Lucélia Muniz
Ubuntu Notícias, 04 de dezembro de 2018
Por Roseli Brito
Pedagoga - Psicopedagoga - Neuroeducadora e Coach
Competência 3: Repertório Cultural
O que a BNCC diz
Valorizar e fruir as diversas manifestações
artísticas e culturais, das locais às mundiais, e também participar de práticas
diversificadas da produção artístico-cultural.
Esclarecendo a competência:
Esclarecendo a competência:
Estabelece como fundamental que os alunos
conheçam, compreendam e reconheçam a importância das mais diversas
manifestações artísticas e culturais. E acrescenta que eles devem ser
participativos, sendo capazes de se expressar e atuar por meio das artes.
Áreas que mais contribuem para seu aprendizado
Linguagens e Ciências Humanas.
O que os alunos precisam desenvolver (até o fim do Fundamental):
- Fruição: vivenciar sua
identidade, comunidade e cultura e demonstrar sentimento de pertencimento, por
meio de experiências artísticas e explorando relações entre culturas,
sociedades e as artes.
- Expressão: expressar
sentimentos, ideias, histórias e experiências por meio das artes. Documentar,
compartilhar e analisar obras criativas.
- Investigação e identidade cultural: reconhecer
e discutir o significado de eventos e manifestações culturais e da influência
da cultura na formação de grupos e identidades.
- Consciência multicultural:
desenvolver senso de identidade individual e cultural e demonstrar curiosidade,
compreensão e respeito com diferentes culturas e visões de mundo.
- Respeito à diversidade cultural:
experimentar diferentes vivências culturais e compreender a importância de
valorizar identidades, tradições, manifestações, trocas e colaborações
culturais diversas.
- Mediação da diversidade cultural: reconhecer os
desafios e benefícios de se viver e trabalhar em sociedades culturalmente
diversas e explorar novas formas de reconciliar valores e perspectivas
culturais diferentes ao abordar desafios em comum.
Como relacionar essa competência às habilidades para planejar aulas?
Dentro de Linguagens, o professor de Artes vai colaborar para a turma dar conta dessa competência ao possibilitar a fruição de manifestações plurais e estimular os alunos a se expressarem artisticamente por meio dos diversos ramos das artes.
Ao docente de Educação Física, cabe apresentar o repertório cultural que passa pelo corpo. Isso pode ser feito ao contextualizar a origem cultural das atividades trabalhadas, como nos eixos da dança e das lutas, por exemplo.
Ao estudar Línguas (Portuguesa e Inglesa), crianças e jovens necessitam entender quanto uma língua carrega e transmite características da cultura.
Em Ciências Humanas, o caminho é mostrar, a partir da História e da Geografia, como a identidade dos estudantes, enquanto brasileiros e em suas particularidades regionais é influenciada pela cultura. E também apresentar e valorizar a diversidade cultural de outros povos.
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