Lucélia Muniz
Ubuntu Notícias, 06 de dezembro de
2018
Por Roseli Brito
Pedagoga - Psicopedagoga -
Neuroeducadora e Coach
Competência 4: Comunicação
O que a BNCC diz
Utilizar diferentes linguagens – verbal (oral
ou visual-motora, como Libras, e escrita), corporal, visual, sonora e digital
–, bem como conhecimentos das linguagens artística, matemática e científica,
para se expressar e partilhar informações, experiências, ideias e sentimentos
em diferentes contextos e produzir sentidos que levem ao entendimento mútuo.
Esclarecendo a competência
Aponta que, para se comunicar bem, crianças e
jovens necessitam entender, analisar criticamente e saber se expressar
utilizando uma variedade de linguagens e plataformas. Enfatiza a importância de
que a comunicação ocorra por meio da escuta e do diálogo.
Áreas que mais contribuem para seu aprendizado
Linguagens e Ciências Humanas.
O que os alunos precisam desenvolver (até o fim do Fundamental)
- Escuta: necessitam ser capazes de ouvir
outras pessoas com atenção, interesse e respeito por suas ideias e sentimentos.
- Expressão: expressar ideias,
opiniões, emoções e sentimentos com clareza. Ser capaz de desenvolver aspectos
retóricos de comunicação verbal.
- Discussão: apresentar ideias originais com clareza e as conectar com as colocações de outras pessoas para buscar o entendimento mútuo. Conseguir formular perguntas e respostas para avançar em discussões coletivas.
- Multiletramento: comunicar-se por meio de linguagens verbais, textuais, corporais, artísticas e científicas, utilizando plataformas multimídia analógicas e digitais.
- Discussão: apresentar ideias originais com clareza e as conectar com as colocações de outras pessoas para buscar o entendimento mútuo. Conseguir formular perguntas e respostas para avançar em discussões coletivas.
- Multiletramento: comunicar-se por meio de linguagens verbais, textuais, corporais, artísticas e científicas, utilizando plataformas multimídia analógicas e digitais.
- Contextualização sociocultural do conhecimento: compartilhar
informações e construir coletivamente o conhecimento. Compreender e respeitar o
contexto sociocultural em que os saberes são constituídos.
Como relacionar essa competência às habilidades para planejar aulas?
Como relacionar essa competência às habilidades para planejar aulas?
Aqui a conexão com Linguagens é óbvia. Todas
as habilidades previstas nos componentes curriculares da área (Língua
Portuguesa, Artes, Educação Física e Língua Inglesa) promovem o desenvolvimento
da escrita, leitura, da expressão corporal e artística e podem ajudar o aluno a
entender e utilizar
as várias linguagens, mídias e plataformas para se comunicar.
Não dá para deixar a tecnologia de fora, pois às maneiras tradicionais de comunicação somam-se as do mundo digital: redes sociais, blog, youtube etc. Tudo isso já está na vida de crianças e jovens, cabe à escola qualificar o uso.
A competência abrange a capacidade de escuta e diálogo para promover entendimento mútuo. Por isso necessita estar em Ciências Humanas também.
Ao abordar os grandes conflitos históricos, por exemplo, o professor pode debater com os estudantes o quanto esses fatos estão relacionados com problemas de comunicação, da incapacidade de interagir e compreender o outro.
Mas, para além das discussões em aula, crianças e jovens necessitam exercer essa capacidade no cotidiano. Por isso, a promoção da escuta e do diálogo deve estar entre os princípios que regem a prática da escola.
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