base em fatos, dados e informações confiáveis, para formular, negociar e
defender ideias, pontos de vista e decisões comuns que respeitem e promovam os
direitos humanos, a consciência socioambiental e o consumo responsável em
âmbito local, regional e global, com posicionamento ético em relação ao cuidado
de si mesmo, dos outros e do planeta.
8. Conhecer-se, apreciar-se e cuidar de sua saúde física e emocional,
compreendendo-se na diversidade humana e reconhecendo suas emoções e as dos
outros, com autocrítica e capacidade para lidar com elas.
9. Exercitar a empatia, o diálogo, a resolução de conflitos e a cooperação,
fazendo-se respeitar e promovendo o respeito ao outro e aos direitos humanos,
com acolhimento e valorização da diversidade de indivíduos e de grupos sociais,
seus saberes, identidades, culturas e potencialidades, sem preconceitos de
qualquer natureza.
10. Agir pessoal e coletivamente com autonomia, responsabilidade, flexibilidade,
resiliência e determinação, tomando decisões com base em princípios éticos,
democráticos, inclusivos, sustentáveis e solidários.
Além disso, o próprio documento da
BNCC firma um compromisso com a educação
integral, que vai além do domínio de conteúdos e se preocupa em desenvolver
competências socioemocionais.
Dessa forma, a BNCC abrange não apenas
as competências cognitivas, mas
também as socioemocionais. Portanto,
os educadores devem nortear seu trabalho e adaptar suas práticas pedagógicas
buscando o desenvolvimento integral dos alunos, ajudando-os a ir além do
domínio de conteúdos.
Fonte: Plataforma Educacional – PAR
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