Lucélia Muniz
Ubuntu Notícias, 30 de janeiro de 2020
Via SOS Professor
Professor, você tem enfrentado dificuldades para atrair a atenção dos
alunos? Veja algumas estratégias de ensino que podem te ajudar a mudar
esse cenário. O mundo mudou desde “a nossa época de escola”! Base familiar,
avanços tecnológicos, diferentes perspectivas das novas gerações. São inúmeras
questões que vêm contribuindo para as mudanças no cenário educacional.
Você tem lidado, dia após dia, com os desafios em sala de aula? Sabe bem
quais são as dificuldades de atrair e manter a atenção dos alunos, não é mesmo?
Sabe o quanto é cansativo e frustrante enfrentar o desinteresse e a
desmotivação dos estudantes.
Sabemos que, hoje, os professores perdem muito tempo em sala de aula
apenas tentando manter a ordem. Enquanto isso, o conteúdo que deveria ser
trabalhado nas disciplinas, não é devidamente explorado.
Para estimular os alunos a uma participação mais ativa durante a aula,
você pode utilizar certas estratégias de ensino. As estratégias de
ensino vão despertar o interesse dos alunos, facilitar a absorção de
informação, estimular a reflexão e a construção de saberes.
O que são estratégias de ensino?
As estratégias de ensino são técnicas que utilizam diferentes meios e
condições para favorecer a aprendizagem. São técnicas que você deve usar para
que os alunos se apropriem de novos conhecimentos com mais facilidade.
Diante de tantas distrações, e da pluralidade de informações externas
que chegam aos alunos diariamente, você precisa ser um verdadeiro estrategista
para que a aula os mantenha interessados.
Para colocar em prática as estratégias de ensino, você precisa conhecer
seus alunos, considerar a dinâmica da turma, estudar e selecionar os métodos
apropriados. Claro que, aplicar diferentes estratégias de ensino significa sair
da zona de conforto. Isso vale tanto para o professor quanto para os
estudantes. Todos estamos habituados aos métodos expositivos com transmissão de
conteúdos definidos.
Assistir aulas e ouvir a palestra do professor, já não é garantia de que
o aluno aprenda. Especialmente para alunos do ensino fundamental, que precisam
de métodos de aprendizagem mais dinâmicos e diversificados.
Agora, veja 8 diferentes estratégias de ensino que podem transformar a
participação dos alunos nas suas aulas.
8 estratégias de ensino para obter melhores
resultados em sala de aula
Aula
expositiva dialogada
Com base nessa estratégia de ensino, você expõe o conteúdo com o apoio
da participação ativa dos alunos. Para isso, você pode direcionar um
conhecimento prévio, incluindo material de apoio ou sugestão de
vivências/atividades para os estudantes se prepararem em casa.
Nesse método, você leva os alunos à interpretação, questionamento,
assimilação com fatos da realidade e discussão do tema proposto. Isso suscita
nos estudantes a análise crítica, em contraposição à passividade intelectual.
Como a exposição oral pode ser algo difícil e embaraçoso para alguns
alunos, você pode sugerir a participação também por outros meios, como sínteses
escritas e formulação de perguntas.
Em resumo, a aula expositiva deixa de ser um monólogo, e o aluno
interage com o professor.
Ex: Na aula anterior, oriente os alunos sobre o tema que será abordado.
Durante a explicação do conteúdo, questione os estudantes sobre suas
experiências e opiniões a respeito do tema.
Trabalho em
grupo
Essa é uma técnica já conhecida, onde os estudantes se reúnem em grupos
para analisar e discutir os conteúdos sugeridos.
Esse tipo de trabalho conduz os alunos à reflexão analítica,
interpretação, consideração de diferentes hipóteses e explicação das conclusões.
Ex: divida a turma em grupos de 4 a 6 pessoas (um bom número para que
todos manifestem sua opinião) e determine um tempo para discussão. Em seguida,
oriente todos os grupos a comunicarem suas conclusões para o restante da sala.
Dinâmicas e
brincadeiras
Brincadeiras e dinâmicas, como estratégias de ensino, ajudam a mobilizar
os alunos, quebrar a monotonia e promover interatividade.
Importante, é claro, que as dinâmicas tenham um objetivo relacionado com
temas discutidos em sala de aula.
Além de proporcionar um momento de descontração e entrosamento, o
intuito principal é facilitar a aprendizagem.
Ex: Com base no assunto que será abordado, pesquise e prepare uma
dinâmica breve para o início da aula. Assim, os alunos mudam o foco das
informações anteriores e “entram no clima” do tema proposto.
Novas
tecnologias
O uso de smartphones e tablets em sala, muitas vezes, prejudica o bom
andamento da aula, não é mesmo? Você já deve estar habituado a dividir a
atenção dos estudantes com os aparelhos eletrônicos.
Mas isso pode ser revertido ao seu favor. O uso das TICs (Tecnologias de
Informação e Comunicação) em sala de aula também pode ser favorável para a
aprendizagem.
Ex: Você pode criar quizzes personalizados online, com conteúdos
relacionados às matérias da sua aula. Existem plataformas onde você cria
questionários online grátis e pode disponibilizar para os seus alunos em sala.
Resolução
de problemas
A partir dessa estratégia de ensino, você propõe uma situação-problema e
direciona os estudantes à reflexão, análise crítica, levantamento de hipóteses
e argumentação para solucionar o problema proposto.
Ex: No início da aula, você simula um problema sem resposta óbvia, e
orienta os alunos a se concentrarem na aula para encontrar uma solução para o
problema apresentado. Ao final da aula eles devem apresentar as possíveis
soluções.
Júri
simulado
Nesse método, você faz a simulação de um júri em sala de aula, propõe um
problema e divide a turma em dois lados: defesa e acusação.
Depois de um tempo determinado, você inverte os lados de acusação e
defesa para que os alunos se coloquem diante das duas diferentes perspectivas.
Os estudantes são levados a assumir um posicionamento, a refletir sobre
os diferentes lados de uma mesma situação e formular o pensamento crítico.
Ex: Você pode criar uma história ou levantar um tema polêmico
(respeitando a idade e o entendimento da faixa etária dos seus alunos). Deve
ser um assunto que favoreça a argumentação e o debate.
Tempestade
de ideias
Tempestade de ideias, tempestade cerebral ou Brainstorming, é uma
estratégia de ensino que estimula a formação de ideias novas.
A partir de uma imagem ou frase, por exemplo, a imaginação deve fluir,
de forma natural e espontânea.
Aqui, não existe certo e errado, tudo é levado em consideração.
Posteriormente, cada aluno é convidado a explicar seus pontos de vista.
Esse tipo de atividade impulsiona a criatividade, a suposição e a
imaginação.
Ex: Elabore uma frase e peça aos alunos para completá-la, cada um com
uma ideia diferente.
Fórum
No fórum, os alunos se reúnem e debatem sobre um determinado tema. Todos
os participantes devem apresentar suas opiniões. Esse tipo de estratégia de
ensino mobiliza habilidades como: capacidade de síntese, argumentação,
observação e senso crítico.
Ex: O material de apoio pode ser um filme, um artigo, uma notícia, um
fato histórico, um assunto atual, etc.
E você, já utilizou alguma das estratégias de ensino acima? Como os seus
alunos interagiram? Quais impactos isso ocasionou na aprendizagem e motivação
dos seus alunos?
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