Lucélia Muniz
Ubuntu Notícias, 04 de junho de 2019
Sempre ouvi falar depois de 20 anos o tempo passa voando, meses
transformam-se em anos, que viram décadas e quando nos damos conta e olhamos
para trás reclamamos que a vida é curta demais e nos indagamos: Por que temos a
sensação de que o tempo passa rápido demais?
É porque gastamos o tempo em atividades que nada têm a ver com nossos objetivos, sonhos e com a nossa missão de vida. Na maior parte do tempo não fazemos nada significativo.
Neste ano, quais atividades você realizou que realmente fizeram a diferença? Durante o dia, perdemos muito tempo com tarefas circunstanciais, isto é, atividades que somos levados a fazer em função de situações que independem da nossa vontade, como atender às pessoas sem hora marcada e ser interrompida inúmeras vezes para responder perguntas ou consultas.
Ainda pior é passar o tempo resolvendo urgências que, se não forem executadas imediatamente, irão gerar algum tipo de problema.
É comum existirem pessoas que se alimentam de atividades urgentes, pois estas, quando resolvidas, deixam a sensação ilusória e pontual de salvador da pátria e super-herói, alimentando o ego e melhorando a autoestima.
Porém, com o passar do tempo, além do prejuízo à saúde, deixa a sequela da sensação de missão não cumprida e ocasiona falhas na gestão de processos devido à centralização e perda de autonomia do grupo.
O que realmente é importante são as ações que trazem resultados efetivos para a nossa vida. Ações feitas hoje, que fazem a diferença no trabalho, na vida pessoal e para as pessoas que vivem conosco. Algumas atitudes podem contribuir para melhorar a gestão de tempo e reduzir as atividades urgentes e circunstanciais:
TAREFAS IMPORTANTES:
Priorize
Coloque data e prazo
TAREFAS URGENTES:
Descrição de função e organograma
Monitoramento e checklist
TAREFAS CIRCUNSTANCIAIS:
Delegue
Aprenda a dizer não
(...)
0 comments:
Postar um comentário
Deixe seu comentário mais seu nome completo e localidade! Sua interação é muito importante!